A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil:
O Lúdico e a Escola
Kamilla Alexsandra Cruz*
Resumo
Palavras-chave: Aprender. Lúdico. Aprendizagem infantil. Desenvolvimento.
Abstrac
The objective of this article is to emphasize that plying cannot only be seen as mere entertainment that takes place at home and on the street, and the school as a space exclusively for the transmission of knowledge. The act of playing is something fundamental to child development, and nowadays it is necessary that the teacher is based on the knowledge about the ludic for the construction of a playing school, in which knowledge is anchored in the intertwining between playing and learning, with a focus on in child development and learning focused on inclusive education. It is known that through games the child can stimulate the development of their logical reasoning, cooperation, creativity, coordination, imagination and socialization.
Keywords: Learn. Ludic. Child learning. Development.
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*Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Caratinga. Pós-graduação em Docência em andamento pelo Instituto Federal de Minas Gerais. E-mail kamila-cruz@live.com
Introdução
A infância é uma das fases mais importantes da vida, essa etapa deve ser observada e priorizada por educadores e pais. Pode ser considerada como umas das mais belas etapas da vida, nesse período ocorrem várias transformações e descobertas, as crianças começam a entender o mundo e se perceber nele. Nesse contexto, as atividades lúdicas, envolvendo principalmente jogos e brincadeiras, ajudam a promover o desenvolvimento integral da criança, proporcionando que a mesma aprenda brincando, descubra um mundo diferenciado e consequentemente agregue conhecimentos adquiridos durante as práticas.
O presente artigo tem como objeto de estudo a importância do lúdico voltado para jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem de alunos da Educação Infantil. Para isto foi realizado uma pesquisa bibliográfica do tema através de livros, revistas, internet entre outros. Assim foi realizado um levantamento teórico objetivando a compreensão do conceito lúdico dos jogos e brincadeiras e procurando diagnosticar como os mesmos podem auxiliar docentes no aprimoramento do processo de ensino em sala de aula.
Fundamentação Teórica
Importância de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Segundo Fantacholi ([s/d], p.3), na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social.
O brincar é intrínseco à constituição do ser criança, sendo a linguagem central e inerente da infância. Através do brincar as crianças desenvolvem habilidades de interação no meio social, emocional, cognitivo e intelectual. É por meio de brincadeiras e jogos, que fazem escolhas, descobertas, e exercem autonomia com relação a suas próprias ferramentas de conexão com que as cerca. Diante de tal relevância, no contexto educacional e legislativo, brincar é um direito e um dos principais passos para uma educação integral. Educação integral esta, que compreende que a educação deve garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
No momento em que ela brinca a aprendizagem acontece, porque a “aprendizagem é construção do conhecimento”. (QUEIROZ, 2003 p.22). Na brincadeira a criança se solta, deixa sua liberdade e sua criatividade fluírem podendo assim descobrir-se como pessoa. Isso, porém, ocorre de forma sistematizada, quando há a participação do professor como mediador do processo, dialogando com a criança e criando situações de jogos e brincadeiras que mobilizam saberes e promovem a construção de novas aprendizagens. Brincar é uma “proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente”. (QUEIROZ, 2003, p. 38).
Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da Educação Infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder”. (QUEIROZ, 2003, p.158).
Este estudo, por sua vez, assume também a importância de se falar do papel do docente e suas concepções referentes ao conhecimento lúdico, favorecendo o repensar da sua prática pedagógica, sabendo que é primordial que ele conheça bem a construção do desenvolvimento infantil, entenda, e tenha consciência de que é necessário que a criança possa construir novos conhecimentos advindos de metodologias mais atrativas como o jogar e o brincar.
Para tanto, é necessário que o professor fundamente seu fazer pedagógico em sala de aula, conhecendo por meio de estudos e pesquisas como o recorrer a jogos e brincadeiras, é criar na sala de aula um ambiente de motivação que permite aos alunos participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem, assimilando experiências e informações, incorporando atitudes e valores. Complementando o pensamento, temos a afirmação de Ferreira (2006, p. 40) onde coloca que “educadores devem tentar criar espaços de liberdade na sua prática educativa, buscando alternativas que estimulem à imaginação, a inspiração, a motivação pessoal e também de seus alunos”. Mas, para isso, a criança precisa se sentir segura para confiar em seu professor e por isso as atividades envolvendo a ludicidade devem ser bem planejadas e executadas, possibilitando a aprendizagem através do brincar.
Ao utilizar jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na educação infantil o professor desenvolverá no aluno a criatividade, a socialização, a participação, a espontaneidade, as regras, de maneira a aumentar sua autoestima quando adulto.
Desta forma, entende-se que um bom educador é aquele que reflete sobre suas práticas pedagógicas, organizando suas abordagens metodológicas de acordo com as atividades lúdicas que são seu eixo na aprendizagem. Deste modo, o papel do professor é formar um aluno motivado e consciente que consegue entender a importância que este tipo de atividade trás para sua vida. (MARINHO et al., 2007).
