Vlado – Herzog, 25 anos de um assassinato

Vlado

Falamos de flores e amores, mas falamos também de trevas e escuridão. O jornal Unidade, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, de outubro/2000, traz um especial sobre os 25 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog.

Reproduzimos abaixo o documento que o UNIDADE publicou na edição de janeiro de 1976 e publicada como matéria paga no jornal O Estado de São Paulo, nele os jornalistas que assinaram o manifesto contestam a versão da ditadura militar de que Vladimir Herzog, o Vlado, se suicidara.

O Sindicato recebeu e encaminhou à Auditoria Militar um documento, datado de 6 de janeiro, em que os jornalistas apontam uma série de fatos ainda não esclarecidos em relação às circunstâncias da morte de Vladimir Herzog, ocorrida no dia 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI, em São Paulo.

O abaixo assinado foi entregue à Justiça com 467 assinaturas e, desde então, recebeu novas adesões em outras capitais e já continha até o fechamento deste número de Unidade, 1004 nomes de jornalistas.

É o seguinte o texto do documento:

EM NOME DA VERDADE

Nós, abaixo assinados, jornalistas, que acompanhamos todo o caso da morte de nosso companheiro de trabalho, Vladimir Herzog – uma tragédia que traumatizou não só a nossa categoria, mas a consciência de toda a Nação – interessados na descoberta da verdade e na total elucidação dos fatos, por força mesmo da natureza da nossa profissão, vimos de público levantar algumas indagações, sugeridas pela leitura do Relatório do Inquérito Policial-Militar divulgado no último dia 20 de dezembro.

O Relatório contém duas contradições que já foram levantadas publicamente:

a primeira é a estranheza de que o IPM tenha partido de uma Portaria do Comando do II Exército que praticamente já indicava a sua Conclusão, ao determinar sua instauração “para apurar as circunstâncias em que ocorreu o suicídio”, e não as circunstâncias da morte, como seria de esperar; na segunda, apontada no mesmo dia de sua publicação, “O Estado de São Paulo” desmentiu o depoimento do jornalista Randolfo Lobato, segundo o qual Vladimir Herzog fora demitido do jornal num expurgo que teria ocorrido em 1963, contra esquerdistas da redação. Além do desmentido, “O Estado” citou a contradição com o depoimento do chefe da 2 ª Secção do II Exército, que afirma que Herzog foi demitido em 1958. O jornal esclareceu que, na verdade, Herzog pediu demissão espontaneamente em 1965.

Além desses pontos, pretendemos chamar a atenção para outros que para nós, jornalistas, não ficaram devidamente esclarecidos e que poderão ser objeto de novas diligências, agora no âmbito da Justiça Militar, para onde o IPM foi remetido, como determina o Código do Processo Penal Militar.

Este é o nosso interesse, em nome da salvaguarda dos direitos humanos, da justiça e da busca da verdade, na qual o jornalista, por dever de ofício, tem a obrigação de esgotar todos os recursos possíveis.

Os pontos que ainda consideramos obscuros são estes:

1 – O IPM diz que Vladimir Herzog se enforcou na grade da cela em que for a colocado “usando para tanto a cinta do macacão que usava”. Não há, porém, em todo o inquérito nenhuma explicação para o preso estar usando macacão com cinto. Esta omissão parece contradizer toda a ênfase que várias testemunhas dão à questão da segurança dos detidos: o chefe da 2 ª Secção, o comandante do DOI, um investigador e um carcereiro mencionam, em seus depoimentos, além do fornecimento de roupas especiais, rondas e fiscalização permanente, como medidas de cautela. Essas medidas são tomadas, como se sabe, em qualquer repartição policial, e uma delas é a retirada de qualquer objeto que possa servir de instrumento para um suicídio, inclusive cintos e cordões de sapatos”. E pelo que se conhece do relato de pessoas que já estiveram naquela dependência militar, os macacões fornecidos aos presos não possuem cinto.

2 – Apoiando-se nos laudos periciais do Instituto Médico Legal, o Relatório acentua a “inexistência de qualquer vício que possa desacreditá-los”. No entanto, existe uma incoerência ainda inexplicada: o laudo do Exame de Corpo de Delito, dos legistas Harry Shibata e Arildo T. Viana, descreve a roupa com que o corpo chegou vestido para a necrópsia e essa roupa não é o macacão descrito no Laudo de Encontro de Cadáver (com fotos), dos peritos Motoho Shiota e Silvio Shibata. A roupa com que chegou ao IML, segundo o laudo, é a mesma com que Vladimir Herzog saíra de casa pela manhã, para se apresentar.

