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Uso do Facebook como ferramenta educacional para o ensino de Biologia no ensino médio

Uso do Facebook como ferramenta educacional para o ensino de Biologia no ensino médio

 

Jader Luís da Silveira*

Resumo

Jader Luis da Silveira Professor e Biólogo. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. MBA Executivo em Saúde e Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes – UCAM. E-mail: jaderbio@outlook.com

As redes sociais fazem parte do cotidiano dos estudantes, que fazem uso constante das mesmas. O objetivo desse trabalho é analisar como o uso do Facebook pode melhorar o desempenho dos estudantes nas aulas de Biologia. Foram realizadas aulas utilizando a citada rede social. Concluiu-se que o Facebook possui alto potencial pedagógico, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e integrador, além de aumentar o interesse dos discentes pela disciplina.

Palavras-chave: Biologia. Ensino. Facebook. Redes sociais.

Abstract

The social networks are part of the daily life of students, who make constant use of them. The purpose of this work is to analyze how the use of Facebook can improve students’ performance in Biology classes. Classes were held using the aforementioned social network. It was concluded that Facebook has a high pedagogical potential, making the teaching-learning process more dynamic, interactive and integrative, as well as increasing students’ interest in the subject.

Keywords: Biology. Teaching. Facebook. Social networks.

  1. Introdução

Na “sociedade de informação” em que vivemos é baseada na informação e conhecimento, onde a informação chega a todo instante com algo novo e sempre atualizado em alta velocidade. As tecnologias estão presentes em todos os ambientes, inclusive na Educação. Hollweg (2015) menciona que a Internet apresenta diversos recursos para serem utilizados no âmbito escolar através das tecnologias de informação e comunicação (TICs) redes sociais virtuais, objetos educacionais, repositórios educacionais, entre tantos outros meios.

O objetivo desse trabalho é realizar uma avaliação do uso da rede social Facebook nas aulas de Biologia, com um estudo de caso em uma turma de 2º ano do ensino médio. Para atingir tal objetivo, o autor elaborou aulas baseadas no uso da rede social, visando melhorar a aprendizagem dos alunos, afim de comparar essa metodologia com a tradicional forma de ensinar: com quadro e giz.

Como principal resultado encontrado, verifica-se que o ensino utilizando a rede social tem a capacidade de ficar mais agradável, eficiente e eficaz. O uso do Facebook também faz com que o aluno aumente o seu interesse pela disciplina, além de torná-la mais atual e dentro do cotidiano do discente.

Este trabalho está estruturado em outras 5 seções. Na seção 2 é apresentado o Referencial Teórico. Na seção 3 é apresentada a metodologia utilizada. Na seção 4 é realizada o desenvolvimento e aplicação das atividades. Na seção 5 são realizadas análises e discussões relacionados aos resultados obtidos. Finalmente na seção 6, apresentam-se as conclusões e as perspectivas da continuidade desse trabalho.

  1. Referencial Teórico

2.1. O processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação

A sociedade da informação e seus principais serviços modificam os processos de ensino-aprendizagem através da inserção dos objetos educacionais, tais como sites, recursos de multimídia, redes sociais virtuais, entre outros no âmbito escolar. Tudo isso deve ser utilizado por alunos e professores com a devida capacitação para que seja obtido o maior proveito possível de tais recursos (SILVA, 2015).

O professor ao fazer uso das novas tecnologias, leva o estudante a construir o seu próprio conhecimento. Nessa perspectiva, Gomes, Lima e Fürkotter (2014) mencionam que “é fundamental utilizar estas tecnologias a favor da educação, já que oferecem novas possibilidades aos usuários, principalmente de produzir conteúdos, abandonando a forma passiva de se relacionar com as tecnologias”.

Na sociedade da informação, o processo de ensino-aprendizagem tende a se tornar dinâmico, colaborativo e coletivo. Conforme relata Hollweg (2015), faz-se necessário a articulação da objetividade e subjetividade, respeitando os conhecimentos prévios dos alunos e os demais aspectos da tecnologia, como conexões e interações no meio digital no ensino para a obtenção dos resultados da aprendizagem.

