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A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

 

Willian Rafael da Silva França[*]

 

Willian Rafael da Silva França – Professor formado em Licenciatura Plena em História, funcionário público da Secretaria Municipal de Ensino de Cacoal/RO, graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondôna, UNIR. E-mail: wrafael_01@hotmail.com

RESUMO: A História da América e, principalmente, a História do Brasil, possuem pouco espaço na construção do material didático, tanto do ensino público como do privado. Isso pode ser observado quando analisamos os conteúdos relacionados a pré-história americana e os povos pré-cabralinos e pré-colombianos, se limitando a poucas páginas sobre as culturas mesoamericanas e andinas, e, em alguns casos, cita a transformação dos povos nômades para sedentários na parte brasileira do continente. Por conseguinte, verificamos também a ausência de estudos nos livros didáticos relativos aos cidadãos que participaram direta e indiretamente da construção do Brasil. Esse artigo discute sobre a necessidade de um espaço maior nos materiais didáticos, principalmente de História, sobre a pré-história do Brasil, com ênfase na história da região amazônica, e a valorização da História brasileira bem como de seus agentes formadores.

Palavras-chave: História do Brasil; História da Amazônia; Pré-História Amazônica.

INTRODUÇÃO

O ensino de História é extremamente importante dentro do currículo escolar pois ele faz a ligação entre passado e presente, mostrando que a sociedade passa por uma constante mudança social, econômica e cultural, devendo sempre estar ligados ao que o passado ensina para que no futuro os mesmos erros não sejam cometidos e que as boas lições devem sempre permanecer no meio da humanidade.

Pensando por esse ângulo, devemos valorizar a História como um todo, mas sempre devemos abordar, principalmente, a história que compõe a formação de nosso continente, da nossa nação e do nosso povo. Na educação brasileira do componente curricular de história temos um grande abismo entre o ensino da História Geral e o ensino da História da América, principalmente quando essa última se refere a História do Brasil.

Os poucos conteúdos voltados para a formação da História do Brasil, principalmente quando é tratado sobre a Pré-História Americana, faz com que deixemos de analisar e de ter um teor crítico sobre o processo de formação da sociedade americana. Dentre esse meio, sempre devemos procurar o ensino sobre a Pré-História do Brasil, que conta com uma fantástica variedade de mitos, rituais e modo de governos, partindo principalmente da Amazônia pré-cabralina.

Quando tratamos sobre a História da Amazônia, estamos fazendo uma ligação com a dispersão de povos e culturas que aqui habitavam por todo o litoral brasileiro e, após esses eventos, o impacto com a chegada dos europeus, tanto na parte leste (portugueses) quanto na parte oeste (espanhóis), fazendo com que os movimentos “civilizatórios” constituíssem na formação dos atuais Estados dentro da Região Amazônia (Região Norte brasileira). Nesse contexto, procuro discutir sobre a ausência e a necessidade do aumento de espaço para conteúdos sobre a História do Brasil nos livros didáticos, bem como a importância da inserção dos cidadãos responsáveis diretamente e indiretamente em nossa história, muitas vezes esquecidos ou pouco citados nos textos dos materiais didáticos e, por fim, um breve histórico sobre a Pré-História Amazônica e a formação dos Estados da Região Norte do Brasil, temas que são frequentemente esquecidos de serem inseridos nos livros didáticos.

O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS

Os livros escolares, cujo objetivo é ensinar-nos a história da nossa terra e do nosso povo, são em geral escritos num espírito maniqueísta, seguindo as clássicas antíteses – os bons e os maus, os heróis e os covardes, os santos e os bandidos.