É perceptível que o brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança, por isso a escolha do tema. Através da brincadeira é possível trabalhar o lado motor, cognitivo, social e emocional do indivíduo. Na Educação Infantil a criança, por não saber ainda expressar seus desejos através de palavras ou frases, comunica-se com o corpo e, em uma brincadeira, é possível entendê-la. Esta é a fase do brincar, de desenvolver a criatividade, a imaginação, do aprendizado de regras etc.
Diante disto é essencial que a escola tenha profissionais de qualidade, preparados e que defendam a prática do brincar nas instituições. Nesse sentido, a escola tem um papel muito importante como facilitadora das aprendizagens, estimulando o desenvolvimento integral da criança através do trabalho em torno de desafios, fazendo com que ela explore, crie e desenvolva sua habilidade com o objetivo de expandir seu potencial. Deste modo, proporciona um meio para que a aprendizagem possa ocorrer, colaborando para a formação do indivíduo em cada fase de seu desenvolvimento.
Com os jogos e brincadeiras surge um aprender brincando, tornando-se assim um recurso e um instrumento de grande valia no ensino-aprendizado das crianças da Educação Infantil. Através dos brinquedos e dos jogos é despertado nas crianças características como observação, reflexão, raciocínio, coordenação motora, comunicação, diferentes pensamentos, maneiras de agir em diferentes situações, o respeito a outros colegas, a solidariedade, surgindo também o medo, indecisões e as maneiras de resolução para diversas situações que possam impedir o bem-estar das crianças no brincar.
Segundo Piaget (1975), os jogos estão diretamente ligados ao desenvolvimento mental da infância; tanto a aprendizagem quanto as atividade lúdicas constituem uma assimilação do real. Enquanto que Almeida (1995) diz que a brincadeira simboliza a relação pensamento ação da criança, e, sendo assim, constitui-se provavelmente na matriz formas de expressão da linguagem (gestual, falada e escrita).
É importante também ressaltar, que muitas vezes os educadores utilizam espontaneamente jogos em sala de aula sem, no entanto, entender como dar encaminhamento ao trabalho, depois do jogo em si. Isto é, com um fim em si mesmo, “o jogo pelo jogo, ou imaginando proporcionar somente alegria e diversão. Os jogos e brincadeiras enquanto recursos pedagógicos na aprendizagem devem ser encarados de forma séria, competente e responsável, tanto para educadores em trabalhos escolares, quanto para psicopedagogos nas intervenções de problemas de aprendizagem, ou seja, empregado de maneira correta poderá oportunizar ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagens em múltiplos aspectos.
Segundo Tezani (2004) O jogo não é simplesmente um “passatempo”, é através dele que a criança pode brincar naturalmente sendo criativa em descoberta do seu próprio eu. O jogo se torna essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. As crianças ficam mais motivadas a jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais. Piaget (1974) elucida que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.
Neste sentido é perceptível que antes de o professor utilizar determinada ludicidade como ferramenta didática, este deve planejar e selecionar jogos que atendam os objetivos e conteúdos propostos para aquela determinada faixa etária. Aspectos como grau de dificuldade, interesse do aluno, caráter desafiador, número de participantes, espaço e material, sendo estes recursos indispensáveis para um bom decorrer de aula (MARINHO et al., 2007).
Para FREIRE (1992) o fundamental é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança, e que o corpo e a mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo, ambos devem ter assento na escola, não um (a mente) para aprender e o outro (o corpo) para transportar, mas ambos para emancipar. Então, o jogo é o grande instrumento pedagógico nesta perspectiva, pois enquanto a criança brinca, ela aprende de maneira prazerosa.
Como visto, o ato de jogar e brincar precisa ser melhor compreendido e encontrar maior espaço na educação. Na medida em que os professores compreendem toda sua capacidade e potencial de contribuição no desenvolvimento infantil, grandes mudanças irão acontecer aos sujeitos que estão inseridos nesse processo (FRIEDMANN, 1992).
Metodologia
A metodologia do estudo foi bibliográfica e teve como finalidade compreender um conjunto de técnicas e métodos que permitiram levar ao conhecimento científico pertinente. Essa pesquisa se refere ao instrumento de captação ou manipulação da realidade associada a caminhos, formas, métodos e procedimento que fará com que atinja um determinado fim (VERGARA, 2009).
A metodologia significa a organização de um estudo sistemático, com base numa pesquisa, investigação, ou seja, um método de estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos para se realizar um estudo, ou para se fazer ciência. Etimologicamente, e definido como o estudo dos caminhos, dos instrumentos utilizado para fazer uma pesquisa científica (GERHARDT; SILVEIRA, 2009).
O objetivo de uma metodologia bibliográfica é aplicar procedimento que visa atender a descrição de um fato científico, desenvolvido com materiais já elaborados, como: livros, artigos, revistas online, monografias, dissertações teses e congressos, que serviram como embasamento para o desenvolvimento presente no estudo (GIL, 2008).
