Tecnologia como recurso pedagógico
José Dias Moreira[[i]]
Valdecira Aparecida da Silva Moreira[[ii]]
Resumo: O presente artigo se propõe, a partir da revisão da literatura desvendar da importância dos recursos tecnológicos educacionais, seus efeitos, positivos e ou negativos. O resultado desse estudo aponta para a necessidade de investimento na formação do professor com vistas no conhecimento de métodos e técnicas de ensino envolvendo os aparatos tecnológicos.
Palavras-chave: Tecnologia. Mudanças. Professor.
Abstract: This article proposes, based on a literature review, to reveal the importance of educational technological resources, their positive and/or negative effects. The result of this study points to the need for investment in teacher training with a view to knowledge of teaching methods and techniques involving technological devices.
Keywords:. Technology. Changes. Teacher.
Introdução
Esse artigo emergiu de pesquisa bibliográfica, com interpretação a luz da experiência docente adquirida ao longo dos anos de 1986 a 2021,
A relevância da pesquisa está na busca pela compreensão, objetiva o desvendar da importância dos recursos tecnológicos educacionais, seus efeitos, positivos e ou negativos.
Frente ao trabalho como professor, que atuou nos anos iniciais da educação básica por mais de três décadas, período esse vivenciando várias fases educacionais, desde o trabalho na zona rural, no qual carregava livros, cadernos, apostila em um trajeto de 20 quilômetros a pé, sem o menor recurso tecnológico, contando apenas com quadro, giz e criatividade, até o trabalho como coordenador do laboratório de informática em uma escola na zona urbana com vários equipamentos tecnológicos e formações continuada, surge a indagação quais os pontos positivos e negativos dos recursos tecnológicos na educação?
Libâneo (2004), defende que os educadores comprometidos com a transformação social precisam dispor de conhecimentos para repensar formas de funcionamento das escolas.
Wolton (2004, p. 18) afirma que “o mais importante, na informação e na comunicação, não são as ferramentas nem os mercados, mas os homens, a sociedade e as culturas”.
Pirozzi,(2013) afirma que o grande desafio para os profissionais da educação no século XXI está na utilização da tecnologia no cotidiano da sala de aula.
Do tradicional ao uso da tecnologia na educação
O labor diário do professor, consiste no olhar diferenciado para sua profissão, nesse ínterim Pirozzi, (2013) afirma que “O professor pode fazer uso de diferentes tecnologias para inovar em sala de aula” ou não dependendo de sua formação, sua criatividade, suas crenças etc.
Sabe-se que para o professor que teve sua formação nos pilares da educação tradicional, a mudança pode ser um processo doloroso e sem acompanhamento pedagógico, pode causar danos inimaginável aos alunos.
Na década de 1990 a tecnologia da informação, popularmente conhecida como TIC, desenvolveu-se como a principal ferramenta para auxiliar a gestão das organizações. (SVEIBY, 2003). Em momento de metamorfose educacional a tecnologia propiciou ganho de produtividade, e redução de custos financeiros.
Libâneo (2012) destaca que a escola é influenciada pela estrutura econômica e social além das decisões políticas e relações de poder em vigor que permeiam o cotidiano educacional.
A escola não pode eximir-se, de acompanhar as mudanças sociais de cada época. As formações continuadas nas escolas auxiliam e muito nesse processo, os momentos de roda de conversa, o apoio profissional de cada componente do grupo pode fazer a diferença entre a utilização do novo, dos recursos tecnológicos com qualidade educacional ou apenas um faz de conta.
Nesse contexto Moran (2004, p. 07) ressalta que, o campo da pesquisa, da comunicação e o da produção, que a pesquisa individual, experiências, projetos, textos, a realização de debates off e on-line contribuem para o emprego de forma coerente dos recursos tecnológicos.
Guimarães (2011) aborda que:
O significado de “conhecer” mudou, pois, em vez de ser capaz de lembrar e repetir informações, é mais importante ser competente na busca e utilização destas. Hoje se encontram padrões distintos de aprendizagem, que prometem afetar profundamente as instituições educacionais. (GUIMARÃES 2011, p.128)
Ao resistir em aprender o professor pode comprometer o andamento e objetivos educacionais é notório que os alunos a três décadas atrás aprendiam de forma diferente, viviam em cultura diferente, o fazer pedagógico de excelência nos anos 80, pode se traduzir em fracasso total nos anos de 2024, período esse de sociedade liquida, onde tudo ocorre de forma rápida, o método de decorar e repetir não tem espaço real na vida dos alunos.