Via de regra, não se empregam nesses compêndios as cores intermediárias, pois seus autores parecem desconhecer a virtude dos matizes e o truísmo de que a História não pode ser escrita em preto e branco. (VERÍSSIMO, 1994, p. 24, apud FERNANDES & MORAIS, 2010, p. 143)

Como professor de história, atuo dentro da iniciativa pública e privada, sempre observando o material didático disponível para o planejamento e a didática das aulas de história. Com o tempo comecei a perceber a inexistência ou a quantidade mínima de conteúdos relativos a história da América, do Brasil e, nesse caso, principalmente da Amazônia. Bittencourt (2010), salienta que:

Uma análise de algumas obras didáticas recentes e com grande vendagem, para o ensino fundamental e para o ensino médio, permite, por exemplo, identificar […] em um livro didático para o ensino médio, confeccionado segundo o atual modelo de volume único para as três séries, verifica-se que dos 42 capítulos apresentados, apenas 12 são efetivamente de conteúdos de História do Brasil. O mesmo pode ser observado em coleção para o ensino fundamental, no qual em um total de 168 capítulos organizados para quatro séries, existe apenas trinta relativos à História brasileira.

A supervalorização e o conteúdo extenso relativo a cultura europeia, faz com que a nossa história fique no escanteio dos livros didáticos de história, muitas vezes devido ao pré-conceito que temos e por acreditarmos que as civilizações pré-cabralinas e pré-colombianas pouco produziram de conhecimento científico, astronômico, social, cultural e da organização política. Segundo Fernandes & Morais (2010):

Sobre a América hispânica há pouco material traduzido para o português. Como nenhum dos autores analisados é especialista na área, há que se inferir que leituras mais complexas e em outras línguas não poderiam ser feitas dentro do calendário de trabalho das editoras. Como resultado, os manuais escolares foram feitos sob a égide de livros de divulgação ou best-seller panfletários. (grifos dos autores)

Se analisarmos bem os livros didáticos que estão sendo produzidos após a construção da Base Nacional Curricular Comum, a BNCC, continuamos a observar a ausência de conteúdos importantíssimos para a construção da história nacional que interfere diretamente na atual cultura americana. Para Bittencourt (2010), a História do Brasil:

[…] é compreendida como parte menos substantiva e apenas complementar de um mundo capitalista maior e seu estudo visa, sobretudo, entender o papel que o país desempenha como nação emergente e os caminhos que tem percorrido nessa condição sob o impacto do denominado neoliberalismo.

Bittencourt (2010) continua:

Essa tendência fica evidenciada em projetos educacionais recentes, sendo facilmente percebida em determinadas propostas curriculares e está expressa em várias obras didáticas. A História do Brasil é apresentada como integrada à História Geral, sem as clássicas divisões História do Brasil, História Geral (ou das sociedades) ou da América, anteriormente especificadas e organizadas para cada série.

A história da América está ligada as civilizações europeias a partir do ano 1492 quando Cristóvão Colombo chega hoje na chamada América Central. Mas as raízes dessa história vêm de muito antes, desenvolvida por um processo milenar de várias etnias indígenas que dominaram os territórios desse continente. E, quando essa cultura se resvala a cultura advinda do Velho Continente, juntamente com as culturas milenares da Ásia e da África, é que se dá início a formação da atual civilização americana. Mas pouco

Dentre esses anos que estou atuando como professor de história, não me recordo uma única vez de pelo menos ser citado nos livros didáticos de história os nomes de Santos Dumont e Carlos Chagas. Esses são apenas dois exemplos, sendo que muitos outros o conteúdo proposto no livro didático se limita a dizer o nome e um dos grandes feitos do herói nacional, caso do Barão do Rio Branco.

É fácil os alunos fazerem alusão quando citamos nomes ditos e repetidos no ensino fundamental anos finais e no ensino médio dos participantes ativos da história europeia e indo-europeia, mas quando citamos nomes de brasileiros que foram importantíssimos para a sociedade atual, restringimos a Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel), Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, Princesa Isabel e outros que os livros didáticos de história ainda guardam algumas páginas para retratar seus feitos e efeitos. Quando aprofundamos os nossos estudos, chegamos à conclusão que o Brasil é feito de muitos nomes além dos restritos nos livros didáticos. Nomes que, cada um dentro da sua área de atuação, trouxeram conquistas para o povo brasileiro.