Diante disso, perguntamos:

Não se exige que o cadáver seja levado para Exame de Corpo de Delito exatamente como foi encontrado?
Como se explica que o corpo tenha sido encontrado de macacão e depois tenha chegado ao IML com outra roupa?

Outra questão: Por que não foi ouvido no IPM o capitão Ubirajara, oficial do DOI-CODI, cujo nome aparece nos laudos como requisitante da perícia?
3 – Todas as testemunhas ligadas ao DOI afirmam no IPM que havia ordens expressas para que Vladimir Herzog não pernoitasse na prisão e fosse libertado logo após escrever seu depoimento. O carcereiro diz mesmo, em seu depoimento, que o encontrou enforcado quando foi à cela “com a finalidade de retirar Vladimir Herzog a fim de ser liberado”.

Perguntamos:
Como poderiam as autoridades saber de antemão, como ficou registrado no IPM, “ser de pouca relevância o depoimento daquele jornalista nos fatos investigados”?
Se o depoimento era de pouca relevância, porque a tentativa de prendê-lo na véspera, à noite, primeiro em sua casa, e depois em seu local de trabalho, só consentindo a autoridade com sua apresentação no dia seguinte, após interferência da direção da empresa?
Como era possível saber o teor do depoimento de Vladimir Herzog para se ter certeza de que seria liberado no dia seguinte?

4 – O Relatório do IPM destaca, também, que “o corpo de Vladimir Herzog encontra-se sepultado na Quadra 28, túmulo 64, área em que são enterrados os suicidas”. Essa informação é baseada no depoimento de um membro da Congregação Israelita Paulista.

No entanto, informação diferente foi dada na ocasião da morte de Vladimir Herzog pelo rabino Henry Sobel, que participou do culto ecumênico em memória do jornalista. Numa entrevista publicada no mesmo dia do culto, o rabino disse que os ritos do sepultamento tinham sido normais, “pois a Chevrah Kadisha não encontrou indícios que comprovassem o suicídio do jornalista, o que implicaria a alteração dos procedimentos, inclusive o sepultamento em local diferente.”. (“O Estado”, 31.10.75).
São duas versões conflitantes, de dois membros da mesma religião. Qual a verdadeira?

5 – O Relatório do IPM informa que foram ouvidas 21 testemunhas “cujos depoimentos foram tomados sem qualquer constrangimento físico ou moral”. Pelo que sabemos, algumas testemunhas foram ouvidas enquanto ainda estavam no DOI, sob a custódia, em última instância, das autoridades cuja atuação no caso da morte de Vladimir Herzog estava sendo investigada. Indagamos: Isto não consistiria, para a testemunha, uma forma de constrangimento?
Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura viessem a ser levantados.

 

 O OFICIO DO SINDICATO

 


A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas encaminhou o documento ao juiz-auditor da 1ª Auditoria Militar de São Paulo acompanhado de um oficio nestes termos:

“Temos a honra de passar às mãos de Vossa Excelência documento encaminhado a este sindicato para ser entregue à Justiça, com as assinaturas de 467 jornalistas, referente ao inquérito policial-militar sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog.

Os jornalistas, ao levantarem as indagações contidas no documento anexo, e seu sindicato, ao trazê-las à consideração de Vosso Excelência, reiteraram desta forma sua preocupação com a necessidade de completo esclarecimento do caso, expressa desde nossa primeira manifestação após o trágico acontecimento.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e os signatários do documento anexo esperam com isso estar cooperando com Vossa Excelência na aplicação da justiça. Certos da boa acolhida e da atenção que Vossa Excelência dará a este trabalho,

Subscrevemo-nos respeitosamente,

Audálio Ferreira Dantas, José Aparecido, Gastão Thomaz de Almeida, Wilson Lourenço Gomes, Fernando Pacheco Jordão, Moisés Oscar Ziskinde e Hamilton Otávio de Souza”.

