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Os fazeres pedagógicos das mídias: rádio e informática

               Os fazeres pedagógicos das mídias: rádio e informática

José Dias Moreira[[i]]                                            

Valdecira Aparecida da Silva Moreira[[ii]]

Resumo: O presente artigo é recorte de pesquisa de campo, em escola pública no município de Colorado do Oeste-Rondônia, desenvolvida em 2012, que resultou na apresentação para a banca da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, com foco na conclusão do curso de Especialização em Mídias na Educação. Fundamenta a importância do emprego das tecnologias da comunicação e informação como recurso pedagógico em sala de aula.
Palavras-chave: Mídias; Tecnologia; Sala de Aula.

Abstract: This article is an excerpt from field research, in a public school in the municipality of Colorado do Oeste-Rondônia, developed in 2012, which resulted in the presentation to the board of the Federal University of Rondônia-UNIR, focusing on the completion of the Specialization course in Media in Education. It substantiates the importance of using communication and information technologies as a pedagogical resource in the classroom. 
Keywords: Media; Technology; Classroom.

Introdução O presente artigo: “Os fazeres pedagógicos das mídias rádio e informática”, é um recorte da pesquisa que resultou na defesa de trabalho de conclusão de Especialização em Mídias na Educação no ano de 2012, sua relevância está na reflexão acerca da importância da integração das mídias rádio e informática no processo educacional.

A presente pesquisa, realizada no chão da escola, evidencia a realidade de que docentes capacitados, motivados a utilizarem a rádio escola como instrumento pedagógico, fazem a diferença na vida dos alunos. E que os alunos ao serem desafiados a produzirem conteúdos reais surpreende os educadores superando as expectativas.

A aprendizagem por meio da utilização das mídias: informática e rádio, se consolidam transformando teoria e prática em vivências reais.

Tecnologias na educação

Por meio de projetos as escolas públicas pode equipar seus laboratórios de informática, e implantarem a rádio escola, melhorando assim os fazeres pedagógicos com a utilização das mídias: rádio escola e informática.

Tendo em vista os avanços tecnológicos, a escola não pode deixar, em hipótese alguma, de proporcionar ao educando os caminhos que o levarão a construção de um conhecimento consolidado com o cotidiano da atualidade. (BANHOS – 2010, p.01)

Cabe a gestão escolar junto aos docentes a motivação pela busca de projetos que implementem recursos tecnológicos na escola. A respeito dos cursos de capacitação e inovações tecnológicas Moran afirma que:

A inovação não está restrita ao uso da tecnologia, mas também à maneira como o professor vai se apropriar desses recursos para criar projetos metodológicos que superem a reprodução do conhecimento e levem à produção do conhecimento. (MORAN – 2005, p.103).

A Rádio escola integrada ao Laboratório de Informática auxilia o aluno no despertar de habilidades tais como na oralidade, pesquisa, interpretação, dicção, entonação, etc.

A inclusão da prática da utilização de recursos tecnológicos, podem e devem estar alinhadas ao projeto Político Pedagógico da Escola, sobre a importância da utilização da tecnologia na escola, Silva defende: “O educador deve empregar sempre a tecnologia em sua prática, na troca de experiências, na ajuda mútua” (SILVA – 2011, p.03).

Os Fazeres Pedagógicos: Integração Rádio e Informática

A presente pesquisa evidencia que a rádio escola por seu dinamismo, atrai, seduz os alunos. A escola em pesquisa com foco na elaboração do presente artigo, utilizando-se das mídias integradas: rádio e informática, tem atingido elevação no nível de comunicações entre os alunos.

Com o auxílio do professor, os alunos se interagem, pesquisam, interpretam melhoram sua comunicação e habilidades na escrita, leitura etc. A respeito da rádio, Vesce (2008, p.01). Aponta que o desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais visando a melhoria educacional por meio da utilização das mídias existentes, dentre elas o rádio.

Lima relata que entre os benefícios da utilização da tecnologia da rádio na educação estão:

Melhoria no espaço de convivência, aproximação e integração escola-aluno, Ampliação das possibilidades de práticas interdisciplinares e transdisciplinares, favorece o protagonismo juvenil, complementa o aprendizado, amplia a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes, dá voz a comunidade, cria condições para melhoria da comunicação institucional. (LIMA – 2006, p.3)

Constata-se por meio de pesquisa empírica que, no processo de comunicação da escola com o aluno há alguns entraves que podem ser sanados através das mídias integradas.

A Rádio Escola e a sua influência

A linguagem radiofônica deve ser cuidadosamente elaborada, pois o professor deve esclarecer aos alunos que ao falar nos microfones da rádio escola, os outros alunos estarão ouvindo e avaliando, tudo o que for dito. Por isso a necessidade de se fazer uma prévia, um protótipo, um ensaio, para que os ouvintes recebam como verdade as mensagens, afinal de contas o trabalho realizado na rádio escola é pensado, analisado construído para atingir o ouvinte despertando-lhe curiosidade e satisfação. Afirma Bakhtin:

A significação não está na palavra nem na alma do falante, assim como também não está na alma do interlocutor. Ela é o efeito da interação do locutor e do receptor produzido através do material de um determinado complexo sonoro. É como uma faísca elétrica que só se produz quando há contato entre dois pólos opostos. (NICOLAU APUD BAKHTIN 2005 – p.01)

Ao utilizar a rádio escola como recurso pedagógico o professor mostra aos alunos a importância do falar corretamente, dos cuidados com os vícios de linguagem e a necessidade da escrita de forma ortograficamente correta, da importância das mensagens serem claras objetivas.

A internet/informática integrada à rádio escola, utilizada como instrumento pedagógico auxilia no aprendizado da língua portuguesa, ao permitir a exploração da leitura, interpretação, oralidade e escrita.

