O filme Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina recupera e apresenta novas histórias e curiosidades sobre um dos períodos mais conhecidos e celebrados da história da música brasileira, tratando de um disco que até hoje povoa o imaginário e os sentimentos de gerações. O filme retrata a saga sonora de Milton Nascimento, do adolescente Lô Borges, e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flavio Venturini, Wagner Tiso, Marcio Borges, que transformou e revolucionou a música brasileira. As imagens do filme, impregnadas pelas canções, são traduções visuais desse clássico da música mundial, lançado em 1972.
Segundo a Diretora Ana Rieper “construir uma narrativa audiovisual para a música do Clube da Esquina é tocar em uma matéria de sonho. Uma musicalidade complexa, com referências muito diversas, que criou algo inteiramente novo na música brasileira e mundial, abriu, para mim, um universo imenso de possibilidades para este filme. Este poderia ser um filme sobre política, sobre amizade, sobre juventude, sobre a vida de músico, sobre poesia, sobre o Brasil. Todos temas transversais de toda essa obra. E todos temas que estão no filme.” Ana Rieper é documentarista, dirigiu Saara (1998) e Mataram meu gato (2006) e já assinou Vou Rifar meu Coração (2011) documentário sobre o universo da música brega.
Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina chega aos cinemas dia 28 de março em 20 cidades – Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
NADA SERÁ COMO ANTES – A música do Clube da Esquina
Brasil, 2023, 79 min, cor/p&b
Sinopse: O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
Direção e roteiro: Ana Rieper
Direção de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC
Montagem: Pedro Asbeg | André Sampaio
Consultor Musical: Charles Gavin
Produção Artística: José Roberto Borges
Pesquisa de Imagem: Antônio Venâncio
Produção executiva: Suzana Amado
Direção de Produção: Maria Bulcão
Colaboração de roteiro: Marcio Borges
Edição de Som: Maria Muricy, ABC
Som direto: Valéria Ferro
Mixagem: Cristiano Scherer
Elenco: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Flavio Venturini, Marcio Borges, Murilo Antunes, Tavinho Moura, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva, Novelli, Nelson Ângelo, Luiz Alves, Duca Leal, Telo Borges, Marilton Borges, Paulinho Saturnino, Beto Lopes, Paulo Vilara
Coprodução: Canal Brasil
Distribuição Lira Filmes e Vitrine Filmes (Sessão Vitrine Petrobras)