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Interação Escola-Famílias: Utilização do Google Classroom como Ferramenta de Apoio

Interação Escola-Famílias: Utilização do Google Classroom como Ferramenta de Apoio

 

Breno Valente Fontes Araújo1 Nayara Borges dos Santos2 Joice Stella de Melo Rocha3

 

 

 

Resumo

Breno Valente Fontes Araújo

O artigo busca avaliar a utilização da ferramenta Google Classroom no processo de interação entre escola e responsáveis, em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita por questionário direcionado aos responsáveis pelos alunos. A partir dos resultados apresentados, houve indícios de que, com o uso adequado do Google Classroom pela comunidade escolar (professores, responsáveis pelos alunos e alunos), a interação entre eles tende a ser mais proveitosa, facilitando a troca de informações e produzindo conhecimento compartilhado entre os responsáveis, alunos e o professor, com potencial impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos e no desenvolvimento de habilidades sociais.

Palavras-chave: Google Classroom, TIC, Interação escola pais, Comunidade escolar

Abstract 

The article seeks to evaluate the use of the Google Classroom tool in the process of interaction between school and guardians, in a class in the first year of elementary school. Data collection was carried out through a questionnaire directed to those responsible for the students. From the results presented, there was evidence that, with the appropriate use of Google Classroom by the school community (teachers, guardians of students and students), the interaction between them tends to be more beneficial, facilitating the exchange of information and producing knowledge shared between parents, students and the teacher, with potential positive impact on students’ academic performance and the development of social skills.

Introdução 

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são capazes de afetar profundamente a organização dos sistemas educacionais e o próprio processo ensino- aprendizagem, em termos de conteúdo e organização social da aprendizagem, habilidades de pensamento e papéis de professores, alunos e seus responsáveis (SILVA; LOPES; PENATIERI, 2016). Na era que essas tecnologias são cada vez mais utilizadas, independente do contexto de pandemia, vivenciado nos momentos atuais, a experiência educacional diversificada e de qualidade é a base fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade escolar ativa.

Nayara Borges dos Santos

Por conta disso, as TICs devem ser tratadas de forma estratégica e cada ator tem um papel fundamental nessa transformação. Conforme pontuado por Oliveira (2015), mediado pela escola, a tecnologia tem que ser apoiada por um modelo geral de ensino que encara os estudantes como componentes ativos do processo de aprendizagem e não como receptores passivos de informações ou conhecimento. Cabe à escola, portanto, o papel de oferecer aos estudantes e seus responsáveis, plataformas que eles possam se adaptar e compartilhar (GARUTTI & FERREIRA, 2015).

O envolvimento dos familiares (pais ou outros responsáveis), é de grande importância para o sucesso dos alunos, que por meio de uma comunicação aberta com a escola, é possível que contribuam para a introdução da tecnologia, aumentem o engajamento dos estudantes, ofereçam feedbacks enriquecedores e, mais importante, compreendam e apoiem a iniciativa (FRANÇA, 2018).

Ao estabelecer uma comunicação proveitosa com familiares, a escola evita problemas relacionados àqueles que são a base do ambiente escolar: os alunos (FRANÇA, 2018). Alinhado a isso, as TICs proporcionam soluções simples, flexíveis e de grande alcance, sendo uma ótima opção na comunicação das escolas e professores com os alunos e seus responsáveis, e uma forma dessa comunicação ocorrer é através de um ambiente online para a ampliação da comunicação entre a escola e a família.

Acredita-se, então, que as TICs, conforme apresentadas anteriormente, se apresentem como uma alternativa importante para uma boa interação entre escola e os responsáveis pelos alunos, melhorando o relacionamento entre as partes, principalmente no momento atual de pandemia. O objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso de uma TIC, o Google Classroom, no processo de ensino e aprendizagem de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, tendo como foco a interação entre escola e os familiares responsáveis pelos alunos, sejam os pais ou outros membros da família.

Intervenção/Comunicação Escola – Responsáveis pelos alunos 

Joice Stella de Melo Rocha

O momento demanda da escola e docentes ações ainda mais estratégicas na comunicação, não apenas com alunos, mas, também, com seus familiares. Intervenções com a família são apontadas na literatura como tendo melhores resultados do que intervenções exclusivamente focadas nas crianças (CIA, BARHAM, FONTAINE, 2010). Desta forma, é fundamental que as escolas pensem em estratégias de interação junto às famílias, que proporcionem uma melhor comunicação e, consequentemente, alcance resultados finais significativos.