O intuito da pesquisa foi o de buscar mostrar a importância dos jogos e brincadeiras para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica através de um levantamento teórico objetivando a compreensão do conceito lúdico dos jogos e brincadeiras procurando diagnosticar como os mesmos podem auxiliar na aprendizagem das crianças da Educação Infantil.
A presente pesquisa foi selecionada em função de estabelecer uma identificação das principais produções científicas que têm a capacidade de promover o conhecimento científico importante dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento cognitivo e na realização de atividades em sala de aula pela criança. Dessa maneira, a proposta ao tema e o tipo de metodologia utilizados serviram para um fim, ou seja, alcançar a temática sobre a importância dos jogos e brincadeiras como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento cognitivo da criança nos anos iniciais.
Discussões
Pensando no objetivo do estudo que trata os jogos e brincadeiras como uma importante ferramenta usada pelos professores para um efetivo processo de ensino-aprendizagem, é possível afirmar que a educação infantil precisa de um processo de formação no qual o educador utiliza jogos e brincadeiras como instrumento para realização do aprendizado. Esse processo permite associar a brincadeira lúdica com a interação entre as crianças por meio da socialização e nas relações interpessoal, além de trabalhar o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Os jogos e o brincar, quando introduzido no meio escolar, têm como finalidade apresentar aspectos relevantes à vida da criança através da imitação, da regra e da imaginação, mesmo que essa brincadeira seja inventada. Nesse sentido, o professor utiliza essa metodologia associada ao aprendizado da criança, fazendo com que use como mecanismo na formação da educação, mediando os conhecimentos por meio das brincadeiras e dos jogos, afinal o educador reelabora de forma rica e prazerosa essa alternativa para as crianças.
Nesse sentido, não se pode esquecer que as ferramentas e as grandes descobertas partiram de vários teóricos que contribuíram de alguma forma no processo formativo da criança nos anos iniciais. Vygotsky, Piaget e Kishimoto têm grande contribuição no processo de educação infantil, apresentando uma abordagem explicativa na busca de transmitir de maneira clara e sucinta a melhor maneira de motivar esse contexto do brincar e jogar lúdico. Por isso, seria importante que toda escola fortaleça e o ensino através dos fundamentos transmitidos pelos teóricos da educação infantil, uma vez que essa formação muito contribui para o processo de formação da criança.
A partir da problemática levantada é possível considerar que os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Essa realidade permite alcançar o aprendizado, além de promover a interação do aluno em sala. O professor deve criar mecanismos de acordo com a realidade de cada criança introduzindo o lúdico e observando o nível de entendimento que possa ser alcançado, não esquecendo que as diversas metodologias usadas devem ser consideradas.
Considerações Finais
O estudo em questão buscou analisar os jogos e brincadeiras lúdicas realizadas por meio de um levantamento bibliográfico como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. Considerando o que foi apresentado na presente pesquisa, é possível destacar que a brincadeira de criança não é apenas uma distração ou passa tempo, mas um ato sério, de direito, que precisa ser vivenciado fora e dentro do âmbito escolar, pois contribui para o desenvolvimento infantil nos mais variados aspectos: cognitivo, afetivo, social, moral, cultural e linguístico.
Foi possível identificar através dos resultados apontados que, ao longo da história muitos teóricos contribuíram para alicerçar teorias pedagógicas voltadas para a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, e que contrariava os modelos tradicionais de ensino, baseados no autoritarismo e pressões. Modelos estes, que geram revoltas, frustações, violências e uma aprendizagem sem significação, pois conforme afirma Lima (p. 56, 2003): “[…] este não dá oportunidade de seus alunos se expressarem, pois eles são adestrados e treinados para ocuparem um único lugar na sociedade, o de servos fiéis do sistema”.
Baseado na metodologia abordada em estudo, o presente artigo discorreu à importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na educação infantil por meio de uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou chegar à conclusão que a utilização dessa metodologia beneficia o desenvolvimento e facilita a aprendizagem da criança, com significância, descontração e diversão.
Os professores são de fundamental importância no desenvolvimento da criança, pois é inquestionável que elas aprendem melhor e se sentem motivadas durante as aulas trabalhadas com a didática em estudo. Existe uma maior interação entre professor e aluno durante as aulas trabalhadas com propostas lúdicas, tornando assim o aprendizado mais significativo para o aluno. Porém, há também a importância do investimento no desenvolvimento dos materiais didáticos adaptados e principalmente valorização e investimento na formação continuada de professores por parte dos governantes e gestores educacionais.
Apontando a importância do estudo, sugere-se que a pesquisa sirva como reflexão da importância da didática usada pelo docente em utilizar ferramentas na construção do conhecimento em sala de aula, os jogos e brincadeiras lúdicas são mais um mecanismo significativo para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. Pois através deles pode-se aprimorar na criança o verdadeiro espírito da aprendizagem: o querer aprender.
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