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A Instituição Escolar Buscando Alternativa Educacional em Época de Isolamento Social

A Instituição Escolar Buscando Alternativa Educacional em Época de Isolamento Social

 

Tânia Mara Lima dos Santos Reis

Tânia Mara Lima dos Santos Reis é graduada em Pedagogia. Licenciatura em Letra. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenação e Supervisão Pedagógica. Ciências e Matemática. Inglês. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação: ITS – Theology & Sciences Institute Of Florida- USA – INC. Orlando-Florida -EUA. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual e Municipal de Ensino-Santa Rita de Cássia-Ba e Riachão das Neves-Ba.

Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem sobre as consequências provocadas pelo vírus COVID-19, e os aspectos que rodeiam o cenário educacional, em decorrência do isolamento social. O presente texto, aborda questões relacionadas ao atendimento educacional, abrangendo a relevância do ensino a distância e o uso da tecnologia nesse favor, apresentando possíveis estratégias na tentativa de amenizar os desafios encontrados, mencionando a urgência em criar e implementar novas políticas públicas.

Palavras-chave: Isolamento Social, Estratégias, Educação à Distância, Tecnologia.

Abstract: This article presents an approach about the consequences caused by the COVID-19 virus, and the aspects that surround the educational scenario, due to social isolation. This text addresses issues related to educational assistance, covering the relevance of distance learning and the use of technology in this favor, presenting possible strategies in an attempt to alleviate the challenges encountered, mentioning the urgency to create and implement new public policies.

Keywords: Social Isolation. Strategies. Distance Education. Technology.

Introdução

Atualmente muitos países têm vivenciado momentos de calamidade pública, pois os habitantes sofrem de um mal causado pelo vírus COVID-19. Nesse sentido, é preciso compreender o contexto e as consequências da atual situação. Diante desse cenário, a educação encontra-se como veículo formador de cognição, portanto compete a sociedade, escola, e governo, buscarem estratégias que amenizem os prejuízos causados pela Pandemia, na qual provocou um isolamento social, acarretando no fechamento de diversos órgãos e instituições de ensino.

Nesse enredo, com interesse no ensino e a aprendizagem dos alunos que estão a mercê de conhecimentos científicos ofertados no espaço escolar, a pesquisa mostra a importância de as instituições rever suas metodologias e criar uma nova abordagem que seja satisfatória.

Ressalta-se a importância de a escola ter a tecnologia a seu favor, o que permite adotar estratégias de atendimento por meio dos recursos tecnológicos, na tentativa de transmitir o conhecimento, semelhante ao ensino à distância e diminuir a distância social mantendo a interação. No entanto é preciso abordar questões relevantes aos desafios de um novo tempo e as possíveis propostas de novas políticas públicas.

 A Relevância do Ensino à Distância Mediante Suspensão das Aulas

O isolamento social provocado pela Pandemia do vírus COVID-19 acarretou em isolamento social e suspensão das aulas, dessa forma presume-se que não seria possível o controle e cumprimento total das medidas de prevenção, visto que para um professor controlar uma turma com aproximadamente 25 a 35 alunos seguindo o protocolo do uso de máscara, não compartilhamento do lanche e matérias escolares, não aglomeração e higienização das mãos, seria um grande obstáculo de ser seguido à risca.

Diante dos problemas acarretados em decorrência do isolamento social, forçaram muitos profissionais e estudantes descobrirem novos meios para estudar e aprender, sendo assim, é necessário pensar na relevância e agilidade que o Ensino à Distância (EAD) proporciona em relação a transmissão do conhecimento, tendo em vista que o mesmo na atual conjuntura, se encaixa como providencia.

Pode-se   afirmar que a escola tem a tecnologia como aliada e pensando, na relevância que tem o ensino à distância para o sistema educacional, é possível que ocorra crescimento e fortalecimento, ”uma modalidade de educação, planejada por docentes ou instituições, em que professores e alunos estão separados espacialmente e diversas tecnologias de comunicação são utilizadas” (MATTAR, 2011, P.3).

