Obra reúne reportagens estudantis vencedoras do projeto Arte do Jornalismo que debateu a sustentabilidade de acordo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030
Os alunos de 36 escolas públicas participantes do projeto Arte do Jornalismo recebem a partir de 27 de novembro, 2.160 exemplares do livro homônimo, resultado da iniciativa cultural que discutiu temas locais sobre a sustentabilidade no contexto das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas na agenda 2030 da ONU.
Com 3.800 alunos e 98 professores impactados, o projeto realizou 7 oficinas pedagógicas, 14 workshops de diagramação (Dia do Design), além da distribuição das reportagens na versão jornal mural para exposição em 14 escolas. O projeto foi desenvolvido em sete cidades: Ribeirão Claro (PR), Andirá (PR), São Paulo (SP), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Vespasiano (MG) e Rio Bonito (RJ).
Com a entrega gratuita dos 2.160 exemplares do livro, o projeto chega a sua última etapa. A publicação reúne 57 reportagens vencedoras, de autoria dos próprios alunos. Nesta maratona, os alunos foram estimulados a refletir sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, com a orientação de seus professores e das equipes pedagógicas do projeto, puderam realizar pesquisas ou entrevistas e redigir suas reportagens. As matérias selecionadas foram publicadas em um jornal estudantil de cada cidade, cuja nomeação e diagramação também aconteceu com a participação dos alunos e professores num wokshop de design com tutoria profissional.
O projeto Arte do Jornalismo conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil, parceria com as Secretarias e Diretorias de Ensino dos municípios contemplados e realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Temas abordados
Pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, as reportagens estudantis mergulharam em temas como saneamento básico, saúde, desigual salarial de gênero, entre outros. Todas, contextualizam as realidades locais, desafios de gestão pública e da sociedade civil para as melhorias necessárias para o combate às desigualdades sociais e, especialmente, o enfrentamento e adaptações às mudanças climáticas.
“Além de amparado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto acontece em um contexto mundial muito importante, em que os desafios da crise do clima se impõem e precisam envolver todos os atores da sociedade. Nesse sentido, os jovens precisam participar e serem estimulados ao pensamento crítico, objetivo que o Arte do Jornalismo cumpriu por meio de todas as suas etapas, desde as oficinas de capacitação até a prática de diagramar um jornal totalmente dedicado à estas questões.”, afirma Allan de Amorim, coordenador do Arte do Jornalismo.
Conheça as etapas do Arte do Jornalismo
O Arte do Jornalismo alia cultura e educação, usando o jornalismo como ferramenta e a sustentabilidade como tema central. Professores e alunos de sete cidades produzem reportagens sobre o assunto, com o objetivo final de identificar os meios para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridas na Agenda 2030 da ONU, considerando a realidade de cada localidade. O foco são escolas de ensino público (fundamental II – 8º e 9º anos) impactando professores, alunos e comunidade.
A dinâmica do Projeto consiste em: oficinas pedagógicas (professores são orientados sobre os ODS, produção de textos jornalísticos e montagem de jornais); produção das reportagens (professores orientaram alunos a criar uma reportagem de sua cidade relacionada às metas de um ODS); Comissão julgadora (equipe técnica e jornalistas convidados elegem as duas melhores reportagens de cada cidade); Dia do Design (alunos das escolas vencedoras na etapa anterior recebem um designer gráfico para um workshop técnico e a diagramação coletiva do jornal da cidade); Jornal mural, e-jornal e livro (corresponde à última fase do projeto com a distribuição gratuita para as escolas participantes de um jornal mural da sua cidade, sua versão digital, e o livro do projeto que reúne os jornais de todas as cidades). Fotos, vídeos e os arquivos de cada jornal estão disponíveis no site: http://artedojornalismo.com.br/
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejando e realizando projetos educacionais, culturais e editoriais sobre meio ambiente e sustentabilidade. Desenvolvemos programas sob encomenda e com uso das leis de incentivo à cultura. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 120 projetos nacionais realizados, com presença em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/