Adriana Augusta de Oliveira
Professora e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras, pós-graduada emLínguaportuguesa; Supervisão e inspeção; Psicopedagogia clínica e institucional e pós-graduandaemDocência com ênfase na educaçãobásica.
Helena Andrade Campos
Professora e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Texto e produção de sentido; Supervisão escolar; Inspeção escolar; Educaçãoempreendedora e pós-graduanda em Docência com ênfase na educaçãobásica.
Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana
Professor efetivo do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFMGCampusAvançado Arcos e coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG- Arcos; graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-MG; mestre em Engenharia deMateriaispela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorando em Química pela Universidade Federal deViçosa, por meio do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, realizadacom os professores de instituições pública e privada do ensino de EducaçãoInfantil,sobre a importância do professor de apoio para o desenvolvimento doalunocomtranstorno de espectro autista (TEA) na educação infantil no processodeensino-aprendizagem. Como referencial teórico foram abordados os trabalhos deMousinho(2010) e Kanner (1943) que discutem, entre outros aspectos diferentes formasdecomo o professor pode trabalhar de maneira a desenvolver as habilidadesdosalunos com TEA na Educação Infantil de modo que o aluno possa ter autonomiaese desenvolver ao longo de sua vida, pois além de apoio é necessário quehajaumolhar singular a fim de que a inclusão realmente aconteça, principalmentenoâmbitoescolar. A metodologia foi por meio de um questionário pelo Googleforms,composto por 12 questões relacionadas ao tema. Em linhas gerais, apesquisaconstatou que o professor de apoio é essencial neste processo, juntamentecomoprofessor regente e toda a equipe pedagógica.
Palavras-chave: Professor de apoio, regente, aluno, TEA.
Abstract: This article presents the results of a field research, carriedout withteachers from public and private institutions of Early Childhood Education, ontheimportance of the support teacher for the development of the student withautismspectrum disorder (ASD) in early childhood education in Brazil. teaching-learningprocess. As a methodology, a questionnaire was developed by Googleforms,composed of questions related to the theme. As a theoretical reference, theworksofMousinho (2010) and Kanner (1943) were approached, which discuss, amongotheraspects, different ways in which the teacher can work in order to developtheskillsofstudents with ASD in Early Childhood Education so that the student canhaveautonomy and develop throughout their lives, because in addition to support, thereneeds to be a singular look so that inclusion really happens, especially intheschool
environment. In general terms, the research found that the support teacherisessential in this process, along with the regent teacher and the entirepedagogical
team. Keywords: Support teacher, conductor, student, TEA.