Agora se puxarmos a linha da história mais recente, vamos poder verificar a falta de heróis que foram esquecidos pelos livros didáticos de história, do qual muitos dos nossos jovens estudantes pouco ouviram falar ou nem mesmo os reconhecem como formadores, batalhadores, desbravadores deste imenso país. É a partir desta reflexão que faremos um breve diagnóstico dos nossos heróis nacionais esquecidos pelos cronistas dos livros didáticos de história.

A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História Nacional seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica vigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, 2010, p. 203)

O componente curricular de história tem como um de seus fundamentos levar o estudante a identificar e compreender as transformações sociais que aconteceram durante o período histórico levando a formação da atual sociedade. Isso inclui os agentes históricos que, devido ao fato, foram modificando a nossa cultura política, social e econômica.

Dentre várias pessoas de importantíssima presença no contexto social brasileiro, vamos iniciar por uma mulher que não era brasileira, mas sim uma princesa da Áustria, Maria Leopoldina. Aquela que viria a ser a primeira rainha do Brasil, casada com o imperador D. Pedro I, era uma mulher que transpassava a época em que viveu. Culta, alguns historiadores relatam que os homens deram risadas dela ao desembarcar no Rio de Janeiro com vários livros. Foi a então princesa Maria Leopoldina, aliada com José Bonifácio de Andrada e Silva, que incentivou o príncipe regente Pedro Bragança a proclamar a Independência do Brasil, sendo ela, e não o futuro imperador, a primeira a assinar a Proclamação da República.

Outro nome pouco conhecido nos livros didáticos de história é a de José Bonifácio de Andrada e Silva, paulista nascido em Santos, estudou grande parte de sua vida na Europa, passando inclusive pela França Revolucionária. José Bonifácio é tido como um dos mais célebres políticos brasileiros, um dos primeiros monarquistas a defender o fim da escravidão no recém independente Brasil.

Dentre outras ilustres figuras públicas e revolucionárias do nosso país temos a do advogado carioca José da Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Algumas poucas linhas dos livros didáticos de história reservam para o Barão do Rio Branco como homem que negociou as questões diplomáticas relativas ao atual Estado do Acre. Porém, muito além disso, se somados os acordos referentes as linhas limítrofes do Brasil com seus vizinhos sul-americanos através da diplomacia exercida pelo Barão do Rio Branco, o território do Brasil ganhou uma área de aproximadamente o tamanho da França. Podemos adicionar a esse pequeno trecho sobre esse renomado diplomata o fato de que ele foi o único a manter o título de nobreza depois da Proclamação da República e a única pessoa que, devido ao seu falecimento, levou as comemorações do carnaval do Rio de Janeiro a mudar de data.

Adentrando o início de nossa República, conhecida como Primeira República ou República Velha, temos a falta de informações nos livros didáticos sobre essa época, sendo resumida apenas nos conchavos políticos como o “Café com Leite”, “Política dos Governadores” e “Tratado de Taubaté”. Observando mais minuciosamente, podemos ver que esses quarenta anos de República tiveram sua parte de contribuição para a formação da sociedade brasileira, também ouve o combate à Gripe Espanhola, a participação na Primeira Guerra Mundial e, por menos que pareça, a posse do primeiro presidente afrodescendente do Brasil, Nilo Peçanha, em 1909.

Podemos perceber, por tanto, que esses e vários outros homens e mulheres que ajudaram na formação da cultura, da política, da sociedade e da economia brasileira estão ocultos diante da valorização da história da Europa. Porém, observamos ainda mais a falta de conhecimentos introduzidos nos livros didáticos quando analisamos a história da região amazônica e do Estado de Rondônia.

PRÉ-HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: UMA VIAGEM FASCINANTE

“Historiador/professor sem utopia é cronista e, sem conteúdo, nem cronista pode ser.”