Moran (2007) afirma que as tecnologias são meio, apoio, mas com o avanço das redes, da comunicação em tempo real e dos portais de pesquisa, transformaram-se em instrumentos fundamentais para a mudança na educação.
Desafios tecnológicos na educação
Moran (2009, p. 32) define que cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
Sobre a importância das mudanças Macedo (2010) assegura que o indivíduo aprende de acordo com o contexto no qual está inserido.
Nesse sentido, Arruda (2020) alerta para a importância do planejamento, o envolvimento, a participação de diferentes profissionais.
Entre os desafios tecnológicos na educação, principalmente na pública está a deficiência de planejamento a médio e a longo prazo, a escassez dos recursos financeiros destinados à educação, principalmente a formação em serviço para professores.
Sobre os desafios educacionais Silva, Barreto e Silva (2017), esclarecem:
Integrar currículo e tecnologia não se resume à digitalização do conteúdo. Em outras palavras, não se trata de substituir quadro e giz por lousas digitais ou cadernos por computadores portáteis. Isso porque a mera transposição não traz nada novo às práticas escolares – é apenas uma prática tradicional “fantasiada” de inovadora. (SILVA, BARRETO e SILVA 2017, p.455).
Não basta apenas afirmar que a escola tem diversos aparato tecnológicos, sem o investimento no professor, na formação em serviço, a tecnologia por si só não produz resultados positivos. Pirozzi (2013) esclarece que:
O grande cerne para que o processo educativo dê certo, isto é, gere aprendizagem efetiva, não está no quanto de tecnologia possui a escola, muito menos, se estas tecnologias são de última geração. O diferencial está na ação / uso da mesma. (PIROZZI,2013 p.14)
Em relação as mudanças na forma de aprender dos alunos veja Pirozzi (2013):
Nos dias atuais, os alunos não são mais passivos. Eles querem construir junto com os professores, tem iniciativas e, com o advento da internet, facilitou o modo de conhecer não-linear. Os alunos, acostumados com a linguagem da internet, por meio dos hipertextos e hiperlinks, começam a fazer várias coisas ao mesmo tempo, começam leituras que não terminam e seguem outros links que mais lhe agradam e que convergem em conhecer tudo mais rápido, individualizando o processo educativo e informativo. (PIROZZI,2013 p.6).
Entre os desafios tecnológicos da educação para os professores com formação tradicional apresenta se a compreensão, o entendimento de que alunos, antes aprendiam de forma linear, nos dias atuais aprendem de forma não-linear. Isso requer novas estratégias pedagógica docente.
Considerações Finais
Entre as exigências cotidiana escolar, (Leis, Portarias, Regimentos) desponta a capacidade docente, as competências para saber transformar exigências e conhecimento da realidade em aprendizagem significativa.
Nesse processo Moran (2007) compreender que:
É importante humanizar as tecnologias: [estas] são meios, caminhos para facilitar o processo de aprendizagem. É importante também inserir as tecnologias nos valores, na comunicação afetiva, na flexibilização do espaço e tempo do ensino-aprendizagem. (MORAN, 2007. p. 38).
A escola não pode ser ditadora, cada professor deve sim, ter a liberdade de encontrar a melhor forma pedagógica de ensinar, mas isso não exime o educador de participar das formações encontros e discussões sobre a utilização dos recursos tecnológicos. Precisa-se conhecer, compreender para posteriormente colocar em prática.
Sobre a importância dos cursos e capacitação para os professores veja Pirozzi (2013)
Às vezes, nos deparamos com muita parafernália eletrônica e o professor não capacitado para utilizar as mesmas. O que é preciso urgentemente é saber como reconhecer essas tecnologias e adaptá-las as nossas finalidades educacionais (PIROZZI,2013 p.17).
Ressalta-se que o conhecimento produz transformações, que professores motivados, conhecedores do currículo escolar, da didática da utilização dos recursos tecnológicos produzem resultados extraordinários.
Investimentos financeiros em recursos tecnológicos são necessários, no entanto o investimento em formação docente, produz transformações no labor do professor.
Referências
ARRUDA. E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista De Educação a Distância. v. 7, n.1, p. 257-275, 2020.
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SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Tradução de: ADGHIRNI, Zélia Leal. UnB. 2004.
[[i]]Professor na Rede Estadual de Ensino desde 1986, Pedagogo, Especialista em Mídias na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino jd_moreira@hotmail.com
[[ii]]Professora na Rede Estadual de Ensino, Pedagoga, Especialista em Mídias na Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Gestão Escolar, Mestra em Ciências da Educação. email: valdeciracolorado@hotmail.com