O aprendizado na sociedade da informação é tido com a atuação do professor como agente mediador das ferramentas tecnológicas e das informações que são atualizadas em todo instante na Educação. Tais avanços devem ser aproveitados de forma que as TICs possam ser inseridas na busca de conhecimento e aprendizado com aulas animadas, diferenciadas e interessantes, desenvolvendo práticas interativas, integrando as aulas tradicionais com as mais inovadoras.

2.2. As redes sociais como ferramenta educacional

As redes sociais estão presentes no ambiente escolar e isso não pode ser negado. Essa presença se dá pelo fato do uso constante pelos alunos dos dispositivos móveis, tais como celulares, tablets, entre outros, acrescentado pelo acesso facilitado à internet por rede de dados móveis ou mesmo wi-fi.

Os pontos positivos dessas redes sociais é o constante diálogo entre os próprios alunos e esses com os professores. Torna-se uma espécie de “canal 24 horas”, onde dúvidas podem ser sanadas, pode ser compartilhados textos, vídeos, imagens, trabalhos, etc. Além disso, tem a possibilidade de sugestões e opiniões de todas as partes. Sem contar o fácil acesso: qualquer um com celular e acesso a internet pode fazer parte de uma rede social virtual (MALIZIA e DAMASCENO, 2015).

Segundo Torres e Wagner (2012), os pontos negativos estão relacionados à dificuldade de alunos até professores em selecionar o que realmente tem valor e pode ser usado no ambiente escolar: quais dúvidas, sugestões e opiniões, arquivos são importantes e compartilhados. O excesso de informações com pouca qualidade tende-se a tornar um fator negativo. Além disso, o uso indiscriminado por parte dos alunos dessas redes em momentos de aula ou ambientes que não é permitido.

2.3. O uso do Facebook em sala de aula

O uso do Facebook na sala de aula apresenta grandes vantagens. A rede social possui potencial para ser utilizada na modalidade presencial, no ensino fundamental e médio. Segundo Arantes, Oliveira, e Gomes (2014), o uso do Facebook proporciona aos alunos um meio de colaboração e participação de todos. É um meio em que os alunos podem desenvolver suas experiências com a mediação do professor. Além disso, o Facebook torna-se um ambiente para os alunos desenvolverem criatividade e levar ao conhecimento e aprendizado coletivo.

Se antes o Facebook era visto apenas como um complemento para o diálogo entre os próprios alunos, ou entre esses e o professor, hoje a rede social é uma extensão do que é aprendido na escola. Apesar de muitas Instituições de Ensino ainda não acompanhar o ritmo tecnológico, conforme menciona Silva (2015), torna-se fundamental a atualização e capacitação dos docentes frente as redes sociais.

Atualmente o aluno não aprende apenas na sala de aula com o uso do quadro, giz e livros. Tudo isso vai além: o Facebook tornou-se um canal direto para opiniões, sugestões, para sanar dúvidas (RAMIRO et al, 2015). Além disso, existem vários recursos a serem utilizados como: enquetes, compartilhamento de imagens, vídeos arquivos, documentos, entre outros. Essa finalidade faz do aprendizado, mais moderno e atrativo para os alunos que vivem esse momento tecnológico.

O Facebook apresenta-se como uma ferramenta educacional de grande potencialidade, conforme relatam Minhoto e Meirinhos (2011):

o Facebook, em contexto de aprendizagem, permite o desenvolvimento de estratégias de busca e seleção de informação, facilita a interação e a colaboração, permite a aprendizagem entre pares, desenvolve o pensamento crítico e reflexivo e estimula o contraste de opiniões e a argumentação, desenvolve ou reforça as capacidades de colaboração, favorece a autoestima e o autoconceito, entre outras potencialidades. (MINHOTO e MEIRINHOS, 2011, p.123).

Diante de todas essas vantagens, todo o dinamismo proporcionado, as diversas possibilidades de compartilhamento de arquivos e conteúdos, e a integração de conhecimento coletivo na turma específica ao grupo de alunos, esse trabalho busca explorar tais funcionalidades e benefícios, conforme é descrito na Metodologia.

  1. Metodologia

O trabalho a ser desenvolvido é um estudo de caso do tipo pesquisa qualitativa com dados quantitativos, com uso de questionários para a coleta de dados e observação das atividades aplicadas, com participação de uma turma de 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública.