(J. PINSKY; C. B. PINSKY)

A famosa divisão da pré-história e da história segundo a regra europeia não se enquadra na realidade vivida na América. Nossa pré-história é dividida em três períodos: Paleoíndio (8000 a.C), Arcaico (7000 a.C – 1500 a.c) e Formativo (1500 a.C – 300 d.C). Para podermos ter uma sequência de fatos que nos levam a estudar a história da Amazônia, podemos trabalhar com três períodos: pré-cabralino, Tratado de Madri (1750) e Primeiro Ciclo da Borracha.

Hoje parte da população brasileira pode acreditar que nossa história antes da chegada dos europeus não era tão grandiosa quanto as antigas civilizações hidráulicas da África e Ásia, ou que nossas civilizações pouco produziram de conhecimento científico e cultural. Mas a história das civilizações da região amazônica, através de estudos recentes, tem se mostrado cada vez mais excitante e complexa do que imaginamos.

Pesquisas mais recentes mostram que a Amazônia possuía cacicados complexos com mais de cem mil habitantes (Roosevelt, 1991, p. 38, apud Carneiro, 2007 p. 136). Essas sociedades já possuíam a habilidade da agricultura, com conhecimentos sobre seca e enchentes, sendo assim sociedades sedentárias ou semi-sedentárias, cacicados, cultura riquíssima, principalmente baseada em seus mitos e rituais que veneravam seus deuses, comumente ligados a natureza ou aos seus eventos.

A ideia de cacicados exposta por Silveira (2007), remete a grupos indígenas organizados no Brasil, inclusive na região amazônica, sendo que esses grupos tinham líderes tribais e, em tempos de guerra, quando se uniam várias aldeias era eleito um líder para todas, chegando bem próximo ao que Silveira chama de “governo” e Steward (Silveira, 2007, p. 119) chama de “andino”.

As sociedades amazônicas provavelmente mantiveram contato e comércio com povos de toda a América Andina e Central, através de estradas que hoje são encontradas e reconhecidas dentro da Amazônia. A região amazônica não era formada apenas por uma etnia indígena, mas sim por várias etnias que constantemente se enfrentavam por domínio de territórios, sendo que parte das etnias que aqui habitavam eram grupos caçadores e coletores, ou seja, nômades, que disputavam territórios próximos as margens dos principais rios desta região, como o Madeira e o Amazonas (Carneiro, 2007, p. 124).

Essa região tão próspera quanto a amazônica deu, inclusive, segundo Pereira (2009), origem aos povos tupis-guaranis. Esses povos foram nômades até entrarem em contato com os povos do litoral brasileiro, do qual chamavam de “sambaquis” (povo da concha) em sua língua.

A economia dos povos pré-cabralinhos era voltada a variados tipos de culturas, indo da mandioca até a proteínas fornecidas pelo rio, como ovos de tartarugas, peixes-boi, peixes e tartarugas (Silveira, 2007, p. 124). Enquanto ao seu conhecimento artesão, Pereira ressalta que:

[…] a cerâmica da Tradição Policrômica Amazônica e sua subtradição Guarita teriam surgido a partir da evolução de uma cerâmica chamada de estilo barranca, desenvolvida pelos protoarawak. Essa cerâmica policrômica teria se espalhado por todas as áreas citadas através dos movimentos tupi. (BROCHADO, 1989; LATHRAP, 1975; apud PEREIRA, 2009, p. 51)

Essa cultura cerâmica, junto com possíveis modelos de governo chamados de cacicados, fazem da região amazônica ainda mais fascinante de ser estudada, principalmente quando nos referimos a Marajoara que, segundo Silveira (2007) “a riqueza dessa cerâmica, que é geralmente tomada para indicar que era feita por especialistas, é uma das maiores razões porque se pensa que Marajoara era um cacicado”.

DA CHEGADA DE CABRAL ATÉ O TRATADO DE MADRI (1750)

Após a chegada de Pedro Álvares Cabral no litoral brasileiro ou, segundo alguns historiadores, a chegada do espanhol Vicente Yáñes Pinzón no litoral de Pernambuco três meses antes da chegada dos portugueses em abril de 1500, os povos da região amazônica iriam começar a sofrer algumas consequências devido as Grandes Navegações e os projetos de colonização e exploração agropastoril e mineral, tanto da parte espanhola, quanto da parte portuguesa, seguindo o Tratado de Tordesilhas (1494).