Diversos autores avaliam os impactos de intervenções feitas junto aos pais, ou responsáveis pelos alunos, e do impacto do relacionamento familiar sobre os resultados acadêmicos e comportamentos dos estudantes (DELGADO-GAITAN, 1991; DUTCH, 2005; MAXEY, 2020; CIA et. al., 2004; BARROS, DEL PRETTE, 2007; DA SILVA et. al., 2000).

Em suma, conforme estudos supracitados, a intervenção junto aos familiares, possível por meio de uma boa comunicação, se mostra fator fundamental, não apenas para o desempenho escolar dos alunos, mas também, para contornar problemas socioculturais que possam dificultar o desenvolvimento do discente. Como visto, essa comunicação deve ser feita por mecanismos não convencionais e simples para alcançar bom engajamento das famílias e transformar essa interação em um ciclo virtuoso.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação 

As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem ser compreendidas a todas as tecnologias que fazem parte dos processos informacionais e comunicativos da sociedade (SILVA,2018). As tecnologias vêm transformando a sociedade como um todo e, consequentemente, o ensino, trazendo novas oportunidades e desafios para o meio escolar.

Os avanços científicos e tecnológicos impactam diretamente na área social e, consequentemente, nos processos educativos da escola. As tecnologias educacionais produzem possibilidades de interações entre educador, educando e familiares através do uso de computadores, celulares, etc. permitindo assim o desenvolvimento de diferentes capacidades tanto na vida pessoal quanto profissional (ABEGG, 2009). Cabe à escola e professores avaliar as oportunidades geradas pelas TICs e como ela pode apoiar o desenvolvimento e formação dos alunos.

A incorporação das TICs nas escolas implica em novas práticas docentes, as quais necessitam processos de formação e acompanhamento que garantam sua adequada integração durante a formação profissional dos docentes e se transforme em mais um apoio aos constantes esforços por alcançar a qualidade educativa (SILVA; LOPES; PENATIERI, 2016).

A escola tem papel fundamental na capacitação dos docentes e no planejamento estratégico de utilização dessas ferramentas, uma vez que modifica a relação entre os atores do meio escolar. Conforme Silva (2018) “é necessário saber o que usar, como utilizar e saber para que está usando”. Assim, é fundamental que a escola e seus profissionais utilizem as  TIC’s integrando-as continuamente nos processos de ensino-aprendizagem de forma a aproveitar todas as vantagens que elas podem proporcionar no trabalho pedagógico.

Conforme exposto, as TICs podem ser utilizadas em diversos níveis e atividades no meio escolar. Neste estudo, decidiu-se avaliar a ferramenta Google Classroom, no que tange a interação dos professores/escola com as famílias.

Google Classroom 

Como apresentado, são inúmeras as TICs disponíveis para utilização no meio escolar, dentre as quais, o Google Classroom, objeto deste estudo. O Google Classroom é um produto grátis do Google for Education e contém diversos recursos, como postar informações e atividades, receber atividades, verificar quem enviou as atividades, espaço para discussões entre os alunos, etc., além de se destacar pela simplicidade e facilidade de uso, focado na experiência do usuário (IFTAKHAR, 2016). O Google Classroom se encaixa perfeitamente no conceito de metodologia não convencional, simples e de fácil acesso aos familiares, como apresentado no primeiro tópico desse referencial.

Ainda segundo Iftakhar (2016), uma das principais vantagens é a flexibilidade quanto ao horário para realização dos estudos e atividades, não se limitando ao horário da aula, pois todos arquivos e discussões ficam disponíveis para os alunos em qualquer lugar com acesso à internet. Essa flexibilidade torna o processo de aprendizagem mais empolgante e mais eficiente em termos de gerenciamento de tempo e não há justificativas para os alunos esquecerem as atividades atribuídas pelo professor. Consequentemente, o Google Classroom também facilita a comunicação com as famílias, na medida em que todas as postagens, sejam conteúdos, atividades ou avisos, ficam registrados e podem ser acessados a qualquer instante.

