O Contribuição DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francieli Cristine Cardoso[1]
Luan Brenner da Costa[2]
Mario Marcos Lopes[3]
Resumo: Esta abordagem literária apresenta um estudo sobre a Educação Infantil, delimitando as atividades com literatura em sala de aula com o objetivo de estudar e evidenciar a valorização do tema abordado. Nesta pesquisa foram desenvolvidas abordagens metodológicas em referências teóricas, artigos e periódicos, que visam compreender alguns conceitos que norteiam a Educação infantil. Justifica-se devido à importância desse hábito, que se deve fazer presente desde primeiros dias de vida e sendo um ato para a vida toda, pois a leitura auxilia no andamento dos estudos, pelo desenvolvimento do processo cognitivo intelecto, e pelos diversos sentimentos assimilados durante a leitura de um bom livro. E assim considera-se que, que através desse ambiente de conhecimento (a literatura) o aluno tem enriquecimento cultural, agregando valores até então desconhecido, soma-se o aprendizado de novas palavras, novos sons, que são incluídos ao vocabulário por meio da escuta, além de sentimentos, que são passados e as crianças sentem ao escutar as histórias infantis.
Palavras-chave: Leitura. Educação Infantil. Aprendizagem.
Abstract: This literary approach presents a study on Early Childhood Education, delimiting activities with literature in the classroom with the aim of studying and highlighting the appreciation of the topic addressed. In this research, methodological approaches were developed in theoretical references, articles and journals, which aim to understand some concepts that guide Early Childhood Education. It is justified due to the importance of this habit, which must be present from the first days of life and being an act for a lifetime, as reading helps in the progress of studies, through the development of the intellect and cognitive process, and through the various feelings assimilated during reading a good book. And so it is considered that, through this knowledge environment (literature), the student has cultural enrichment, adding values hitherto unknown, adding to the learning of new words, new sounds, which are included in the vocabulary through listening , in addition to feelings, which are passed on and children feel when listening to children’s stories
Keywords: Reading. Child education. Learning.
1 Introdução
A literatura infantil oferece aos estudantes oportunidades de desenvolvimento linguístico, cognitivo e diversas outras experiências enriquecedoras. O professor desempenha um papel fundamental ao estimular a leitura desde os primeiros anos de escolaridade, visando a impactar positivamente o futuro da criança. Quanto mais cedo se inicia o contato com obras literárias, mais favorável é o desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação. O objetivo deste trabalho é discutir a incorporação do hábito da leitura e da literatura infantil no desenvolvimento dos educandos, adotando essas estratégias como ferramentas para aprimorar a aprendizagem na Educação Infantil. A metodologia empregada será a pesquisa bibliográfica, utilizando fontes como livros, artigos e periódicos, baseando-se nas propostas de Marconi e Lakatos (2021), Michel (2015) e Gil (1994).
A justificativa para esse estudo decorre da constatação de que a literatura infantil desempenha um papel crucial como ferramenta para estimular o interesse e o gosto pela leitura nas crianças. Essa literatura está profundamente enraizada no contexto social, tanto na forma ficcional quanto na realidade. Dessa forma, é de grande importância aproximar as crianças dos livros literários, permitindo-lhes reconhecer as semelhanças e diferenças entre o mundo real e o ficcional, assim como entre a dimensão educativa e o entretenimento. Consequentemente, torna-se evidente o impacto da narrativa no ambiente infantil, não apenas na maneira como o futuro leitor compreende o mundo, mas também na forma como suas emoções são despertadas
2 A Literatura Infantil
A literatura abrange a realidade extratextual, englobando o contexto das ações, o ambiente em que ocorrem, normas e valores representados, bem como elementos e tradições literárias. Esses textos literários desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem e na expansão da imaginação (ROCHA, 1983). Através da leitura, estimula-se o crescimento do pensamento infantil; ao ouvirem histórias, as crianças experimentam emoções e vivenciam fantasias.
O contato da criança com os livros enriquece sua perspectiva de mundo. A literatura infantil oferece uma oportunidade não apenas para adquirir conhecimento cultural, mas também para o encontro e identificação com conflitos, alegrias, medos e tristezas (ROCHA, 1983). Neste contexto deve-se entender que a literatura infantil é uma alternativa e ferramenta pedagógica prazerosa na construção do conhecimento. Influenciando na formação da criança que passa a conhecer o mundo em que vive e a compreendê-lo, visando que as histórias aguçam a curiosidade em querer saber cada vez mais sobre o mundo mágico da leitura.
Para Machado (2001, p. 23) “é preciso ensinar aos estudantes a beleza da língua e reafirma a noção de que o livro é um amigo que está sempre do nosso lado”. A literatura infantil é um grande auxiliar na educação infantil e para o aprendizado e principalmente no processo de alfabetização, vivenciando situações inexplicáveis, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e posteriormente o bom hábito para a leitura (MAIA, 2007).
A literatura infantil também possui um cunho evolutivo, se trabalhada adequadamente, contribui na sua formação e nos traços da personalidade da criança e na visão de ver o mundo (ABRAMOVICH, 1997). A literatura infantil auxilia e desperta nos estudantes o gosto pela leitura, além do desenvolvimento social, intelectual entre outros. Nesse contexto essa pratica pedagógica, exerce uma função importante na aprendizagem, e no uso da comunicação durante toda a vida.