Procedimentos metodológicos

Este artigo pautou-se na metodologia da pesquisa teórica e empírica. O universo de estudo abrangeu uma escola pública no município de Colorado do Oeste-RO.

A coleta de dados foi realizada com base na técnica de análise do conteúdo. O pesquisador, apresentou o projeto de pesquisa à equipe gestora que o analisou e o apresentou à professora de língua portuguesa e à coordenadora do laboratório de informática e ao coordenador da rádio escola, que prontamente aceitaram parceria na execução do mesmo.

Da teoria à prática educacional

A professora de língua portuguesa, aliou as ações do projeto aos trabalhos com textos publicitários junto aos alunos, aliando aos conteúdo programático daquele bimestre.

A turma foi dividida em grupos de alunos, levados ao laboratório de informática para o uso da internet e pesquisar sobre “cidadania” procedendo as anotações, transformando-as em texto publicitário com auxílio do professor pesquisador deste artigo.  Após a construção do texto e aprovação da professora de língua portuguesa, os alunos foram encaminhados até a sala da rádio da escola, na qual os mesmos com o auxílio do professor pesquisador manusearam os equipamentos, ao retornar à sala de aula construíram lauda sobre o tema, realizaram simulações como se estivessem falando para os ouvintes, depois retornaram à rádio escola para a conclusão parcial do projeto trabalhando assim a postura, a leitura/fala e o texto publicitário, envolvendo o tema cidadania.

Na sala de aula a professora de língua portuguesa promoveu seminário sobre o uso da rádio escola. Destacando a importância do enunciado, da construção no sentido de envolver e cativar o ouvinte.

Como ponto negativo no desenvolvimento das atividades destacou-se a não participação efetiva de todos os alunos envolvidos. Na avaliação final do trabalho os alunos constaram que um grupo infelizmente não alcançou os objetivos por individualismo dos componentes, mesmo sendo incentivado pelos professores, faltou integração.

Como ponto positivo, destaca-se TV escola, laboratório de informática, equipe gestora, rádio escola, professora de língua portuguesa, cumplicidade entre alunos e funcionários, a contextualização conteúdo programático e uso das mídias e principalmente aprendizagem de forma real, concreta, sobre gênero publicitário, acrescentado de visão crítica, um aluno escreveu em seu relato: – Agora serei mais crítico ao ouvir as propagandas no rádio e TV. Certificou-se nesta etapa a importância do envolvimento da escola no sentido de interação e de contextualização das mídias no processo educacional, na interdisciplinaridade, aprender com participação. Nas análises feitas pelos alunos e funcionários ficou estampada a satisfação de uma prática pedagógica que gerou conhecimento com maturidade, aprendizado para a vida inteira.  É isso o que acontece quando os fazeres pedagógicos das mídias rádio e informática são incluídos de forma pedagógica.

          Conclusão

 Verificou-se que a escola em pesquisa, vem há vários anos investindo em tecnologia, possui sistema de rádio escola devidamente montado e em boas condições de uso, assegura-se, que é de fundamental importância a implementação da rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar articulando-os com os conteúdos programáticos potencializando o trabalho do professor e estimulando a autoria dos alunos.

A rádio na escola desenvolve diversas habilidades e competências como a prática da pesquisa, da leitura, da escrita, da oralidade, na produção de texto, além da socialização, interação e consequentemente, a valorização do ser humano enquanto cidadão crítico e participativo da vida em sociedade.  

Referências

BANHOS, M. Disponível em <http://www.artigonal.com/educacao-artigos/interacao-de-midias-na-escola- 1854713.html – 2010>. Acesso em 21de Maio de 2012.

 Lei Complementar nº 680, de 07 de setembro de 2012 disponivel em: https://diof.ro.gov.br/doe/07_SETEMBRO_ESPECIAL.pdf.

LIMA, C. A. M DE – Educador e Radialista GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO RÁDIO ESCOLAR São Paulo março de2006 Disponível em http:// www.usp.br/nce/manual/paginas/manual1.pdf.  Acesso em 27/09/2012.      

LIMA, S. V. DE– Disponível em <http://www.artigonal.com/educacao-artigos/midias-na-educacao-televisao-radio-e-informatica-4555914.html> 2006 – Acesso em 14 de Maio de 2012.

_________. 07/04/2011Disponível em <http://www.artigonal.com/educacao- Artigos /mídias na-educacao-televisao-radio-e-informatica-4555914.html>. Acesso em 14 de Maio de 2012.

MORAN, J. M. Integração das Tecnologias na Educação.  Desafios da televisão e do vídeo à escola. Secretaria de Educação a Distância, SEED. 2005.

NICOLAU, R. Relações dialógicas entre os enunciados nos gêneros Publicitários 09/04/2005. Disponível em < http://www.insite.pro.br/>. Acesso em 26 de Maio de 2012.

SILVA 2, C. C. da S. e J. C. da O uso das tecnologias da informação e comunicação (tic) no ambiente escolar: como reagem os educadores 2011. Disponível em <http //www.educonufs .com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF/>. acesso em 06 de Abril 2012. 

VESCE, Rádio Escolar: Por G. E. P. Data de publicação: 12/08/2008 Categorias: Comunicação, Educação.  Disponível em < http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ >. Acesso em 02 de Abril de 2012. 


[[i]]Professor na Rede Estadual de Ensino desde 1986, Pedagogo, Especialista em Mídias na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino jd_moreira@hotmail.com

[[ii]]Professora  na Rede Estadual de Ensino, Pedagoga, Especialista em Mídias na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Gestão Escolar, Gestão pública, EDUCAÇÃO DIGITAL: Ação gestora para uma atuação inovadora Mestra em Ciências da Educação. email: valdeciracolorado@hotmail.com

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