É valido lembrar, que muitos estão acostumados com ensino presencial, contato direto, feedback rápido, cadeiras enfileiradas, quadro e pincel, desse modo se faz necessário uma adaptação ao um novo espaço de estudo. No entanto, o ensino a distância e o uso da tecnologia ganham destaque, pois ambos alcançam grande parte dos recursos necessários suprindo as dificuldades causadas pelo distanciamento escolar e estabelecendo uma conexão apropriada, em relação as metodologias e alcance dos educandos. O autor Libâneo já dizia que:

Num mundo globalizado transnacional, nossos alunos precisam estar preparados para uma leitura crítica das transformações que ocorrem em escala mundial. Num mundo de intensas transformações cientificas e tecnológicas, precisam de uma formação sólida, capaz de ajuda-los na sua capacidade de pensar cientificamente, de colocar cientificamente os problemas humanos. (LIBÂNEO, 1998, P.8).

As instituições de ensino básico da rede particular, estadual e algumas da rede municipal, adotaram metodologia semelhante ao ensino à distância para substituir as aulas presenciais nas quais foram suspensas, e dessa forma são lançados vídeos conferencias, aulas, atividades, material em PDF, provas e trabalhos via portal, onde os alunos podem fazer o uso desse material para desenvolver sua cognição.

Morales (2020) ainda revela, “com a suspensão das aulas, muito se fala do uso das tecnologias para ensino e aprendizagem como uma forma de reparação dos danos causados aos alunos”. De acordo com as palavras do autor os ambientes virtuais podem proporcionar também a interação entre o professor e colegas.

 A Necessidade de Planejamento do Tempo Diante do Ensino EAD 

Outro ponto importante a ser considerado, em relação ao ensino EAD é a questão do tempo, pois requer planejamento e se tratando de crianças e jovens da era digital, é necessário o acompanhamento da família, para que não venham desperdiçar o tempo no momento destinado aos estudos, utilizando-se de outras ferramentas não condizentes às atividades educacionais, como jogos e bate papos nas redes sociais sem consonância ao conteúdo.

O que a princípio pode parecer um encurtamento da distância, se torna problema se o aluno não perceber o tempo “não apenas permanece a necessidade de tempo disponível, mas surge ainda a necessidade de gerenciar o tempo de modo eficiente” (LEFFA, 2009, P. 147).

Do mesmo modo que acontece na sala de aula, assim também os estudos por meio de plataformas virtuais exigem prazo para entrega das atividades, por isso a necessidade de gerenciar o tempo.

Os Aspectos e o Uso Emergencial das Novas Tecnologias 

Ao observar os avanços tecnológicos presentes na sociedade, percebe-se, que paradigmas estão sendo quebrados, porém essas mudanças acontecem de forma lenta no cenário educacional, exigindo adaptações. É importante relatar que toda mudança deve ter objetivo e planejamento, não se muda apenas pela vontade, e assim ocorre com as instituições, ou seja, inserir as TIC no espaço escolar de maneira mais abrangente não é apenas conectar a escola, mas é necessário repensar nos agentes envolvidos, estrutura e metodologia (ROTENBERG, 2002).

Sabendo das adaptações necessárias no que diz respeito a estrutura física do espaço escolar, se faz necessário lembrar também, da necessidade de muitos profissionais se qualificar diante dessa nova realidade, pois o campo é inovador e o papel do professor é de mediador e transmissor de informações.  Pensando na relação do profissional da educação com as TIC, surge a reflexão, “o professor não pode ser o computador, mas o computador pode ser usado por um professor ”.

Sendo assim, o professor é considerado elemento principal, com capacidade de transmitir conhecimentos e preparar os alunos para uma sociedade competitiva. Para Bernabé (2012, p.77), “ a mudança de prática e objetivos e o desenvolvimento de novas orientações para se adaptar às necessidades educativas de um mundo em constante evolução com a presença constante da TIC”.

