O Ensino de Ciências no livro Didático da Coletânea Buritis Mais Ciências – Quarto Ano do Ensino Fundamental I
[*]Augusto da Silva Assunção
[†] Danielle Rose Souza Cruz Melo
[‡] Maria Robernila Martins
[§] Walesca Antônia Ferreira Corrêa
[**] Rozane Alonso Alves
Resumo: A proposta deste trabalho visa perceber como são apresentados os objetos de conhecimento vinculados ao componente curricular de Ciências, com base na BNCC, especificamente, para o quarto ano do Ensino Fundamental I. Para dar a dimensão de análise proposta neste texto, selecionamos o livro didático elaborado pela editora Moderna vinculada a coletânea Buriti Mais Ciências. Optou-se pela pesquisa qualitativa tendo como elemento de produção de dados, a análise documental de Ludke (1985). A proposta metodológica se torna fundamental, especialmente na área educacional, promovendo de forma robusta a análise minuciosa da literatura proposta. Diante disso, ao analisar o livro didático proposto, observamos que há uma articulação presente com as questões elencadas pelas políticas curriculares e uma apresentação resumida sobre a alfabetização científica para crianças inseridas no quarto ano do Ensino Fundamental I.
Palavras-Chave: Livro Didático. 4 ano. Ensino de Ciências. Objeto de Conhecimento
Abstract: The purpose of this work aims to understand how objects of knowledge linked to the Science curricular component are presented, based on the BNCC, specifically for the fourth year of Elementary School I. To provide the dimension of analysis proposed in this text, we selected the textbook prepared by the publisher Moderna linked to the collection Buriti Mais Ciências. We opted for qualitative research using Ludke’s (1985) documentary analysis as a data production element. The methodological proposal becomes fundamental, especially in the educational area, robustly promoting a thorough analysis of the proposed literature. Therefore, when analyzing the proposed textbook, we observed that there is a connection with the issues listed by the curricular policies and a summary presentation on scientific literacy for children in the fourth year of Elementary School I.
Keywords: Textbook. 4 year. Science teaching. Knowledge Object
Introdução
O presente artigo está articulado com a Universidade Federal do Amazonas, no núcleo da Faculdade de Educação FACED, vinculado ao curso de Pedagogia, através da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências, sob a orientação da Professora Doutora Rozane Alonso Alves.
Para tanto, antes de adentrarmos no tema especificamente, é fundamental esclarecer sobre o Programa Nacional do Livro Didático que tem relação direta com este trabalho. De acordo com Ministério da Educação (2023) o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) foi instituído pelo Decreto nº 9.099, de 2017, sendo uma iniciativa do governo brasileiro, gerenciada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O PNLD tem como objetivo fornecer livros didáticos, e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estadual, municipal e distrital, abrange diferentes níveis de ensino, especificamente nas etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Na propositiva de análise do livro didático Buriti Mais Ciências da Editora Moderna, 4º ano, buscamos dimensionar a estrutura didática apresentada junto o livro selecionado e, ao mesmo tempo, identificar as aproximações existentes entre o livro e a Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao ensino de Ciências no quarto ano do Ensino Fundamental I.
Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental. Segundo Minayo (2001, p.22): “A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados […]”. Convergindo ao estudo proposto, também foi realizada uma pesquisa documental. Segundo Lüdke (2006), esta possui a finalidade de reunir informações a partir de hipóteses levantadas, com base nos documentos examinados, que podem ser diversos, como livros, revistas, autobiografias entre outros, o que torna a pesquisa rica e com resultados relevantes.
Neste caso, utilizou-se da análise do livro didático articulado a BNCC buscando identificar como estão constituídos os conteúdos/objetos de conhecimentos, as dinâmicas metodológicas e as abordagens conceituais apresentadas sobre Ciências para o Quarto ano do Ensino Fundamental I. Deste modo, passamos a discutir as implicações e articulações possíveis entre o ensino de ciências e o livro didático, tecendo percepções sobre as demandas constituídas na construção das metodologias de ensino a partir do livro didático sem sala de aula.
Analisando o Livro didático 4 ano do Ensino Fundamental I da Coletânea Buriti Mais Ciências
O livro didático Buriti Mais Ciência do quarto ano, parte da perspectiva da lógica da investigação. Para fins de organização, apresenta-se dividido em quatro unidades, cada unidade foi distribuída em subcapítulos. O livro didático faz uma articulação com as habilidades e competências da BNCC, apresentando uma introdução do assunto e ampliando o conhecimento dividido em graus de complexidades. Além disso, é possível perceber uma proposta interdisciplinar, levando o aluno a refletir sua realidade.
