Educação Educação Tecnologia

Infraestrutura de TI para sala de aula 4.0. Por onde começar?

Leonardo Muller

A tecnologia pode ser uma forte aliada para fornecer a um maior número de alunos uma experiência de ensino e aprendizagem inovadora na era da transformação digital. A dúvida que permeia a cabeça dos gestores está justamente no primeiro passo. Uma enxurrada de Edtechs despontam no mercado com ofertas atraentes de plataformas e softwares, mas como incorporar as novas tecnologias, transformar a cultura e ainda aliar a proposta pedagógica às novidades da onda da Educação 4.0? A próxima grande inovação deverá transcender a experiência de aprendizado e oferecer um modelo de negócios que torne a implantação da tecnologia sustentável e escalável.

Neste sentindo, a locação de infraestrutura de TI com serviços, por exemplo, é um modelo de negócios largamente adotado em empresas, que oferecem soluções integradas de hardware e software e ainda pode adicionar serviços, por um pagamento mensal. É uma modalidade que ganhará força no setor educacional.

Sala de Aula Colaborativa

Pensando em equipamentos, se a escola deseja realmente avançar rumo ao novo modelo de ensino proposto pela Educação 4.0, investir em notebooks, tablets, estações móveis de computadores, em televisores, conexão de internet e retroprojetores, são itens que já permitem a criação de uma sala de aula colaborativa. Hoje o mercado oferece opções de aquisição ou locação, e nesta segunda opção, os serviços de suporte e atualização de modelos já otimizam os investimentos e as “dores de cabeça” que surgem no dia a dia com manutenção e possíveis problemas técnicos.

Google, Apple e Microsoft, parceiros de soluções para educação

Optar por um modelo de gestão pedagógico que facilite o processo de pesquisas, aplicação de provas online, correção, comunicação com pais e alunos também deve ser considerado. As gigantes de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft contam com plataformas de educação desenhadas para a área educacional que envolvem treinamento e capacitação de Gestores e Professores.  Aqui entram os serviços que podem ser adicionados à um modelo de locação de hardware: gerenciar as plataformas e atualizar os professores entram no pacote de locação, os investimentos são diluídos e a instituição pode avançar de forma sustentável nas demandas da Educação 4.0.

Google

Tanto no jardim de infância, quanto em universidades, o Google For Education auxilia professores, alunos e instituições com ferramentas de colaboração do G Suite For Education, além de Chromebooks avançados e acessíveis.

Apple                                                                                                                        

A oferta Apple para educação oferece aos alunos liberdade e expressão. O iPad, simples na experiência de uso e prático, foi criado segundo o fabricante para acompanhar as ideias dos seus alunos em qualquer hora e lugar. Um pacote completo de apps de criação complementam a oferta do iPad, além de Guias de projetos, aulas de programação, entre outras oportunidades e opções.

Microsoft

Uma plataforma de aprendizado econômica e acessível, o Windows 10 apresenta capacidades de escritas à tinta digital e ferramentas de colaboração modernas, que ampliam os resultados de aprendizagem. Com dispositivos de fácil configuração, implementação e gestão.

Alugar infraestrutura de TI e de educação digital ou investir na compra? Qual o passo mais adequado?

E a sua escola? Já deu o primeiro passo rumo à nova era da Educação 4.0?

*Leonardo Muller, é diretor comercial da Agasus, empresa especializada em locação de equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de Infraestrutura de TI.

Deixe um comentário