A atividade desenvolvida será o estudo do desenvolvimento de uma planta com o uso do Facebook para relatório do estudo do seu desenvolvimento. Em sala de aula, será feita uma exposição sobre os conteúdos de Botânica e os estudos sobre as plantas e, posteriormente a divisão dos alunos em equipes específicas para cada tipo de planta escolhida.

O Professor criará um grupo na rede social Facebook com a finalidade especifica para o desenvolvimento das atividades e das aulas de Biologia. Esse grupo tem a configuração caracterizada por ser público, para facilitar a entrada dos alunos.

Para o desenvolvimento da atividade deve-se seguir as seguintes orientações:

  1. Todos os alunos devem acessar e solicitar a entrada no grupo no Facebook.
  2. Os alunos devem fazer o download do manual, ler e seguir as instruções.

Figura 1 – Localização do Manual do grupo. Fonte: Autoria própria.

  1. A cada dia, os alunos postarão fotos e comentarão sobre o desenvolvimento/crescimento da sua planta.
  2. Com o auxílio do manual e com as fotos, os alunos montarão um projeto de documentação online desse projeto.
  3. Com as fotos postadas, os estudantes montarão uma galeria online e posteriormente será compartilhada entre seus amigos e seguidores no Facebook.

Após a realização de todas essas atividades, os alunos responderão a um questionário para a avaliação da metodologia de ensino com o uso da rede social.

  1. Desenvolvimento e Aplicação das Atividades

Após a exposição presencial em sala de aula sobre os conceitos e os processos relacionados ao desenvolvimento de uma planta, foi criado o grupo no Facebook, intitulado “Desenvolve Planta”, conforme a figura 2.

Toda a parte prática que demonstra o ciclo de vida da planta escolhida, foi fotografada, postada e feito um registro no grupo acompanhado de um texto explicativo. Para isso, os alunos foram divididos em equipes de 4 integrantes cada.

Figura 2 – Foto da página inicial do grupo Desenvolve Planta. Fonte: Autoria própria.

Cada processo de desenvolvimento da planta foi registrado pelo aluno e sua equipe no grupo, como mostra a figura 3.

Figura 3 – Postagem de um aluno. Fonte: Autoria própria.

Outras ferramentas disponibilizadas pela rede social também foram utilizadas, como o bate papo e a enquete. Essas ferramentas melhoram a comunicação entre alunos e professor também, facilitando assim a comunicação e interação das partes.

Figura 4 – Enquete (a esquerda) e bate papo (a direita). Fonte: Autoria própria.

  1. Resultados e Discussões

As dificuldades observadas foram consideradas simples, que em sua maioria, eram de ordem técnica, de acesso, e de cadastro para uso do grupo do Facebook. Outras dúvidas foram relacionadas ao mecanismos de postagens. O excesso de fotos postadas por todos os alunos no início, levou a uma pequena confusão que, com o andamento das atividades foram sendo diminuídas. As demais dificuldades foram na elaboração dos relatórios online, que foram sanadas durante as aulas presenciais.

Conforme os gráficos da figura 5, o uso do Facebook nas aulas de Biologia melhorou a comunicação e o ensino. No primeiro gráfico da figura citada, observa-se que 76,66% dos alunos tinham as aulas de Biologia como cansativas e pouco interativas. Apenas 23,33% dos estudantes tinham as aulas como interativas ou interativas e dinâmicas, o que representa 5 e 2 alunos, respectivamente.

Após o uso da rede social Facebook, 70% dos estudantes disseram que as aulas ficaram mais dinâmicas e interativas e 30% como interessantes. Um fato bem interessante nesse resultado, é que nenhum aluno disse que não gostou e nem que as aulas estavam com a metodologia parecida com o ensino tradicional.

Figura 5 – Gráficos com a comparação do ensino de Biologia com a metodologia tradicional e utilizando a rede social Facebook. Fonte: Autoria própria.

Segundo 93,33% dos alunos, avaliaram as aulas de Biologia com o uso do Facebook como muito interessante ou interessante. Apenas 6,66% dos alunos ficaram indiferentes ou não gostaram desse tipo de metodologia, o que é representado por 1 aluno em cada categoria, respectivamente.

