Letícia Sakaguti usa métodos de ensino que tornam a matéria mais acessível e interessante
O último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes revelou que 73% dos estudantes brasileiros não alcançaram o nível básico em Matemática, definido pela OCDE como essencial para o pleno exercício da cidadania.(https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/apresentacao_pisa_2022_brazil.pdf)
O nível 2 do Pisa é considerado o nível necessário para o exercício da cidadania, que caracteriza que a pessoa tem capacidade de usar conceitos de matemática no dia a dia. Em contraste, a média entre os países membros da OCDE para esse nível é de 31%, o que destaca uma lacuna significativa no desempenho dos estudantes brasileiros em relação aos seus pares internacionais.
Após entrar em sala de aula, Letícia Sakaguti, Orientadora de Estudos de Alto Desempenho em Matemática, teve uma percepção muito clara de que apenas de 20 a 30% dos alunos conseguiam acompanhar o aprendizado do conteúdo de matemática. O restante seguia com um problema que visivelmente viria a se tornar uma bola de neve.
“Muitos alunos iam muito bem com a matéria no Ensino Fundamental I e, ao passarem para o Ensino Médio e alguns na Universidade, começaram a enfrentar dificuldades”, explica Sakaguti. Segundo ela, a dificuldade não reside apenas na compreensão de novas matérias, mas na falta de uma base sólida que prejudica o desenvolvimento do raciocínio matemático.
Para enfrentar esses desafios, Sakaguti criou o método de Matemática de Alto Desempenho, que une conhecimentos de coaching e Programação Neurolinguística. “No método Matemática de Alto Desempenho, uni todo o meu conhecimento para tornar o aprendizado mais cativante e ágil, o que ajuda a tornar os alunos mais interessados e autoconfiantes.” Este método é acessível a partir de 8 anos de idade, com ou sem laudos DSM-5, e foi desenvolvido para tornar a matemática mais rápida e fácil para todos.
O objetivo do curso é oferecer mais possibilidades e chances de escolha, desmistificando a ideia de que a matemática não é para todos. “A matemática está em nosso dia a dia, independentemente da carreira que escolhemos. Estudar matemática desenvolve o raciocínio lógico, analítico, pensamento abstrato e criativo, incentivando os alunos a pensar de forma não convencional.”
Sakaguti ressalta que a conclusão dos módulos traz benefícios em todas as disciplinas, pois os alunos se sentem mais confiantes e preparados, desafiando a visão de que “matemática não é para mim” e mostrando que, muitas vezes, um método eficaz é tudo o que é necessário para superar essas dificuldades. “Passar a minha metodologia dá uma sensação de devolver o poder de escolha para os alunos. Para mim é muito claro que muitas vezes só era preciso um pouco mais de treino e técnicas corretas”.