É constato a necessidade de mudanças na metodologia do professor, no contexto de ensino e aprendizagem, mediado pelas TIC, desse modo a pessoa do professor deixa de ser valorizada, quando ele fica distante da linguagem tecnológica. No entanto tendo a tecnologia, o computador e a internet como aliados, o profissional pode buscar mais informações de maneira mais rápida e segura, reestruturando sua função de facilitador da aprendizagem, não ficando exposto em situações de fragilidade.

Contudo, mesmo diante dos desafios a serem enfrentados quanto as adaptações, não justifica o fato de nada tentar fazer, portanto as escolas têm tentado adotar estratégias de atendimento tecnológicos por meio de aplicativos e plataforma on-line, embora, não seja possível considerar como ensino à distância, mas, como um regimento emergencial. Pois, é perceptível que para estabelecer uma estrutura de ensino EAD requer tempo e não é possível que as ações ocorram de maneira tão rápida. Sendo assim, diante das dificuldades é de grande valia que atitudes sejam tomadas, na tentativa de desenvolver meios para amenizar possíveis problemas.

 Outras Maneiras de Atendimento em Dias de Isolamento Social

A escola tem um papel fundamental para o futuro dos educandos, pois é sua responsabilidade transmitir o conhecimento científico e diante da situação que a sociedade está vivendo, a mesma precisa se posicionar de modo que, prejuízos causados pela Pandemia possam ser revertidos. Diante desse grande impacto, vale lembrar também dos problemas enfrentados pelas famílias, que não tem acesso aos recursos tecnológicos e acesso à internet e não podem ficar à mercê conhecimentos.

Segundo Morales (2020) “Na educação básica, o problema é um pouco maior, porque as escolas não estão preparadas e rapidamente devem encontrar uma forma de introduzir e se adaptar às novas tecnologias”

Mediante a falta de recursos tecnológicos que muitas famílias se encontram, a ideia pode partir para a criação de um banco de atividades onde os docentes dos anos iniciais e finais, poderão fazer um planeamento semanal, preparando atividades impressas, separando livros para leitura, tudo na tentativa de proporcionar o conhecimento aos alunos. Nessa perspectiva, sugere-se aos pais ou responsáveis, que possam se locomover até a escola para retirada do material para que possa ser desenvolvido em casa com a mediação dos pais ou responsáveis.

É importante destacar, que nessa época de suspensão do ensino presencial, é de suma importância, o envolvimento e a participação da família de forma mais intensa no que se refere a educação dos filhos, visto que é uma oportunidade de reforçar a unidade entre os membros, estreitar a relação, fator que leva a superação de muitos obstáculos. O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 define que:

A educação, direito de todo dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Desse modo, se faz necessário que se construa uma cultura mais envolvida e empenhada na intenção de promover a educação, lembrando da importância da participação e parceria entre governantes, escola, gestores, professores e família, em busca de mediar e otimizar o ensino e aprendizagem.

 Urgência de Novas Políticas Públicas Educacionais na Adversidade Atual 

É importante salientar a necessidade de uma investida geral na criação de políticas públicas que permitam que escolas possam usufruir da era digital, sabendo do envolvimento dos   recursos financeiros, é primordial uma ação acelerada dos governantes nesse processo.

A participação do governo nessa situação é de extrema importância, como abordado anteriormente, por questões econômicas existe uma parcela da população sem acesso aos equipamentos tecnológicos, e sem acesso à internet. Nesse sentido, o governo tem sua parcela de contribuição no que diz respeito a implantação de programas que levaram os computadores e o acesso à internet as escolas.