Figura 1: Livro didático Buriti Mais Ciências – 4º ano
Para melhor compreensão, passamos a organizar por tabelas, os principais elementos de análise que serão discorridos ao longo deste trabalho. Veja abaixo a tabela que é representada pela composição da primeira unidade:
Tabela 1: Unidade 1 – A vida que não vemos. (DANI)
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES EM FOCO |
Vida e evolução | Microorganismo | EF04CI06: Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. EF04CI07: Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. EF04CI08: Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas. |
Na Unidade 1, de acordo com a tabela, é possível identificar uma abordagem centrada na temática da saúde, vida e evolução, tendo como objeto de pesquisa o Microorganismo, o que se articula com as habilidades elencadas de acordo com o documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além disso, esta unidade subdivide-se em seis capítulos, compondo em seu discurso conceitual, uma breve introdução sobre os microorganismo, a invenção do microscópio óptico, destacando a importância no entendimento da vida. Trazendo também, a compreensão sobre a distinção entre organismos unicelulares e pluricelulares, evidenciando as características de vírus, bactérias, fungos e protozoários, e as relações entre eles.
No decorrer do capítulo, há destaques para as doenças causadas pelos microrganismos, bem como suas formas de transmissão. Ao longo das atividades propostas, buscou-se sensibilizar os estudantes para a presença de microrganismos invisíveis na sujeira, relacionando assim, aos hábitos de higiene, como pontos fundamentais da prevenção de doenças. Outro aspecto importante, é sobre a influência da tecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Trazendo a luz, a diferenciação entre vacinas e medicamentos.
Como dito anteriormente, o livro traz uma abordagem investigativa. Ao proporcionar experiências variadas, os recursos didáticos ajudam a tornar os conceitos mais tangíveis e acessíveis, estimulando a participação ativa dos estudantes no processo educacional, como apontam os novos modelos de ensino:
Os novos modelos apontam para o ensino baseado na construção do conhecimento pelo próprio aluno (futuro professor), que deve deixar a posição passiva de receber e compreender os ensinamentos passados pelo professor para assumir a posição de busca do próprio conhecimento, pela construção e significação de saberes a partir do confronto com situações reais ou simuladas da prática profissional, estimulando as capacidades crítico-reflexivas e de aprender a aprender (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2005, p. 25)
Ao ampliar o conhecimento do senso comum em um caráter mais científico, o estudante observa, coleta de dados, realiza registro de ideias e comparações. Podendo formular hipóteses e propor soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, nas dimensões sociais, culturais e políticas. Nesse contexto, a ciência e o ensino de ciências passam a humanizar-se. Essas atividades têm o potencial de oferecer aos cidadãos novas perspectivas para compreender, agir e transformar a realidade, conforme propõe o autor (STORT, 1993).
Tabela 2: Unidade 2 – Seres vivos e ecossistemas (WALESCA)
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES EM FOCO |
Vida e evolução | Cadeias alimentares simples Microrganismos | EF04CI04: Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. EF04CI05: Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. EF04CI06: Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. |
Na unidade 02, a abordagem é direcionada para os processos de vida e evolução, dos Seres Vivos e Ecossistemas, sendo dividida em cinco capítulos. Ao analisar as unidades constata-se que as atividades estão baseadas na tendência da observação e investigação, como ressalta Zompero (2016, p. 23,24) “A investigação ajuda os alunos a alcançar o entendimento da ciência e o raciocínio.”
Contudo, são muito direcionadas, o que impossibilita o aluno a exercitar a sua criatividade investigativa. A utilização dos recursos didáticos é enriquecedora, entretanto, em se tratar de ciências a proposta das aulas são voltadas apenas para dentro da sala de aula, assim há a necessidade de ampliar as aulas para ambientes externos pois assim os alunos poderão ter uma aprendizagem significativa no contexto científico e prático.
O primeiro capítulo apresenta a importância de compreender que os animais necessitam de energia e nutrientes dos alimentos para se manterem vivos. Propõe a classificação dos animais em herbívoros, carnívoros, honívoros ou detritívoros. Incentivando os alunos a discutirem sobre a alimentação dos animais e suas necessidades alimentares. O segundo capítulo apresenta o processo de fotossíntese, ensinando às crianças a importância da luz como fonte de vida para as plantas gerarem seu próprio alimento através da luz do sol, água e gás carbônico, a abordagem deste capítulo incentiva os alunos a pesquisarem como ocorre o processo de respiração dos seres vivos, questionando-os se todos precisam de pulmão para respirar ou não.