Com o projeto de colonização a partir do ano de 1530, guiado por Martim Afonso de Sousa, as etnias indígenas que habitavam o litoral nordestino brasileiro e se negavam a obedecer a nova cultura imposta através do cristianismo, hábitos do cotidiano e da subserviência a um rei que vinha de outra região, começaram a migrar cada vez mais para o oeste brasileiro, entrando em combate por conquista de território e pela sobrevivência contra os povos que já habitavam a região amazônica. Por outro lado, recentes estudos tentam identificar se a etnia indígena dos Mura imigrou para a região do atual estado do Amazonas fugindo do domínio espanhol na região andina (Teixeira & Fonseca, 1998, p. 20), mostrando que a Amazônia pode ter recebido povos tanto do leste (português), quanto do oeste (espanhol), fugindo da imposição dos invasores europeus.

Intensificando a colonização cada vez mais no Brasil, agora chegando ao sudeste e sul do país, as etnias que não concordavam com a prometida “civilização” de seus povos adentraram cada vez mais para o oeste do continente sul-americano, principalmente devido a descoberta do ouro em Minas Gerais.

Mas o que determinará a abertura e a ligação do Portal da Amazônia com a capital brasileira na época é a descoberta do ouro no atual estado do Mato Grosso, onde se formou as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá. Esse é o início de uma nova era para os povos indígenas da região amazônica.

A fundação da Capitania do Mato Grosso (1748) e da Capitania de São José do Rio Negro (1755), nos atuais estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, em pleno período de descoberta do ouro, ligadas ao modelo econômico mercantilista, levaram cada vez mais desbravadores para dentro da região amazônica, alguns ainda crentes de encontrar o Eldorado, outros em busca de mão-de-obra escrava indígena, conhecido por apresamento, sendo que na época poucos portugueses e brasileiros queriam se arriscar dentro desta região tão inóspita (Teixeira & Fonseca, 1998).

Essas buscas cada vez mais dentro de lugares até então inexplorados, que eram externamente e internamente discutidos sua possessão entre Portugal e Espanha, resolvido apenas em 1750 com o Tratado de Madri, faria com que a região que hoje compreendemos como estados de Rondônia e Acre passassem por processos de povoamento e despovoamento.

Ainda quando colônia, nomes importantes da história da região amazônica já começaram a aparecer. Nomes de políticos que tentaram por várias vezes colonizar e proteger os limites do território brasileiro contra os espanhóis que se encontravam do lado oeste das margens do rio Guaporé. Dentre eles podemos destacar o português Antônio Rolim de Moura Tavares, governador da Capitania do Mato Grosso e fundador da capital da Capitania do Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade. Também há de se destacar outro português, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, executor do projeto de construção do Real Forte Príncipe da Beira (1775), localizado no atual município de Costa Marques em Rondônia, para garantir a proteção das terras brasileiras contra uma possível invasão espanhola pelo rio Guaporé.

Podemos aqui constatar o aparecimento de um ícone da nossa história, Tereza de Benguela que, segundo Prates (2011):

Uma guerreira que lutou, organizou e comandou o Quilombo do Quariterê durante o século XVIII em prol dos negros, representando a força feminina de Vila Bela foi conhecida como Rainha Teresa. Com sua força, o quilombo se manteve ativo por um período considerável, o que contribuiu para a preservação da vida de muito negros.

A Rainha Tereza, como costumava ser chamada, criou um modo de governo baseado em conselheiros e, apesar de não saber se nasceu no Brasil ou no continente africano, Tereza se tornou popular na cultura brasileira, “chegando a ser homenageada em 1994 pela Escola de Samba Viradouro do Rio de Janeiro, tendo como carnavalesco Joãosinho Trinta e composição de Cláudio Fabrino, Paulo César Portugal, Jorge Baiano e Rico Medeiros” (Prates, 2011, p. 73).