 

 

Os signatários

 

São os seguintes os 1004 signatários do documento, jornalistas de São Paulo. Rio, Brasília e Porto Alegre:

A P Quartirn de Moraes, Adalberto Pena, Adail Bores Fortes da Silva, Adélia Lúcia Borges Gusmão, Adélia Y. Porto da Silva, Adelfo Rodrigues Gonçalves, Ademar Assaoka, Ademar Vargas, Ademar Jackel, Ademar Sriraishi, Adão Maciera, Ademir Fernandes, Adilson José Maria, Adonis de Oliveira, Alfonso Ritter, Aglaê Lavoratti Guedes, Aguinaldo Silva, Airton Mário Ribeiro, Airton Muller Rodrigues, Alberto Carvalho, Alberto Dines, Alberto Etchart, Alberto Luchetti Neto, Alberto Hermann Blum, Albino Castro F. Filho, Alcides Lemos, Alcides Meio e Silva, Alcione T. Silva, Alcir Cândido de Souza, Alda Suzete Souza Valls, Aldo Schmitz, Alexandre Gambirasio, Aldson Pinheiro, Alfeo Ruggi, Alfio Beccari, Alfredo Miguel Mathias, Alfredo Osório, Alfredo da Rocha Carvalho, Alice Kiyoko Taquiguthi, Alipio Raimundo Viana Freire, Almir Gajardoni, Aluísio Maranhão, Amâncio Chiodi Sobrinho, Américo Ietto Filho, Ana Maria Baccaro, Ana Maria Bretãs Tahan, Ancelmo Rezende Gois, Anderson Campos, André Gustavo Stumpf Alves de Souza, André Pereira, Anilde Lima Werneck, Anilson Gantes da Costa, Antonio Aragão, Antonio Arena Filho, Antonio Augusto dos Santos, Antonio B. M ariano, Antonio Carlos dos Santos, Antonio Carlos de Carvalho, Antonio Carlos Fon, Antonio Carlos Mafalda, Antonio Carlos de Moura Ferreira, Antonio Carlos Pereira, Antonio Carlos Ribeiro, Antonio Carlos Ferreira, Antonio Carlos Marsiarelli, Antonio Cunha, Antonio Euclides Teixeira, Antonio Estribita de Almeida, Antonio Felix de Monte, Antonio Firmo de Oliveira Gonzalez, Antonio Gouveia Jr., Antonio Hohlfeldt, Antonio Luiz Bernardes, Antonio L. O. Figueiredo, Antonio Machado, Antonio Macluf, Antonio de Oliveira e Silva, Antonio Romane Nogueira, Antonio S. Goulart, Antonio Tadeu Afonso, Antonio Ventura, Aparecida F. C. Leite, Aparecida Izilda Alves, Aparício Pires, Antonio Ubaldino Pereira Filho, Ari Toledo Schneider, Arivaldo Bonas, Ariverson Feltrin, Arlete Rejane de Oliveira, Armando Burd, Armando Gonçalves, Armando Sampaio Lacerda, Armando Sobral Rollemberg, Armando Vasconcelos Salem, Armindo Antonio Ranzolin, Arlindo P. Piva, Assis Hoffmann, Ateneia Feijó, Augusto Nunes da Silva, Aureliano Biancarelli, Aureo Abilio, Antonio Manoel de Oliveira, Barbara Regina Oliveira, Beatriz Bansen, Beatriz Horta, Benedito Cavechini, Benedito Roberto Camargo, Benito Giusti, Bernardo Kucinski, Bernardo Lerer, Branca Ferrari, Caio Mário C. Guedes Britto, Camel Rufaiel, Carlos A. Manente, Carlos Alberto Noronha, Carlos Alberto de Oliveira, Carlos Alberto Pimentel, Carlos Alberto Ghiuro Gouvêa, Carlos Alberto Sademberg, Carlos Alberto da Silva, Carlos Augusto Monteiro, Carlos Bastos de Castro, Carlos C. Lacerda, Carlos Castello Branco, Carlos Chagas, Carlos Ernani Brichmann, Carlos Fehlberg, Carlos Fernando Karnas, Carlos Heitor Cony, Carlos Henrique Bastos, Carlos Jurandyr Monteiro Cepes, Carlos Octavio Bittencourt Battesti, Carlos de Oliveira, Carlos Pinto, Carlos Roberto Maranhão, Carlos Roberto dos Santos Dorneles, Carlos da Silva Rodrigues, Carly Batista de Aguiar, Carmem Coaracy, Carmen Rita Cagno, Carmen Zilda Ribeiro, Carmo Ribeiro Chagas, Cecília Thompson Guarnieri, Cecilio Pereira, Célia Maria Marinho Reis, Célia Valente, Celso Antonio Hartmann, Celso Antonio Souza da Rosa, Celso de Campos Pinto, Celso Itiberé F. dos Santos, Celso Marinho Ramalho, Cerilo Camilo Simon, César Silva, César Francisco Alves, Cezar Augusto Freire da Silva, Cicero Sandroni, Christian M. W. Dhoyé, Christina Brentano, Cintia