Os estudos indicam, de modo geral, para resultados positivos na utilização do Google Classroom, considerado uma ferramenta simples e flexível, encaixando-se nos parâmetros indicados como importante na literatura para interação com as famílias. O presente estudo busca complementar tal arcabouço, ao avaliar a ferramenta sendo utilizada no Brasil e com enfoque na comunicação com os familiares.

Metodologia 

A pesquisa teve por objetivo avaliar a ferramenta Google Classroom no processo de interação/comunicação entre os responsáveis pelos alunos e a escola. No desenvolvimento em pauta, buscou-se por meio de observações, de questionários e de entrevistas sistematizar dados recolhidos em uma escola da rede privada do município de Ouro Preto, elaborar um manual e auxiliar no uso da ferramenta Google Classroom.

No início do trabalho foram realizadas reuniões com a direção da escola para entender os principais desafios enfrentados desde que as aulas presenciais foram suspensas. O maior problema relatado foi a falta de interação entre os responsáveis pelos alunos e a escola. A partir desse ponto, foi definido trabalhar com a turma de 1º ano do ensino fundamental, tendo em vista que esses alunos, por terem aproximadamente 6 anos de idade, são bastante dependentes dos familiares no desenvolvimento de suas atividades escolares.

Após a implantação do Google Classroom, foi realizado um acompanhamento da plataforma criada, onde sugestões foram feitas, com o objetivo de melhorar a interface e fazer com que os responsáveis pelos alunos interagissem mais com a professora, a fim de sanar dúvidas e auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas atividades remotas.

Durante o processo, foi elaborado um manual de utilização do Google Classroom. Para avaliar a utilização da ferramenta, adotou-se um questionário com questões fechadas e abertas tendo como público-alvo os responsáveis pelos alunos. O objetivo foi investigar como o Google Classroom auxiliou na interação entre a escola e as famílias, num momento em que todos tiveram que se readaptar à nova realidade durante a pandemia. Participaram da pesquisa 09 responsáveis pelos alunos da turma de 1º ano do ensino fundamental.

Resultado

 

As respostas observadas permitiram uma análise ampla de diversos fatores que permeiam, tanto a comunicação entre a escola e os responsáveis pelos alunos, quanto o desenvolvimento das atividades pelos estudantes. No que tange o desenvolvimento das atividades, em uma escala de 1 (ruim) a 5 (bom), a utilização da plataforma obteve uma média de 4,11, o que pode ser considerada positiva.

Ao avaliar diferentes aspectos sobre o uso da plataforma, definiu-se uma escala de “ruim” até “ótimo”, sendo composto por 4 níveis de qualidade. O Gráfico 1 ilustra o resultado encontrado para os 8 aspectos avaliados:

Conforme indicado no Gráfico 1, para os aspectos Acessibilidade e Registro das informações, nenhuma avaliação foi inferior a bom, o que demonstra uma unanimidade para esses aspectos. Já para os aspectos Facilidade de uso, Interação com professores e Apoio da escola no uso da ferramenta, apenas um entrevistado indicou que seria indiferente. Destaca-se nesse ponto, o quão positivo foi a avaliação do item Interação com professores, um dos aspectos centrais deste estudo. Nos quesitos Organização das atividades e Organização da plataforma, teve pelo menos uma avaliação Ruim, o que indica uma fragilidade da forma que está organizada a plataforma e, não necessariamente, da plataforma em si. Por fim, o item que teve pior avaliação foi o de Interação com outros responsáveis, que teve 4 avaliações Indiferente.

Verificou-se, ainda, que a grande maioria (78%) concorda que, com a implantação do Google Classroom, a interação entre a direção da escola, professora e os responsáveis dos alunos, melhorou. Destaque para o depoimento de um dos entrevistados: “A plataforma padronizou a informação, distribuição e controle das atividades escolares.”, demonstrando a importância da mesma na centralização das informações. Além disso, para 89% dos responsáveis a plataforma está sendo importante no contexto de ensino remoto. Outro resultado encontrado é que 100% dos entrevistados concordam que com a implantação do Google Classroom, a organização e o desenvolvimento das atividades ficaram mais fáceis de serem executadas. Um dos responsáveis afirmou que: “A plataforma organizou a rotina de atividades escolares”, enquanto outro percebeu maior interesse, por parte da filha, em realizar as atividades.