Devido ao difícil acesso a região amazônica, o pouco interesse de povoação, as forças da natureza, doenças, ataques indígenas, transporte demorado devido a estradas péssimas e, por transporte fluvial, rios com muitas cachoeiras, a região amazônica entrou em declínio populacional e econômico no fim do século XVIII (Teixeira & Fonseca, 1998).

A DESCOBERTA DO OURO NEGRO

Para adentrarmos nessa aventura devemos relembrar que o mundo estava em pleno desenvolvimento devido a Revolução Industrial, necessitando cada vez mais de matéria prima, fornecida principalmente pelos países onde a natureza beneficiou, estando a maioria desses localizados na África, na Ásia e na América do Sul. Neste contexto, Charles Goodyear (Gomes, 2012, p. 79) cria o processo de vulcanização da borracha (1839), elevando ainda mais a procura pela goma elástica, matéria prima que a Amazônia podia fornecer o suficiente para a demanda naquele tempo. Desta forma inicia-se os eventos que definiram o fim da briga entre o Brasil e a Bolívia pelo Estado do Acre, o Primeiro Ciclo da Borracha, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, as instalações das linhas telégrafas Cuiabá/Porto Velho, a demarcação e a fundação do Território Federal do Guaporé, atual Estado de Rondônia.

Já iniciamos a contar a história da formação do Estado de Rondônia, que teve como participantes os governadores da Capitania do Mato Grosso, mas essa intervenção para a constituição do Território Federal do Guaporé, depois renomeado de Território Federal de Rondônia, começa com as negociações diplomáticas conduzidas pelo Barão do Rio Branco para determinar as linhas limítrofes entre Brasil e Bolívia. Esta negociação resulta no acordo da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) para contornar os trechos encachoeirados dos rios Madeira e Mamoré. A esclarecimento, a Bolívia precisava escoar seus produtos, inclusive a goma elástica, através do Atlântico, já que seu território que dava acesso ao Pacífico havia sido tomado pelo atual Chile (Teixeira e Fonseca, 1998, p. 137).

Nessa sequência, as tentativas anteriores da construção da estrada de ferro já haviam fracassadas, sendo as primeiras ainda quando o Brasil estava sobre o governo do monarca Dom Pedro I que teve como sua única exigência, quando permitiu a Bolívia iniciar as primeiras tentativas da construção da ferrovia, que esta recebesse o nome de Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Gomes, 2012, p. 84), até que em 1907 um norte-americano chamado Percival Farquhar comprou os direitos da construção e a finalizou em 1912. Dentro dessa construção, temos o aparecimento de mais duas figuras importantíssimas para a história de Rondônia: o médico sanitarista Oswaldo Cruz e o militar Marechal Rondon.

Sobre a construção faraônica para a época da EFMM, em que todas as circunstâncias eram desfavoráveis para a colonização da região amazônica, vale ressaltar o empenho de trazer trabalhadores de várias partes do mundo já que a grande maioria dos trabalhadores livres que haviam no Brasil se recusavam a arriscar suas vidas em um habitat tão hostil, com ataques de índios, doenças endêmicas e animais selvagens.

Dentro do início da construção da EFMM, temos a figura importantíssima de Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon. Um ser humano simplesmente fantástico, nascido na Capitania do Mato Grosso e, como esta era proprietária da maior parte das terras do que hoje é o Estado de Rondônia, pode ser chamado de primeiro rondoniano. Rondon era filho de um sertanista com uma descendente indígena, estudou na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, iniciando a partir da formação na escola militar a exploração e a instalação de linhas telégrafas.