Nahara Leal, Sintia Sasse, Claudia Lindner,Cláudio Roberto Gomes da Conceição, Cleide Landolfi, Clovis Levi da Silva, Clovis Melo Meira, Clovis de Oliveira Malta, Clovis Rossi, Cremilda de A. Medina, Creston Portilho,Cicero Vieira, Dacio Nitrini, Daniel D’A. dos Santos, Danilo Miralles, Danilo da Silva Ucha, Dante Mattiussi, Darci Higobassi, Decio Bar, Décio Pedroso, Delmar Marques Correa, Denise Alves, Denise Felipe dos Santos, Dermeval Júlio de Grammont, Dilico Covizzi, Djalma Ferreira Filho, Dirceu Martins, Divino Renato Fonseca, Dorrit Harazim, Eda Maria Carbone Romio, Adenilton Araújo, Edgard Elias Alves Rodrigues, Edgar L. Simch Vasques da Silva, Edgar Lisboa, Edgar P. Schmidt, Edison Fernandes Moiano, Edison Pais de H. Filho, Edith de Carvalho Negraes, Edson Higo do Prado, Edson Pinto, Eduardo A. de Oliveira, Eduardo Aguiar de Almeida, Eduardo Brito, Eduardo Martins, Eduardo Ney Meireles, Eduardo Nigel Alves Ferreira, Elenilson José Limberti, Eliana Haberli, Eliana Machado, Eliana Cristina de A. Cantanhede, Elio Egidio Fagundes, Elisabeth Maria Bottini, Elisabete Portugal, Elizabeth de S. Lorenzetti, Elmar Bones, Eloi Lacerda Gertel, Elvira Ap. Masiero Alegre, Emanoel Fairbanks, Emmanuel Martins, Emir M. Nogueira, Enezio VelosoTeixeira, Enio J. A. Squeff, Eraldo Bueno, Ercy Pereira Torma, Erica Knapp, Eric Nepomeceno, Erico Valduga, Ernani Luiz Lucas, Esnider Pizzo, Eugenio Bortolon, Eunice Jacques, Eureni Pereira, Eva Maria de Castro Caparelli, Evilasio B. de Oliveira, Fátima Ali, Fátima Murad, Fernando Antonio Lemos Goulart, Fernando A. P. Sandoval, Ferdinando Teixeira Mendes, Fernando Camargo, Fernando César Mesquita, Fernando Del Corso, Fernando Guimarães, Fernando Martins, Fernando Mitne, Fernando Morgado, Fernando Pereira Guimarães, Fernando Pessoa Ferreira, Fernando Semedo, Fernando Westphalen, Filippo Garozzo, Flávio Aguiar, FlávioCarvalho, Flavio C. Nascimento, Flávio de Aquino, Flávio Dutra, Flávio França, Flávio Moreira Martins, Flávio R. Troyano, Flávio Schubert, Floriano Soares, Floriano Bortoluzzi, Francisco de AssisTeixeira Barbosa, Francisco Augusto, Francisco Barreira, Francisco Daniel Lourenço da Silva, Francisco de Assis Costa Pinto Jr., Francisco José Pinto dos Santos, Francisco José Santa Rita Behr, Francisco Nelson, Francisco Paulo Santana, Francisco Pinheiro, Francisco Pinto Neto, Francisco Ronald Goulart Lopes de Almeida, Fraterno Viera, Frederico Vasconcelos, G. Pedrosa.Filho, Gabriel Arcanjo Nogueira, Gellufo Gonçalves, Genilson Cezar de Souza, Geraldo Augusto Pires e Albuquerque, Geraldo Galvão Ferraz, Geraldo Hasse, Geraldo Mayrink, Geraldo Seabra Filho, Getúlio Dutra Bittencourt, Getúlio de Souza Velho, Gerson Lopes Schirmer,Gilberto Penha de Araújo,Gilberto dos Santos, Gilnei Rampazzo, Gilson Menezes, Giulia De Vizia, Glória Nogueira, Guilherme da Cunha, Guilherme Cunha Pinto Filho, Gustavo Praça de Carvalho, Hairton Calixto, Hamilton Almeida Filho, Haroldo Lima, Hedyl Valle Jr., Heitor Casaro, Hélio Ferraz de Araújo; Helival Rios, Helô Machado, Heloneida Studart, Helvio Eduardo Schneider, Hermano António Henning, Henrique Souza Filho, Hermelino Paes de Macedo, Herval da Silva Faria, Hipólito Vieira Pereira, Hiron Goidanich, Homero Paiva, Horácio N. Marana, Iara Rodrigues Martins, Ibsen V. Pinheiro, Idalino Asp. Vieira, Ignácio de Loyola, Ijalmar M. Nogueira, Irede A. Cardoso, Irene Solano Vianna, Isabel C. Dias de Aguiar Boggio, Isabel Cristina Franchon, Isabel Monteiro, Isaias de Castro Gama, Isnar Camargo Ruas, Ivan Barros, Ivan Alves, Ivan Angelo, Ivam Lessa, Ivan Migliáccio, Ivan Nakame, Ivo Egon Stigger, Ivo Zanini,