No capítulo três a aprendizagem sobre decomposição não apenas fornece conhecimento científico, mas também promove uma apreciação mais profunda da natureza e incentiva práticas sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.
Finalizando o capítulo quatro e cinco, ambos apresentam a importância do conjunto que engloba a formação do ecossistema que ocorre pela interação entre os seres vivos (biota) e os fatores abióticos (como solo, água, clima) em um determinado ambiente. Esses conhecimentos permitem a alfabetização científica, pois permite aos alunos a compreensão de situações que influenciam sua vida e da sociedade (Sasseron, 2013).
Tabela 3: Unidade 3 – A matéria e suas transformações (Augusto )
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES EM FOCO |
Matéria e energia | Misturas Transformações reversíveis e não reversíveis | EF04CI01: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. EF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, esfriamento, luz e umidade). EF04CI03: Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.). |
Quando analisamos a unidade 03, percebemos que o caráter investigativo se destaca, uma vez que as primeiras sugestões de atividade na unidade estimulam os alunos a observarem o comportamento da matéria em diferentes condições. Essas atividades são sugeridas antes de abordar o tema, com a intenção de explorar os conhecimentos prévios sobre o assunto.
Posteriormente, o livro apresenta o conceito de mistura. Para uma melhor compreensão, utiliza imagens de ingredientes e objetos do dia a dia, como balão, suco de laranja, pipoca e azeite. Após a explanação do conceito de misturas, o livro propõe uma atividade prática para realizar combinações e preencher uma tabela comum no relatório, destacando tudo o que a criança observou durante o experimento. A habilidade em foco é (EF04CI01) Identificar misturas na vida cotidiana com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. Trata-se de uma excelente atividade para exercitar o conteúdo de maneira mais significativa.
A atividade anterior marcou o início da unidade, mas essa sequência prevalece ao abordar outros temas, como o tipo de misturas e a separação de misturas. Para exercitar os conceitos e as classificações propostas, os alunos realizam um experimento com o objetivo de separar o sal e a água por meio da evaporação. Ao final, é aplicado um questionário sobre os resultados e as observações feitas. É interessante destacar que esse experimento serve como preparação para a próxima temática, que aborda o estado físico da água e seu papel na natureza. Uma característica que me atrai é a abordagem objetiva da editora, que utiliza textos não cansativos, além de imagens e exemplos que despertam a curiosidade.
Para abordar transformações reversíveis e irreversíveis, o livro menciona diversos exemplos, como produtos derivados de alimentos e lácteos. Essas ilustrações são escolhidas por serem produtos comuns na cozinha, incentivando os alunos a observarem esse ambiente e identificarem as mudanças ocorridas. Os conceitos são consolidados por meio de questionamentos, e ao término da unidade, são realizadas perguntas como forma de avaliação.
Além disso, destaca-se a abordagem interativa do material didático, que utiliza situações do cotidiano dos alunos para facilitar a compreensão dos temas. A estratégia de fixação por meio de perguntas não apenas reforça o aprendizado, mas também estimula a participação ativa dos estudantes no processo educativo. A inclusão de avaliações ao final da unidade contribui para uma avaliação mais abrangente do entendimento do conteúdo, proporcionando feedback valioso tanto para os alunos quanto para os educadores. Essa metodologia prática e envolvente promove uma aprendizagem mais eficaz e duradoura.
Tabela 4: Unidade 4 – Aprender com o céu (Maria Robernila)
UNIDADE TEMÁTICA | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES EM FOCO |
Terra e Universo | Pontos cardeais Calendários, fenômenos cíclicos e cultura | EF04CI09: Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). EF04CI10: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola. EF04CI11: Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas. |
Por sua vez, a unidade 4 “ aprender com o céu” é dividida em quatro objetos de conhecimento ou capítulos , nos quais o autor tem como um dos objetivos identificar movimentos cíclicos dos astros no céu, para a criança perceber o tempo e o espaço no qual ela está inserida, pois o conhecimento científico sobre o assunto, são propriedades importantes que devem ser assimiladas pela criança, como dados permanentes que seguirão por toda a sua vida acadêmica.