Há de se constatar que Rondon foi muito mais do que um militar exemplar, dentro de suas várias comissões[2], Rondon foi elogiado pelo seu colega na exploração do Rio da Dúvida (atual Rio Roosevelt), o ex-presidente dos Estados Unidos da América Theodore Roosevelt, afirmando em seu trecho que o então coronel Rondon era “airoso, elegante, ágil e marcial” (Roosevelt, p. 111, apud Junior, 2009, p.45). Devido aos vários elogios e a indicação feita por Roosevelt, recebeu em 1918 a Medalha Centenário de David Livingstone[3] da American Geographical Society, em 1918. Rondon também foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel, em 1925 pelo físico Albert Einstein, devido ao seu excelente trabalho prestado a proteção das etnias indígenas, e em 1957 pela Explorers Club por seus trabalhos prestados em relação a telecomunicação. Em 1955, Rondon foi agraciado com o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional. Ele ainda recebeu várias outras homenagens antes e depois de seu falecimento em 1958, aos 92 anos de idade.

A figura do Marechal Rondon circula em grande parte da história da Amazônia, ligado diretamente ao Serviço de Proteção ao Índio (SPI), sendo que defendia arduamente a criação de reservas, auxiliando, inclusive, a criar a Reserva do Xingu, do qual se faz a presença dos irmãos sertanistas Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, que compunham a Comissão Rondon. Fez diversas demarcações das linhas limítrofes do Brasil com os países da América Latina, sendo que jamais foi questionado por nenhuma das nações sul-americanas envolvidas no processo de limites e divisas. Quando estava realizando a delimitação das fronteiras entre Acre, Bolívia e Peru, teve como integrante de sua comissão o maranhense Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina espiritual do Santo Daime no atual Estado do Acre, religião que utiliza o chá ayahuasca em suas sessões espíritas.

Também podemos destacar a criação de uma das primeiras religiões no Estado de Rondônia e genuína, da Amazônia, assim como o Santo Daime, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), fundada pelo baiano José Gabriel da Costa na década de 60 na cidade de Porto Velho e que também faz uso do chá de ayahuasca. Segundo Bernadino Costa e Silva (2011), apud Moura (2012):

[…] a sociedade religiosa União do Vegetal – UDV, criada em 22 de julho de 1961, na fronteira entre Brasil e Bolívia e, posteriormente (1964), instalada na cidade de Porto Velho, antigo território de Rondônia. Seu fundador José Gabriel da Costa, chamado pelos seus discípulos de Mestre Gabriel, realiza o primeiro registro da instituição em cartório, em 1968, como Associação Beneficente União do Vegetal, e, em 1971, a segunda e definitiva mudança de nome para Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, que tem o seu primeiro templo construído pelos discípulos, entre 1968 e 1973, onde fica sediado até 1 de novembro de 1982, quando é transferido para Brasília/DF.

A história do Marechal Rondon e seus feitos raramente são lembrados nos livros didáticos, assim como a de muitos outros heróis que auxiliaram na formação do Estado de Rondônia. O nome do marechal já era cogitado para ser homenageado como o nome do atual Estado de Rondônia pelo coronel Aluízio Teixeira, outra figura importante na implantação do Território Federal do Guaporé, sendo o seu primeiro governador (intendente), durante a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. Rondon declinou várias vezes da homenagem, até que o presidente Juscelino Kubitschek, através do Decreto Lei nº 2731 de 17 de fevereiro de 1956, de autoria do deputado federal Áureo de Melo do Estado do Amazonas, o Território Federal do Guaporé passa a se chamar Território Federal de Rondônia.

O Estado de Rondônia não foi formado, obviamente, somente por heróis que tem seus nomes pelo menos citados em páginas de livros de história, datas festivas e reportagens, ele é formado por homens e mulheres que, muitas vezes, são anônimos para a própria população do estado. Outros permaneceram anônimos por opção própria, mas exerceram um papel enorme para a formação político-social do estado, que vão desde os trabalhadores das primeiras lavras ainda no século XVIII, passando pelos seringalistas do primeiro ciclo da borracha, trabalhadores da EFMM, até chegarmos aos dias atuais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A História do Brasil é fabulosa desde antes da chegada dos europeus e a rica cultura ameríndia não é apenas reservada as civilizações meosamericanas e andinas, mas está inserida nas etnias de todo o território da Americano e a Amazônia se mostra como um ambiente que permitiu a formação de grandes comunidades indígenas, chegando algumas a se tornarem cacicados.