Iza Feigerman, J.E.de Faro Freire, Jaguar, Jailton Fonseca, Jaime R. Ruivo, Jair Cunha Filho, Jair de Oliveira, Jairo Arco e Flexa, Jazilda Correia Campos, Jandira César, Jamir de Holanda Ferreira; Janusa Barcelos, Jayme Copstein, Jefferson Del Rios, João Borges de Souza, João Carlos Belmonte, João Carlos Ferreira da Silva, João Carlos Castilho, João Edivaldo Teixeira, João Marcos Pereira, João Rath, João Russo, João Victor Strauss, Joaquim Marcondes A. Neto, Jorge Alberto Polydoro, Jorge Carlos Prado Magalhães, Jorge Dias Escostegui, Jorge Freitas, Jorge G. Amaral, Jorge Gallina, Jorge Luiz de Souza, Jorge Olavo de Carvalho Leite, Jorge Oliveira da Silva, Jorge Rosa, Jorge Sá de Miranda Neto, Jorge Villas, Josail Gabriel de Sales, José Alvaro do Santo Primo, José Antonio Fernandez Ribeiro, José Antonio Rodrigues, José Augusto Duarte Bezerra, José Carlos Monteiro Santos, José Carlos Bardawil, José Carlos Kfouri, José Carlos Marão, José Carlos Moreira Torres, José Carlos Santana, José Castelo, José Durval Braga do Amaral, José E. Gonçalves, José Eduardo Savoia, José Gabriel de La Rocque Romeiro, José Gonçalves Elias Neto, José Guaraci Fraga, José Gustavo Magalhães Vasconcelos, José Jaime de Sá, José Márcio Almeida de Mendonça, José Márcio Penido, José Maria de Lima, Jose Martinez, José Maria Soares, José Mitchell, José Neme, José Onofre K.Jardim, José Roberto de Alencar, José Pessoa de Carvalho, José Roberto Dias Guzzo, José Roberto Garcez, José Roberto Medici de Aquino, José Roberto Nassar, José Rubens A. Souza, José Santana Filho, Joyce La Ronda, Juan Carlos Gomez, Juarez Fonseca, Judity Martins Costa, Judity Patarra, Julieta Nunes, Julio Antonio de Oliveira Moreno, Julio Cesar Magalhães, Júlio Tadeu Carneiro Sortica, Jurandir Soares dos Santos, Jussara Oliveira da Silva, Jussara dos Santos Correa, Justino Martins, Katsuko Matsumoto, Klaus Kleber, Kleber de Almeida, Laercio Marmo, Laercio Silva, Laerte Coutinho, Lais de Castro, Lais Fagundes Oreb, Lanning Eluns, Lauro Dieckmann, Lauro Machado Coelho, Lazaro de Oliveira, Leila Penteado, Leonor Amarante, Leonora Maria Vargas, Leo Schlafman, Leonardo Berleze de Matos Dourado, Lia Gonçalves Ribeiro Dias, Liberato F. S. da Cunha, Lilian Bem David, Lilian Newlands, Lizia Monteiro, Lorena Paim Saraiva, Lourenço Carlos Diaferia, Lourenço Dantas Mota, Lúcia Maria Ferreira Rito, Lúcia Villar Guanaes, Lúcia Miranda Leão, Lucila dos Santos Camargo, Lucidio Castelo Branco, Lucy Dias, Ludembergue T. de Goes, Luiz Alberto Arteche, Luiz Alberto Bittencourt, Luiz Antonio Pereira Franco, Luiz Antonio Ramos, Luiz Augusto Vareia Chabassus, Luiz Carlos Bataglin, Luiz Carlos Gertel, Luiz Carlos Cabral, Luiz Carlos Merten, Luiz Carlos Ramos, Luiz Carlos Ribeiro, Luiz Carlos dos