Daniela Cristina Cassiano*
Laura Pires
Maria Victória Dias
Resumo
Este texto tem como temática o currículo. O objetivo consiste em refletir sobre trabalhar o currículo, considerando as questões étnicos raciais, problematizando as metanarrativas. Como metodologia elegemos uma revisão bibliográfica priorizando os estudos da obra: Documentos de Identidade, de Thomaz Tadeu da Silva, no qual nos apresenta as diferentes concepções do currículo. Por meio de leituras bibliográficas e pesquisas apresentar dados que corroboram para a prevalência do racismo e da evasão escolar dos negros, na escola, tem como propostas uma educação multicultural e etnicamente referenciada, a partir da proposição de uma
educação antirracista.
Palavras-chave: Teorias curriculares. Metanarrativas. Racismo. Multiculturalismo.
CURRICULUM AND CULTURES: TOWARDS A MULTICULTURAL AND
ETHNICALLY REFERENCED EDUCATION
Abstract
The theme of this paper is the curriculum. The objective is to reflect on the
curriculum, considering the ethnic and racial issues, questioning the metanarratives.
As methodology we chose a literature review prioritizing the studies of the work: Documents of Identity, by Thomaz Tadeu da Silva, which presents the different conceptions of curriculum. Through bibliographical readings and research, we present data that corroborate the prevalence of racism and the school dropout of black people, at school, with proposals for a multicultural and ethnically referenced education, from the proposition of an antiracist education.
Keywords: Curricular theories. Metanarratives. Racism. Multiculturalism.
Graduandas em Pedagogia, Universidade Federal de Uberlândia, e-mail: dani-_ad12@hotmail.com / lauraxsouza20@gmail.com / mvmedeirosdias@gmail.com