O USO DO ÁBACO DE COPOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O ENSINO DE DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Núbia Gabrieli Barbosa de Camargos *
Leia o artigo em PDF
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo demostrar o que é e como se utiliza o ábaco de copos. Relata brevemente alguns motivos que levam os alunos a ter aversão perante a matemática. Defende ainda como o ábaco de copos pode ser utilizado como uma metodologia de ensino cujo foco é facilitar o ensino de operações de adição e subtração, correlacionando o uso do ábaco com o ensino do sistema numeral decimal.
PALAVRAS-CHAVE: Ábaco de copos. Ensino de Matemática. Meios de se ensinar adição e subtração. Aprendizagem.
ABSTRACT
This article aims to demonstrate what is and how to use the glass abacus. Briefly reports some reasons that lead students to have an aversion to mathematics. It also defends how the abacus of cups can be used as a teaching methodology whose focus is to facilitate the teaching of addition and subtraction operations, correlating the use of the abacus with the teaching of the decimal numeral system.
KEYWORDS: Abacus of cups. Teaching Math. Ways to teach addition and subtraction. Learning.
* Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMG/Divinópolis. E-mail: nubia.1692744@discente.uemg.br.
** Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá e professora na UEMG/Divinópolis. E-mail: karina.carvalho@uemg.br.