Santos, Luiz Cláudio Cunha, Luiz Cláudio Pinheiro, Luiz Fernando Camara Vitral, Luiz Fernando Lima da Silva, Luiz Fernando Mercadante, Luiz Garcia, Luiz Gonzaga de Almeida, Luiz Gonçalves da Fonseca, Luiz Gonzaga Gonçalves, Luiz Henrique M. Fruet, Luiz L. Fontes, Luiz Roberto de S. Queiróz, Luiz Oscar Matzembacher, Luiz Marcos Barrero, Luiz Martins, Luiz Paulo de Pilla Vales, Luiz Rache Vitelo Filho, Luiz R. Clauset, Luiz R.Teixeira, Luiz Roberto Porto, Luiz Roberto Serrano, Luiz Salgado Ribeiro, Luiz Valério Meinel, Lygia Nures, Magda, Sparano, Manuel Francisco de Andrade Cavalcanti, Marcelo de Almeida Bairão, Marcelo Oscar Lopes, Marcelo Soares Monteiro, Márcia Maykot, Marco Antonio Correa de Moraes, Marco Antonio Escobar, Marco A. F. Schuster, Marco Antonio de Lacerda, Marco Antonio S. Maior, Marcos Faerman, Marco Aurélio Camargo, Marcos Domingos Agathão, Marcos Gomes, Marcos Roberto , Augusto da Fonseca, Marcos de Loureiro, Marcos de Sá Correa, Marcos Santilli, Marcos Ubiratan Abrão, Maria Alice Fleury Dias, Maria Alice Gurgel do Amaral, Maria Amélia Rocha Lopes, Maria da Graça Dantas Guindani, Maria Angela K. Paiva Castro, Maria Auxiliadora R. G. Serapião, Maria Bernadete Mori, Maria Cecília Magalhães Gomes, Maria Eloa da Silveira, Maria Emília G. de Almeida, Maria Cecília Pires de Sá, Maria de Graça Soares Mascarenhas, Maria Ines B. M arquez, Maria Helena Castilho, Maria Helena Dutra, Maria Helena da Silva Passos, Maria Ignez França, Maria Margarida Negro, Maria Monserrat Albareda P. Padilha, Maria Christina R. de Carvalho, Maria Iara Rech, Maria Monteiro, Maria de Lourdes Sá Britto, Maria Regina Paz, Maria Tereza Fernandes, Maria Thereza Martins, Marília de Toledo Fontoura Bachmann, Marco Aurelio Geiss de Queiróz, Maria Isabel Camargo Regis, Mariko Sonoda, Marina D’Andrea, Marino Maradei Jr., Marilda Varejão, Matina Wodtke, Mário Alberto de Almeida, Mário de Almeida Luna, Mário da Cunha, Mário Marcos de Souza, Mário Pereira, Mário Lúcio Marinho, Mário Quintana, Mário H. Watanabe, Mário Blander de Camargo Castro, Mário Iorio Lopes, Mário Joaquim Escobar de Andrade, Marion Frank, Marisa de Freitas Brito, Marisa de Melo Vieira da Costa, Marisa Seabra Ferreira, Mariza Gibson, Matize de Matini Fetter, Marta Maria Alves da Silva, Marques Leonar Borges da Cunha, Maurício M. Rosas, Mauricio Azedo, Mary Mezzari, Mauro Carvalho da Silva, Melchiades Cunha Jr., Milton Alberto Barreto Randal, Milton Fernandes Wels, Miguel João Jorge Filho, Milton José Blay, MinoCarta, Miriam Paglia Costa, Miriam Gusman, Moacir A. Amanso, Moacyr Bueno de Morais Jr., Moacyr J. Machado, Moises Rabinovici, Mollica, Moura Reis, Muryllo Della Mea, Mylton Severiano da Silva, Nair Keiko Suzuki, Narceu de Almeida Filho, Narciso James