Segundo a Agência Amazônia de Notícias (www.agenciaamazonia.com.br) Amazônia perdeu 320 mil campos de futebol em 2007. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara Neto, explicou finalmente hoje na Câmara dos Deputados o Projeto de Estimativa de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que monitora a Amazônia por satélite. Durante audiência pública sobre o desmatamento na Amazônia, ele dividiu o desmatamento na região em duas grandes modalidades: corte raso, ou corte e queima – método largamente usado nas décadas de 1970 e 1980, por ser rápido – e degradação progressiva, que vem ocorrendo desde o fim da década de 1990. Nesse aspecto, o desmatamento começa com a extração seletiva de madeira, depois se sucedem as queimadas, em seguida a semeadura do pasto, até o corte total da vegetação. “O processo se tornou conhecido por engana satélite, já que os produtores da área acreditavam ser possível fugir da fiscalização”, comentou.
Related Articles
Cultura de Paz e Educação Sustentável é tema de curso do Instituto Ecoar
Correlação entre atitudes de paz e preservação ambiental serão discutidos em último curso do ano do EcoarTanto as questões ambientais quanto as ligadas ao respeito aos seres humanos estão em constante foco pela mídia. Crimes bárbaros, desmatamentos, seqüestros, extinção de espécies são apenas algumas pautas que encontramos diariamente. A correlação entre essas duas necessidades – […]
Família de Curitiba estreia Test Drive Veículo Elétrico, nova atração de Itaipu
O passeio começou a ser comercializado pelo Complexo Turístico Itaipu nesta sexta-feira (20). Uma família de Curitiba estreou, na tarde desta sexta-feira (20), a maisnova atração do Complexo Turístico Itaipu (CTI) – o Test Drive VeículoElétrico. O passeio permite ao turista […]
Currículo Intercultural: o processo de aplicação da Lei 11.645/2008 nas escolas públicas da Amazônia
Currículo Intercultural: o processo de aplicação da Lei 11.645/2008 nas escolas públicas da Amazônia. Josélia Gomes Neves[1] Resumo: O objetivo principal deste texto é analisar a Lei 11.645/2008 como um possível mecanismo de combate ao preconceito e à discriminação de caráter étnico e racial a partir da escola, com destaque para a questão indígena. […]