O problema da História do Brasil está relacionado a falta de conteúdos nos livros didáticos e isso faz com que deixemos de lado nossa pré-história para adentrar na pré-história da Europa, Ásia e África, seguindo no mesmo rumo a história da nossa formação quanto sociedade para aprofundar nos estudos da história europeia, considerada o “exemplo” a ser seguido.

Devemos sempre procurar mostrar aos seus estudantes como pode ser interessante estudar sobre o Brasil e sobre a pré-história do país e de toda a América, podendo cada vez mais valorizar a nossa cultura, nossa sociedade e também criar a concepção de que se resguardamos as culturas indígenas que ainda existem no Brasil e os sítios arqueológicos, estaremos possibilitando que estudos possam ser desenvolvidos para que tenhamos mais conhecimento sobre os povos que por aqui passaram, principalmente porque a cultura indígena é baseada na transmissão de conhecimentos através do meio oral, indo de geração a geração.

Não podemos também esquecer dos homens e mulheres que formaram a nossa sociedade. Os livros didáticos de história dão muito espaço para os indivíduos que realizaram grandes feitos em outros continentes e esquecem de valorizar os cidadãos que desbravaram as regiões brasileiras, que lutaram pelo direito do próximo e que sempre se mostraram exemplos a serem seguidos. Por esses e outros motivos, sempre devemos estar atentos a valorização da nossa história, a conquista do espaço dos heróis e heroínas desta terra que é abençoada pela natureza e pelos seus habitantes.

REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, Circe. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. São Paulo, SP: Editora Contexto; Leandro Karnal (org), 6ª. ed., 2010.

CARNEIRO, Robert L. A base ecológica dos cacicados amazônicos. Pelotas, RS: Revista de Arqueologia; 20: 117-154, 2007.

FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinicius. Renovação da História da América. São Paulo, SP: Editora Contexto; Leandro Karnal (org), 6ª. ed., 2010.

GOMES, Emmanoel. História e Geografia de Rondônia. Vilhena, RO: Express. 2012.

JUNIOR, Carlos Martins. Expedição Científica Roosevelt-Rondon. Um aspecto das relações Brasil-EUA e da consolidação do mito Rondon. Campo Grande, MS: Revista de História; v. 1, n. 1, p. 25-54, jan./jun., 2009.

LIMA, Abnael Machado de. Terras de Rondônia. Aspectos físicos e humanos do Estado de Rondônia. Porto Velho, RO: OFF-7 Editora Gráfica. 3ª. ed., 1997.

PEREIRA, David Lugli Turtera. Expansão dos Tupi-Guarani pelo território brasileiro: correlação entre a família linguística e a tradição cerâmica. São Paulo, SP: USP; V. 3, n. 1, p. 29-80, 2009.

PRATES, Elen Luci. A construção da identidade feminina das mulheres de Vila Bela da Santíssima Trindade. Cuiabá, MT: Revista Saberes em Rede CEFAPRO; jul./dez. 2011.

TEIXEIRA, Marco Antônio Domingues; FONSECA, Dante Ribeiro. História Regional. (Rondônia). Porto Velho, RO: Rondoniana. 3ª. ed., 1998.

[*]Professor de História da Secretaria Municipal de Educação de Cacoal – RO. E-mail: willian.rsfranca@gmail.com

[2] Comumente fala-se em “Comissão Rondon”, porém foram várias comissões dirigidas pelo Marechal Rondon, seja para fazer a delimitação territorial com os países vizinhos, seja para a instalação de linha telégrafa.

[3] Marechal Rondon é o único brasileiro a receber a medalha Centenário de David Livingstone, sendo extremamente elogiado pelo ex-presidente dos E.U.A, Theodore Roosevelt.

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