Além do questionário para os responsáveis pelos alunos, foram realizadas reuniões e conversas com a diretoria da escola e a professora do 1º ano do ensino fundamental. Segundo a professora, o maior desafio enfrentado no início do uso da ferramenta foi os responsáveis interagirem pelo Google Classroom, pois preferiam outros mecanismos para entregarem as atividades propostas e até mesmo para esclarecerem dúvidas, uma vez que desconheciam a ferramenta. Ademais, a própria professora relatou ter dificuldades em manusear o Google Classroom para postar e avaliar as atividades e vídeos, por falta de treinamento e capacitação.

Ao longo do projeto, a professora se capacitou e passou a conhecer mais a plataforma e fomentar a utilização da mesma, o que levou os responsáveis a interagir mais no Google Classroom. Percebe-se, portanto, a importância do papel do professor como mediador desse processo interação na comunidade acadêmica como um todo.

Considerações Finais

 

A partir dos resultados apresentados, houve indícios de que, com o uso adequado do Google Classroom pela comunidade escolar (professores, responsáveis pelos alunos e alunos), a interação entre a comunidade escolar tende a ser mais proveitosa, facilitando a troca de informações e produzindo conhecimento compartilhado entre os responsáveis, alunos e o professor.

De acordo com os resultados, o Registro de informações e a Interação com os professores foram pontos positivos de avaliação, além da fácil usabilidade da ferramenta. Tais fatores podem ser potencializados, tanto durante o ensino remoto, quanto no ensino presencial. Nesse sentido, a ferramenta permite uma maior participação dos responsáveis, o que favorece, não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais dos alunos.

Por fim, ressalta que o estudo apresenta uma limitação importante no seu desenvolvimento, que é o número de participantes, apenas nove pais (de um total de 13) responderam ao questionário. Apesar disso, entende-se que os resultados positivos foram importantes e sugere, para futuros estudos, a aplicação da metodologia para alunos de outros anos, para verificar o alinhamento desses resultados com o desta pesquisa.

Referências Bibliográficas

 

ABEGG, I. Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres. Tese (Doutorado em Informática na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. 184f.

BARROS, S. K. S. N., & Del Prette, A.. Um treinamento de habilidades sociais para pais pode beneficiar os filhos na escola? Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, v. 11, n. 1, p. 107-123, 2007.

CIA, F.; Barham, E. J.; FONTAINE, A. M. G. V.. Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 3, p. 533-543, 2010.

DA SILVA, A. TH; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. AP. Relacionamento pais-filhos: Um programa de desenvolvimento interpessoal em grupo. 2000.

DELGADO-GAITAN,  C..  Involving  parents   in   the   schools:   A   process   of  empowerment. American journal of Education, v. 100, n. 1, p. 20-46, 1991.

DUCH, H.. Redefining parent involvement in Head Start: A two‐generation approach. Early Child Development and Care, v. 175, n. 1, p. 23-35, 2005.

FRANÇA, L. Como melhorar a comunicação entre pais e escola? Disponível em: https://www.somospar.com.br/como-melhorar-a-comunicacao-entre-pais-e-escola/. Acesso em: 07 maio 2020.

GARUTTI, S., & FERREIRA, V. L. (2015). Uso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, 20(2), 355-372

IFTAKHAR, S.. Google classroom: what works and how. Journal of Education and Social Sciences, v. 3, n. 1, p. 12-18, 2016.

SILVA, C. G.. A Importância do uso das TICS na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 16, pp. 49-59, Agosto de 2018.

SILVA, F. D. O.; LOPES, F. L. R.; PENATIERI, G. R.. O professor frente as novas tecnologias e as implicações no trabalho docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3, 2016, Natal. Artigo. Natal: Realize, 2016. p. 1-13.

 

 

  • Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (IFMG). Engenheiro de Produção, mestre em Administração. E- mail: araujo@ifmg.edu.br
  • Técnica Administrativa (IFMG). Engenheira de Produção. E-mail: nayara.santos @ifmg.edu.br
  • Professora do ensino Básico Técnico e Tecnológico (IFMG). Graduação em Matemática, mestre em Matemática. E-mail: rocha@ifmg.edu.br

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