Brás, Narciso Kalili, Nelio Barbosa Horta, Nelio Lima, Nelio Cechin, Nelma Quadros, Nelcira Neves do Nascimento, Nelson de Almeida Duarte, Nelson Antonio Pires Merlin, Nelson Blecher, Nelson Cunha, Nelson Gonçalves, Nelson Maenaka, Nelson Silva, Nereu Costa Lima, Nery Fogliatto, Nestor C.de Magalhães, Neusa Galei Fiori, Neusa Rocha, Neusa S. Pinheiro Coelho, Neusa Tasca, Ney Fonseca, Newton Flora, Neuza Lemela, Neuza Santana, Nevio Gomes, Niky Baendereck, Nilcea Nogueira, Nilceia Cleide da Silva, Nilo de Souza Martins, Nilson Damasceno, Nilson Figueiredo Filho, Nilton Galdino da Silva, Nilson Tuna Mateus, Nirlando Antonio Lacerda Beirão, Nubia Silveira, Nilda Gonçalves Antunes, Octávio Floro Barata Costa, Odair Estevam Redondo, Odejaine Hollanda, Odon Pereira da Silva, Odon Rodrigues, Olavo Avalone Filho, Olavo de Carvalho, Olga Maria Servulo da Cunha, Olímpio de Carvalho, Olinda Marlei Lopes Teixeira, Olívio S. Lamas, O1ga Vasoni, Olívio Tavares de Araujo, Olyr Zavaschi, Omar Luiz de Barros Filho, Orlando de Almeida, Orlando Barreto, Orlando L. Fassanoi, Orlando Maretti Sobrinho, Osvaldo Martins, Oswaldo A. Ribeiro Filho, Oswaldo de Camargo, Oswaldo Guimarães Amorim, Otacilio R. do Carmo, Otávio de Fonseca, Paulo Antonio Rocha, Paulo de Almeida Lima, Paulo Burt, Pauto Denis Simas Pereira, Paulo F. Gastal, Paulo Jorge Haranaka, Paulo Leite, Paulo Mário Garcia de Macedo, Paulo Mattiussi, Paulo Moura, Paulo Penna, Paulo Pompeu, Paulo Queiróz Andreoli, Paulo R. A. Dias, Paulo Roberto Cardoso Gomes, Paula Sampaio (Sampaulo), Paulo de Tarso Riccordi, Paulo Totti, Paulo Junqueira Braga, Pedro Autran Ribeiro, Pedro Cafardo, Pedro Luiz Flores, Pedro Miquelarena, Pedro Maciel, Pedro de Oliveira, Pedro Del Picchia, Pedro Rogerio C. Moreira, Pedro de Salles Redig de Campos, Percival de Souza, Perseu Abramo, Pindaro Camarinha Sobrinho, Pio Pinheiro, Pola Civelli, Pompeu de Souza, Prentice Monclara, Prudente de Moraes Neto, Raimundo de Oliveira Costa, Raimundo Rodrigues Pereira, Rafael Carona, Randolpho S. de Souza, Raul Clovis Rubenich, Regina Lemos, Regina Echeverria de O Coutinho, Regina Lúcia Pimenta de Castro, Regina Machado Curi, Regina Penteado, Reginaldo Fortuna, Reinaldo Rocha, Renata Bauer, Renato Faleiros, Renato Gianuca, Renato Kern, Renato Lombardo, Renato Russo Martins, Renato Sant’Ana, René M. Sierra, Renée Castelo Branco, Reynaldo Ostrovsky, Ricardo Augusto Setti, Ricardo Castro Bueno, Ricardo Kotscho, Ricardo de Leone, Chaves, Ricardo M. L. Alvares, Reinaldo Robo, Renato de Moraes, RiomarTrindade, Rivaldo Chinem, Robert Appy, Roberto Barros Manera,Roberto Carlesi, Roberto Ferreira, Roberto Francisco Avallone, Roberto Hillas Moura, Roberto Jungmann, Roberto Mazzuco Muniz, Roberto Muller Filho, Roberto