Silenciosa e incurável, a doença afeta 90% dos gatos em algum momento da vida
Março é o mês internacional do rim. Pensando nisso, a Elanco Saúde Animal criou a campanha Março Amarelo, que tem o foco de alertar tutores de gatos a levarem seus pets ao veterinário em prol do diagnóstico precoce e tratamento da doença renal crônica (DRC).
A DRC é uma doença silenciosa e atualmente, é o mal mais comum entre felinos, afetando cerca de 90% deles em algum momento da vida e servindo como causa da morte de milhares de animais de estimação todos os anos.
A atenção redobrada dos tutores é fundamental pelo fato da DRC apresentar sintomas apenas em estágio avançado, quando os rins já estão com 75% de suas funções comprometidas – daí a necessidade de check-ups periódicos para a identificação da doença em fase inicial e aplicação do tratamento adequado, evitando o sofrimento do animal.
A recomendação dos veterinários é que tutores levem seus gatos a partir de 6 meses de idade para a realização de exames anuais. Já a partir dos 11 anos, o ideal é que estes sejam feitos a cada seis meses. Apesar de incurável, a boa notícia é que a DRC pode ser controlada ao ser diagnosticada precocemente, garantindo a qualidade de vida dos bichanos.
De acordo com Bruna Tadini, gerente de Marketing da divisão de Animais de Companhia da Elanco para América Latina, a empresa é pioneira em realizar uma campanha como essa. “Neste ano, a ação possui dois pilares de atuação: a atualização técnica dos veterinários e a conscientização dos tutores para os perigos da DRC, informando-os a respeito das ferramentas para o diagnóstico precoce”, explica. A campanha Março Amarelo é assinada pelo medicamento Fortekor™ Flavour, indicado para o tratamento da doença renal crônica em gatos e insuficiência cardíaca congestiva em cães.
“Existem vários temas que precisam ser levados em consideração com maior frequência na saúde animal pet, pois os gatos vivem cada vez mais, e com isso, as doenças crônicas assumem grande relevância na qualidade de vida. A Elanco direciona seu trabalho em prover soluções que enriqueçam a vida dos pets junto aos seus responsáveis”, sublinha Bruna.
Além disso, a gerente comenta que, esse ano, haverá uma ação especial com influenciadores digitais e médicos veterinários nas mídias sociais, trazendo ainda mais engajamento e importância para esse tema. “A ideia é que, por meio de envios de kits aos influenciadores, esses possam replicar a mensagem de conscientização sobre a doença renal crônica em gatos. Dessa forma, conseguiremos impactar a comunidade sobre a importância da realização dos check-ups, promovendo a Elanco como embaixadora dessa causa”.
A campanha Março Amarelo já alcançou cerca de 10 mil clínicas veterinárias em todo o Brasil e, somente entre 2018 e 2019, mais de 4,4 milhões de pessoas foram impactadas por meio de posts publicados no Facebook e no Instagram.