Vídeos

O avanço mundial da extrema-direita é inevitável? O que explica esse avanço das forças de extrema-direita no cenário mundial? Quais os riscos do retorno da extrema-direita ao poder federal no Brasil? O atual governo de Lula corresponde às expectativas ou tem sido uma decepção? Por quê? Questões morais e de comportamento estão superando aspectos econômicos como motivação para ações políticas do eleitorado brasileiro? Essas e outras questões estarão presentes no debate entre os membros do NECC.
As relações entre religião e política são cada vez mais intensas e polêmicas. O Canal Vitrine do Giba e o NECC propõem o debate das seguintes questões: Como fica a separação Estado / Religião no contexto contemporâneo? Quais são as prinicipais características da atuação política das diferentes formas de religião? A religião hoje incentiva a libertação dos seres humanos ou se volta para práticas de dominação?
Entrevista imperdível com a professora Josélia Gomes Neves sobre alfabetização e letramento intercultural no contexto dos povos indígenas. Josélia Gomes Neves é Doutora em Educação Escolar. Professora na Universidade Federal de Rondônia, Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) – Mestrado em Educação Matemática e líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). Com vários textos publicados na Revista Partes (www.partes.com.br), Josélia tem uma carreira construída na Educação escolar Indígena com trabalhos de pesquisa e orientação acadêmica sobre Educação, Memória, Cultura, Alfabetização, e ensino aprendizagem junto aos povos indígenas.
Debate sobre o SUAS – Sistema Único de Assistência Social, marco histórico da Política de Assistência Social. O SUAS é um sistema público com modelo de gestão participativa e descentralizada e que organiza os serviços de Assistência Social nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). O SUAS é o resultado histórico de marcos normativos, principalmente ordenados a partir da Constituição Federal de 1988. O SUAS está organizado em esferas de gestão, de negociação, de deliberação e controle social, e de financiamento, formada por diferentes instâncias – órgãos, conselhos, comissões e fundos -, que resultam numa rede de serviço pública e privada (rede complementar) destinada a atender os usuários e fortalecer a Política de Assistência Social. O cidadão precisa e deve ser orientado sobre o SUAS como um direito e não apenas uma ajuda eventual e que constitui em uma rede socioassistencial integrado a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência. É uma rede de proteção básica que visa a prevenção do agravamento das situações de risco e de vulnerabilidade social. Quais são esses serviços e como acessá-los você saberá acompanhando o debate com especialistas da assistência social.
o NECC (Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade} e o Canal Vitrine do Giba debatem a questão do protagonismo da mulher na política brasileira
O NECC (Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade} e o Canal Vitrine do Giba debatem a questão o ECOSSOCIALISMO no Brasil e no mundo. Atualmente o debate ambiental tem ganhado mais destaque nas discussões políticas com as alterações climáticas, a devastação de florestas entre outros desequilíbrios ecológicos. O que é o ecossocialismo? Ele se constituiu uma alternativa à atual crise socioambiental. Existem alternativas?