A infância e a Educação infantil tiveram um longo percurso na história da humanidade, ainda hoje é levanta muitas discussões pertinentes ao seu respeito, porém essa modalidade possui os princípios importantíssimos para o desenvolvimento infantil.
A Educação Infantil é a primeira fase da educação formal e atende crianças de 0 a 5 anos (SENADO FEDERAL, 2017), essa introdução no meio educacional tem como objetivo criar situações que auxiliem as crianças nos aspectos sociais, psicológico, cognitivo, educacional, por isso não deve ser entendida apenas como uma referência para cuidar e proteger, mas também o de educar, com a intenção de formar indivíduos capazes de viver em sociedade. O ambiente da educação infantil é repleto de novos conhecimentos, cabe ao professor disponibilizar de meios para agregar valor a suas aulas, e torná-la mais interessante.
A educação evidencia aos estudantes e professores muitos desafios, escolher boas formas de comunicação e de aprendizado, faz a diferença nos objetivos a serem alcançados. Valorizar a educação é apostar no ser humano, em sua totalidade, em seu corpo, em seu meio ambiente, nas suas preferências, nos seus gostos, nos seus prazeres, enfim, em suas relações vivenciadas. A leitura é uma maneira de “fixar” o conhecimento, é uma das formas mais eficientes no desenvolvimento sistemático da linguagem e do exercício intelectual.
“A leitura exige um grau maior de consciência e atenção, uma participação efetiva do recebedor-leitor” (CUNHA, 2003, p. 47). A leitura auxilia na linguagem verbal e para o desenvolvimento da criança, cabe a professora utilizar de meios que auxiliem as crianças no gosto pela leitura (ANDRADE, 2007). Segundo Rocha (1983, p. 91):
[…] a leitura não deveria ser encarada como uma obrigação escolar, nem deveria ser selecionada, vamos dizer, na base do que ela tem de ensinamento, do que ela tem de ‘mensagem’. A leitura deveria ser posta na escola como educação artística, ela devia posta na escola como uma atividade e não como uma lição, como uma aula, como uma tarefa. O texto não devia ser usado, por exemplo, para a aula de gramática, a não ser que fosse de uma maneira muito criativa, muito viva, muito engraçada, muito interessante, porque se assim não for faz com que a leitura fique parecendo uma obrigação, fique parecendo uma tarefa e aquela velha frase de Monteiro Lobato – ‘É capaz de vacinar a criança contra a leitura para sempre.
Os professores devem ser os apreciadores da leitura, e deverão ler todos os dias para seus estudantes, buscando novas histórias, incentivando a leitura em seu cotidiano, como prioridade para seu desempenho escolar, buscando um fazer fundamentado no ensino de leitura com qualidade.
Para colocar as práticas pedagógicas de leitura os professores devem elaborar condições para que a leitura aconteça, o ambiente deve está claro e tranquilo. O professor por meio da leitura deve informar ensinar ou treinar, a leitura deve dar prazer, encontrará meios de mostrar isso à criança. (ANDRADE, 2007)
De acordo Abramovich (1997, p. 23) “quando a criança sabe ler é diferente sua relação com as histórias, porém, continua sentindo enorme prazer em ouvi-las”. Assim, ao ouvir histórias infantis a criança está desenvolvendo, sua imaginação. Enfim, a literatura infantil é um espaçoso campo de estudos, e um material encantador, porém cabe ao professor, buscar os livros corretos e específicos para atrair a atenção das crianças, para estimular esse hábito saudável que é o da leitura.
3 Considerações finais
Há várias abordagens para incentivar os estudantes em seu processo de aprendizado, e essas abordagens servem como referências. Assim, é evidente que o professor deve estabelecer objetivos claros para orientar o desenvolvimento de suas aulas. Nesse sentido, observa-se que a literatura infantil, quando incorporada pelo professor desde os primeiros anos da educação escolar, se revela como uma ferramenta lúdica e prazerosa para o aprendizado. Essa abordagem auxilia não apenas a absorção de conhecimento, mas também faz com que a criança desenvolva um gosto pela leitura, tornando-se um apreciador de bons livros. Isso, por sua vez, contribui para o contínuo crescimento da criança.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4.ed. São Paulo: Scipione,1997.
ANDRADE, Ludmilla Thomé de. Professores leitores e sua formação: transformações discursivas de conhecimentos e de saberes. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. 18.ed. São Paulo: Ática, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia científica. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MAIA, Joseane. Literatura na Formação de Leitores e Professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
ROCHA, Ruth. Pra não vacinar a criança contra a leitura. Leitura: teoria & prática, v. 2, p 3-10, out., 1983.
SENADO FEDERAL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
[1] Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luís; Graduada em Pedagogia (Unopar). E-mail: francieliccardoso1989@gmail.com
[2] Especialista em Gestão Pública e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís; Professor Conteudista do Curso de Pós-graduação da Faculdade Metropolitana.
[3] Docente da Faculdade de Educação São Luís e do Centro Universitário Barão de Mauá; Tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).