Muggiati, Roberto Pereira Ferreira, Roberto Pompeu de Toledo, Robson Murilo Filho, Roberto Marinho de Azevedo Neto, Roberto Pereira de Andrade, Robinson Flores, Rocco Buonfiglio, Rodolpho Gamberini Junior, Rogério Vaz Mendeski, Rolf Kuntz, Romolo Cioffo, Ronaldo Buarque de Hollanda, Roque Luiz Godoy, Rosvita Saveressig, Rubens Glassberg, Rubens Marujo, Rubens Mattos, Rui Cardoso Xavier, Rui Goette da Costa Falcão, Rui P. Barbosa, Ruy Lopes, Ruy Mesquita Filho, Ronaldo Westermann, Rejane Baeta, Sandoval Souza Oliveira, Sandra Maria de Carvalho Alves, Sandra Vasconcelos Chaves, Sandra Wenberg Salgado, Santa Irena Lopes, Saul Galvão de França Junior, Sebastião Luiz da Costa Aguiar, Selma Rita Severo Lins, Sebastião Rubens Gomes Pinto, Sérgio Antonio Correia V az da Silva, Sergio Buarque de Gusmão, Sérgio Caparelli, Sergio Chacon, Sergio Luiz Pereira, Sergio Luz, Sergio Noronha, Sérgio Quintana, Sergio Ribeiro Pompeu, Sergio Arnaud, Sergio Mota e Silva, Sergio Roberto Ribeiro, Sergio dos Santos de Oliveira, Sérgio Sinoti, Sérgio Sister, Sergio Toniello,Shigueru Nagasawa, Silmar C. Muller, Sérgio Fujiwara, Sérgio Rondino, Sergio Sade, Sérgio de Souza, Sidnei Basile, Silvia L. Bartolo, Sílvia de Souza Costa, Silvia Sayão, Sílvio Lancelotti, Silvio Raimundo, Sílvio Rocha Monteiro, Silvio Sena, Sinval Medina, Sisemar Sebastião Silva, Sonia Beatriz de Barros, Sueli Campopiano, Suzana Regazzini, Sinesio F. de Almeida, Sergio José Beck, Tairo Arrial, Takao Miyagui, Tales Tarcísio Alvarenga, Tania Borges Nogueira, Tania Maria Mendes, Tarso de Castro, Telmo Curcio da Silva, Teodomiro Braga, Thais de Aquino Pereira, Thaís B. Oliveira, Thereza Cristina Jorge Tavares de Araujo, Timoteo Sarados Lopes, Tito Ubiratan Tajes, Tomas Irineo Pereira, Tibério Vargas Ramos, Tu1io Macacchero, Ubirajara Forte, Ulisses José de Souza, Urandir E. Bispo, Valdimir Diniz, Valdir de Oliveira, Valdir Zwetsch, Valfrido Lira, Valtair Rodrigues dos Santos, Valter Galvani, Valter Gonçalves dos Santos, Vanda Frias Pinto, Vanessa Giacomett, Vera Artaxo, Vera Lúcia Rolim Salles, Vicente Alessi Filho, Vicente Dianezi Filho, Vilma Amaro, Vilno Medeiros, Vilma Gryziski Maciel, Vinicius Seixas, Virson Holderbaum, Vitorina Mercês Gonçalves, Vlada Sanalios, Vitu do Carmo, Wagner Baggio, Wagner Carelli, Waldo Nogueira, Waldoar T. Teixeira, Walmor da Silva Elias, Walni Costa Soares, Wanderlan Costas Gama, Waltar Antonio Santoro, Walter Diogo, William Salasar, Wilson Cunha, Wilson Kinvo, Wilson Moherdaui, Wilson Palhares, Wilson Ricardo Baroncelli, Wilson Tomé Martins de Castro, Wladimir Netto Ungaretti, Wladimir Soares, Wladyr Nader, Woyle Guimarães, Yves Leon Wesiandi, Zuenir Carlos Ventura.

(Nesta relação faltam os nomes dos jornalistas de Curitiba e Natal).