Seminário vai debater etmas das campanhas. Mas também aspectos interessantes da polítca nacional. O Lulismo, a Veja, Índio da Costa, Coronelismo, Clientelismo, Pesquisas Eleitorais, o papel da Educação na sociedade contemporãnea, os discursos de posse etc. vale a pena conferir!
II Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo
Tema: Campanhas Eleitorais e Processo Político na Sociedade do Espetáculo
Organização: Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo
Coordenação: Cláudio Novaes Pinto Coelho
Proposta do Seminário: dar continuidade às atividades desenvolvidas no I Seminário, e que fazem parte do projeto de pesquisa Mídia, Política e Espetáculo do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero. Pretende-se, portanto, debater as relações entre as práticas comunicacionais e a vida política dentro do contexto da sociedade do espetáculo, tendo como base reflexões sobre o processo político contemporâneo. Serão apresentados trabalhados voltados especificamente para esta reflexão, além de pesquisas que desenvolvem esta reflexão tendo como foco análises das campanhas eleitorais de 2010 e 2012 e sua cobertura pelas diferentes mídias (impressa e eletrônica). Serão apresentados trabalhos já concluídos, ou ainda em fase de desenvolvimento, de membros do grupo de pesquisa, alunos ou ex-alunos do mestrado e docentes da Cásper Líbero.
Obs: As inscrições gratuitas deverão ser feitas no site da Faculdade Cásper Líbero (www.casperlibero.edu.br). O Seminário valerá 1 crédito para os alunos do Mestrado que participarem de pelo menos metade das atividades (acompanharem pelo menos 2 períodos do seminário) e apresentarem um relatório sobre os temas debatidos.
Programação
– Sexta-Feira: 19 de outubro-tarde
14 horas – Abertura: Cláudio Coelho
14h15 – O poder espetacular integrado no processo político brasileiro atual- Emerson Ike Coan
14h45 – Discursos midiáticos em campanhas presidenciais na América Latina:
estratégias e mitos políticos no Brasil, Chile e Venezuela – Katia Saisi
15h15 – Debate
15h45- Intervalo
16 horas – A Cobertura da Eleição Presidencial de 2010 pela Revista Veja – Wagner Barge Belmonte
16h30 – A Publicação dos Resultados de Pesquisas Eleitorais e sua Influência na Intenção de Voto para as Eleições Presidenciais de 2010 – Genilda Alves de Souza
17h – Debate
17h30 – Encerramento
Sexta-Feira – 19 de outubro- noite
19 horas – Abertura: Cláudio Coelho
19h15 – Eleições de 2010 e Mídias Sociais: Newton Duarte Molon
19h45 – O caso Índio da Costa: vida e morte na Sociedade do Espetáculo – Deysi Cioccari
20h15 – Debate
20h45 – Intervalo
21 horas – Quarenta anos entre o bolo e a fome: discurso político, desenvolvimento e desigualdade no Brasil – Vanderlei de Castro Ezequiel
21h30 – Neocoronelismo e Neoclientelismo na política brasileira contemporânea – Gilberto da Silva
22 horas – Debate
22h30 – Encerramento
– Sábado – 20 de outubro – manhã
9 horas – Abertura – Cláudio Coelho
9h15 – Eleições Municipais 2012: As políticas culturais paulistanas – Adriana Sá Moreira
9h45 – São Paulo, cidade criativa – eleições 2012 – Ethel Shiarishi Pereira
10h15 – Debate
10h45 – Intervalo
11 horas – O Rádio e sua influência nas eleições municipais de 2012 na cidade de São Paulo – Cláudio Arantes
11h30 – A Comunicação política nas Redes Sociais em um Contexto Histórico e Social – Synésio Cônsolo Filho
12 horas- Conflito no trânsito: o problema da mobilidade resultante da organização
social brasileira e sua exposição pela mídia – Mara Rovida
12h30 – Debate
13h00 – Encerramento
– Sábado – 20 de outubro – tarde
14 horas – O lulismo: mito e política – Jaime Carlos Patias
14h30 – Produtos Políticos nas Prateleiras – Gabriel Leão
15 horas – Debate
15h30 – Os movimentos anticapitalistas: para além da sociedade do espetáculo? – Carol Goos
16 horas – A Educação estará Presente? – Fábio Cardoso Marques
16h30 – Debate
17 horas – Encerramento