O livro didático de ciências do quarto ano do ensino fundamental da coletânea Buriti segue uma organização de cunho investigativo, com o intuito de aguçar a curiosidade da criança partindo do conhecimento prévio empírico que ela já possui na sua realidade. O autor se preocupa com as normas descritas no documento da BNCC, “a alfabetização científica é tratada como letramento científico, que envolve a capacidade de compreender, interpretar e transformar o mundo, com base em aportes teóricos e processuais da ciência, isto é, desenvolver a capacidade de atuar no mundo de maneira consciente” (rodapé pag. MP004, seção introdutória do livro didático) ou seja, a faixa etária dos anos iniciais da quarta série do ensino fundamental, deve se desenvolver as habilidades e as competências que são primordiais para alcançar o seu objetivo.
Em conjunto a isso, trabalhar a partir de uma perspectiva interdisciplinar, principalmente a histórica, frisando a construção desse espaço-tempo no decorrer da evolução da humanidade propondo estratégias importantes como ponto de partida para trabalhar didaticamente a assimilação do conhecimento. O autor apresenta no livro didático recursos como uma bússola, astrolábio, sistemas de posicionamento global ( GPS), o sol, terra, lua, mar, barco, mapa geográfico, estações do ano, mapa político, e vários tipos de calendários e lugares como rua, bairro, escola e cidade, para contextualizar e ramificar a ligação da árvore do conhecimento de teoria e prática do tempo dentro do universo e realidade do convívio da criança.
Fixar conhecimento científico prévios de ciências nos anos iniciais, é preparar o aluno para cadeias maiores de conhecimento no decorrer do currículo escolar, como mostra a tabela temática acima (terra e universo), onde a mesma já trás uma condensação ampla daquilo que pode ser construído e adquirido pela criança no futuro e ela usar a seu favor como domínio de conhecimento para várias situações que certamente ocorrerão no contexto da sua vida social e profissional, visto que o estudo de ciência concede essa ponte e que deve ser percebida pela criança simultaneamente no decorrer da escolarização, ou seja, conscientizar e empoderar a criança significa desenvolver suas habilidades e potencialidades para o convívio em sociedade.
Considerações Finais
Partindo da organização temática científica do obra e sua estrutura didática percebemos que o espectro da cadeia de conhecimento planejado pelo autor norteia o aluno e o próprio professor a uma possibilidade de alfabetizar e potencializar a construção de conhecimento com foco em desenvolver habilidades arbitrárias para ações ou atitudes espontânea para a pesquisa científica no decorrer do currículo escolar, uma vez que o grande desafio é aguçar a curiosidade do aluno com o intuito de ele mesmo tecer seu artesanato intelectual científico.
O livro didático como recurso metodológico pode contribuir para a ampliação das discussões, neste caso, de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, quando articulado a outros debates, tais como a alfabetização científica, métodos e metodologias de pesquisa e produção de experimentos escolares.
Entendemos que a dinâmica de articulação entre BNCC e o livro didático se efetiva por meio das narrativas que compõem as políticas curriculares vigentes. No entanto, professores e professoras devem estar atentos aos elementos que não se estruturam, tão pouco efetivam as realidades escolares, sociais e políticas que se inserem no contexto da sala de aula.
Diante disso, todo recurso metodológico e os debates que esses instrumentos constroem devem passar pela percepção docente, levando em consideração as reais necessidades que a sala de aula exige, bem como estar atentos aos discursos presentes em cada objeto de conhecimento presente, neste caso, no livro didático, pois ao analisar antecipadamente esses recursos, pode subverter, se necessário, as narrativas presentes naquela conteúdo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação.2023. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-at023uacao/eb/programa-nacional-do-livro-e-do-material-didatico-pnld. Acesso em 20.01.2024.
LÜKDE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula/ Ana Maria Pessoa de carvalho, (org.). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
STORT, E.V.R. Cultura, imaginação e conhecimento: a educação e a formalização da experiência. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências biológicas. São Carlos: UFSCar, 2005 (relatório).
ZOMPERO, Andreia de Freitas. Atividades investigativas para as aulas de ciências: um diálogo com a teoria da aprendizagem significativa. 1. ed – Curitiba: Appris, 2016.
[*] Graduando do 8° período do curso de pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFAM. email: augusto75@gmail.com
[†]Graduanda de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFAM. email:daniellerose.vencer@gmail.com
[‡] Graduanda de Pedagogia da Faculdade de Educação FACED/UFAM. email: m.robernila@gmail.com
[§]Graduanda do 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Faced/UFAM. email: walescaafs@gmail.com
[**] Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação (FACED) e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. email:rozanealonso@ufam.edu.br