Coordenador pedagógico destaca a importância das habilidades socioemocionais para lidar com o último semestre do ano letivo
Agosto marca o início do segundo semestre e o encaminhamento para o encerramento do ano letivo. Após o período de férias, estudantes e educadores retornam para a rotina escolar e dão início a um período mais intenso de aulas, trabalhos, avaliações e pressão por resultados de aprendizagens. Nesse momento, o preparo socioemocional, tanto dos educadores quanto dos estudantes, torna-se necessário para o planejamento do último semestre de maneira eficiente e saudável.
Para o coordenador pedagógico Felippe Tribuzzi, o desempenho acadêmico do estudante é reflexo da recepção escolar no período pós-férias.
“É legal que o estudante tire um momento para (re)pensar as metas que estejam relacionadas aos propósitos dos seus estudos e, assim, criar o hábito de separar as maiores metas em pequenas tarefas que devem ser feitas a cada mês. A escola também deve estar atenta para acompanhar o desempenho do estudante no retorno e oferecer o aporte necessário para ajudá-lo a estar no ritmo das propostas em andamento.”, conta Felippe, que é Gerente de P&D e Coordenador Pedagógico na Academia Soul, empresa especializada em educação socioemocional.
O Programa Mind, da Academia Soul, é um método baseado nas técnicas de Mindfullness ou Atenção Plena, desenvolvido em diversas escolas do país. As técnicas têm o objetivo de fortalecer habilidades para que as pessoas possam lidar melhor com seus pensamentos e suas emoções. A escola dos tempos modernos vem suscitando cada vez mais um aprendizado completo, e não apenas conteudista, de forma que o jovem possa chegar ao final da Educação Básica com capacidades para o mundo do trabalho, mas também com competências socioemocionais para o exercício da cidadania.
“O que a ciência comprova é que o Mindfulness cria uma ponte entre pensamentos e emoções, ajudando os estudantes a melhorarem o foco, a concentração, o equilíbrio emocional, a criatividade, a resiliência e a saúde. Ele ajuda os estudantes a encararem as situações do cotidiano de maneira mais positiva, ao evitar o permanente estado de ansiedade, tão comum nos dias de hoje.”, relata Felippe.
Além das práticas de atenção plena, que garantem que o estudante desenvolva mais domínio sobre a própria concentração, o conteúdo de cada módulo do Programa Mind é pensado para proporcionar uma verdadeira jornada de transformação, com estímulos a reflexões importantes que podem melhorar a experiência de vida. Tribuzzi também listou algumas dicas para esse momento do retorno às aulas após período de férias:
1. Planejar os meses do segundo semestre letivo
O estudante deve pensar não somente nas atividades escolares previstas em Calendário Escolar, mas também nas tarefas pessoais, além da entrega de trabalhos, período de avaliações de aprendizagem, feiras etc.
2. Organizar o espaço de estudo dentro de casa
Fazer uma checagem dos materiais de estudos que serão necessários para as atividades escolares.
3. Regular o sono
(Re)definir a hora de dormir e acordar para regular o sono e ser mais produtivo nas atividades rotineiras.
4. Cuidado com a alimentação
Se atentar para os alimentos, tornando-os adequados nutricionalmente, com o devido aporte calórico para o melhor funcionamento do corpo e da mente.
5. Exercitar-se
Praticar alguma atividade física para manter o corpo em movimento e para manter o cérebro funcionando melhor.