Mediante a novas políticas públicas e as diversas ramificações de tecnologias, as ações tomam variados rumos, dessa forma, percebe-se brechas na nomenclatura tecnologia educacional, o que torna as ações mais complexas. Nesse sentido, é possível entender que as políticas públicas em educação têm relação com tecnologia digital, dessa forma se faz conhecido o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (BRASIL, 2014b), a Lei nº 13.005/2014 (BRASIL, 2014a) e o Programa de Inovação Educação Conectada, Decreto nº 9.204/2017 (BRASIL, 2017a).

O Programa de Inovação Educação Conectada é um dos mais recentes, faz apontamentos na intenção, de determinar variações a respeito de inovação e utilização tecnológica, tendo como foco diminuir a complexidade das relações no ambiente escolar. O objetivo, do Programa de Inovação Educação Conectada é o empenho para garantir os meios de implantação da tecnologia tendo como aparato o uso no espaço escolar das escolas públicas. (BRASIL, 2017a, Art. 2)

Toda via tal situação permite a reflexão, “escola conectada, lares conectados”. É visível que o atual confronto vivido por todos em dias de isolamento social, direciona ao entendimento de uma demanda ainda não pensada que pode levar ao desafio de adaptação e implementação emergencial de novas políticas públicas.

 

Conclusão

Este artigo teve a intenção de mostrar o contexto que abarcou o percurso do coronavírus (COVID-19), e as consequências trazidas pelo mesmo no setor educacional. Tal temática, apresentou ao setor escolar, estratégias tendo como objetivo o atendimento dos alunos, a fim de diminuir a distância do ambiente escolar.

Em meio a um isolamento social, o presente texto teve como segmento a abordagem de novas práticas pedagógicas envolvendo gestores e docentes, na modalidade EAD e o uso da TIC, para que possam promover e contribuir de modo inovador em favor da aprendizagem dos alunos, evitando possíveis prejuízos mediante aos conhecimentos.

Conclui-se que por meio das informações mencionadas neste texto, foi possível perceber uma urgência de novas ações e implementação de novas políticas públicas, espera-se que as abordagens aqui mencionadas   possam servir de reflexões para possíveis decisões, ou mudanças necessárias no que diz respeito ao atendimento educacional.

Finalizar um trabalho não significa encerrar um tema, ou interromper novas pesquisas, mas apontam para novos desafios na expectativa de que outras informações e comprovações, possam surgir por meio da busca de mais saberes, no intuito de contribuir para uma sociedade mais informada.

Referências

BERNABÉ, I. Os professores como aprendizes com as TICs. In: BARBA, C. et al. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012, pp.77-83.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: D.O. 5 de outubro de 1988. Disponível em: www.mec.gov.br/legis/default.shtm. Acesso em: 05 de maio de 2020.

LEFFA, Wilson J. Não tem mais sesta: gestão do tempo em cursos a distância. Letras & Letras, Uberlândia 25 (2) 145-162, jul. /dez.2009.

LIBÂNEO, José C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal da Educação, 2011.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. UCA – Um Computador por Aluno. Formação Brasil. Projeto, Planejamentos das Ações/Cursos. Brasília. 2009.

MORALES, Juliana. Coronavírus no Brasil: como a pandemia prejudica a educação. Disponível em:

<https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/coronavirus-no-brasil-como-a-pandemia-prejudica-a-educacao/>. Acesso em: 15 de abril de 2020. 

ROTEMBERG, M. O professor e a Internet: condições de trabalho, discurso e prática. Campinas, Faculdade de Educação, Unicamp, 2002.

Como publicar na REVISTA P@RTES

REIS, T.M.L.S., A Instituição Escolar Buscando Alternativa Educacional Em Época De Isolamento Social

Tânia Mara Lima dos Santos Reis é graduada em Pedagogia. Licenciatura em Letra. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenação e Supervisão Pedagógica. Ciências e Matemática. Inglês.   Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação: ITS – Theology & Sciences Institute Of Florida-  USA – INC. Orlando-Florida -EUA. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual e Municipal de Ensino-Santa Rita de Cássia-Ba e Riachão das Neves-Ba.

E-mail: taniamaralima2010@outlook.com

 

 

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