Uncategorized

IMPACTOS DECORRENTES DO TURISMO EM ÁREAS NATURAIS

Danielle Mesquita da Costa Silva *

A atividade turística quando desenvolvida em áreas naturais podem trazer tanto benefícios como prejuízos. Entre os aspectos positivos, o turismo contribui para a divulgação do local, estimulando o deslocamento de pessoas para visitá-lo e também incentiva a criação de decretos e leis visando a elaboração e execução de programas no intuito de desenvolver a atividade turística e, ao mesmo tempo, garantir a preservação da área.

Além disso, o turismo contribui para a transformação da área natural em Unidades de Conservação, incentivando o turismo ecológico e auxiliando, através da educação ambiental, a sensibilização do turista e da comunidade local, para que se tornem cidadãos ambientalmente responsáveis. Como afirma Dias (2003, p.178), “o turismo tem um aspecto básico importante, pois pode ser o incentivo de adoção de boas práticas ambientais […]. O turismo não só usufrui o local, mas auxilia em sua preservação e na formação de uma consciência ambientalista.

No entanto, o turismo também traz danos ambientais. Com a presença do visitante no destino, pode ocorrer o aumento do lixo, da poluição da água e do solo, entre outros. A atividade pode causar a alteração da flora da área, sendo comprometida pela necessidade de construir meios de hospedagens. E pelo fato das árvores servirem de abrigo para a fauna local, esta também é afetada. Complementa Ignarra (2003, p.163) quando diz que o turismo:

[…] procura os aspectos diferenciais da paisagem. Os elementos mais diferenciados são os mais valorosos provocando concentrações de turistas ou de serviços turísticos no seu entorno[…] esta concentração, além de interferir na paisagem local, provoca outros impactos[…].

A atividade turística, quando é desenvolvida sem o seu controle e planejamento, passa a “explorar” o local, causando degradação e danos suas características intrínsecas.

CONCLUSÃO

É obvio que a melhor maneira de preservar uma área não é com a desativação da atividade turística realizada no local, mas com a tomada de medidas que façam com que os impactos positivos superem os negativos. Segundo Dias (2003, p.21) “o impacto do turístico sobre o meio ambiente é inevitável. O que se pretende é mantê-lo dentro de limites aceitáveis, para que não provoque modificações ambientais e não prejudique o prazer do visitante ao usufruir o lugar”. Por isso, o turismo desenvolvido em toda e qualquer área deve ser sustentável, de forma que visitantes usufruam do local ao mesmo tempo que se preocupem com a preservação do mesmo.

Referências

DIAS. Reinaldo. Turismo Sustentável e Meio Ambiente. Atlas, 2003.

IGNARRA. Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2. ed. Ver e ampl. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

*  Especialista em Gestão Empreendedora do Turismo pela Ideatur/Fir e Bacharel em Turismo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO.  E-mail: danielle_tur@yahoo.com.br

Deixe um comentário