O compartilhamento diário de fotos do desenvolvimento da planta dos colegas, também incentivou o aluno acompanhar o andamento da sua planta, para comparar as diferenças e semelhanças e o conhecimento de forma prática. A atividade possibilitou ainda, maior interação entre alunos e participação do professor.

A comunicação entre alunos e o professor também foi avaliada como bastante positiva por 96,66% dos alunos, onde 2 estudantes disseram que melhorou pouco; 7 que melhorou muito e 20 alunos avaliaram como excelente. Segundo um aluno (3,33%), a comunicação não mudou nada. Observa-se portanto, que os alunos tiveram uma outra visão da disciplina, que passou a ser mais atrativa e atual.

Figura 6 – Gráficos com a comparação do ensino de Biologia com a metodologia tradicional e utilizando a rede social Facebook. Fonte: Autoria própria.

O potencial benefício observado com o uso do Facebook nas aulas de Biologia foi a possibilidade de os estudantes usar o grupo para despertar novas ideias e fazer reuniões online. Esse tipo de atividade possibilitou uma aprendizagem coletiva e com possibilidade de acompanhar e seguir os colegas a qualquer momento seja no interior do ambiente escolar ou no exterior.

  1. Conclusões

O objetivo desse trabalho foi realizar uma avaliação do uso da rede social Facebook nas aulas de Biologia, com um estudo de caso em uma turma de 2º ano do ensino médio. Um ponto positivo e interessante observado no uso da rede social na sala de aula é o tipo de conhecimento que se constrói, visto que a aprendizagem ocorre de forma coletiva, com interação dos alunos e participação do professor.

Conclui-se que o Facebook possibilita ao ensino-aprendizagem, a utilização de uma ferramenta de constante uso pelos alunos, que aprendem de forma mais leve e divertida. O conhecimento é realizado com a participação de todos e com a possibilidade de visualização do histórico de tudo que ocorreu, levando a um aprendizado dinâmico e integrador. Através do Facebook, os alunos criam um conhecimento de “competição”, com opiniões, sugestões dos colegas, onde pode-se ser acrescentado novas informações ao que foi escrito por outro. Dessa forma, aumenta o conhecimento e interesse dos alunos pela disciplina.

Para o docente também há vantagens no uso do Facebook, para monitorar os comentários, as postagens, arquivos, entre outros. Enfim, ele tem o poder de monitoramento, mediação, além de participar da construção do aprendizado. Assim, todas as experiências dos alunos e do professor podem ser compartilhadas e acessadas a qualquer momento no próprio ambiente escolar ou fora dele. Diante disso, outras pesquisas que busquem o estudo aplicado a outras séries de estudo podem ser sugeridas, afim de comparação dos resultados obtidos nesse trabalho.

Referências Bibliográficas

ARANTES, Taís Turaça; OLIVEIRA, Leticia Reis; GOMES, Nataniel dos Santos. Redes Sociais como Plataforma de ensino-aprendizagem: Um estudo sobre o Facebook e o Twitter. Revista Philologus. Rio de Janeiro, Ano 20, Nº 58, jan/abr. 2014.

GOMES, Joyce Galdino; LIMA, Claudia Maria de; FÜRKOTTER, Monica. Potencialidades de uso do Facebook sob uma perspectiva da mídia-educação. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), p. 9957-9969. 2014.

HOLLWEG, Vera Marcielle Miranda. O uso do software como ferramenta para favorecer a aprendizagem em biologia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pampa. Bajé. 2015.

MALIZIA, Bruno; DAMASCENO, Fabio. O Ensino e Ciências e Biologia nas Redes Sociais: O Facebook® Como Ferramenta. Revista do Seminário Mídias & Educação, v. 1, 2015.

MINHOTO, Paula; MEIRINHOS, Manuel. O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem da Biologia. In: Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC. Instituto Politécnico de Bragança, p. 118-134. 2011.

RAMIRO, Adriane Ziegler et al. O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost. Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET), v. 19, n. 3, p. 681-689, 2015.

SILVA, Alan de Angeles Guedes da. A utilização do Facebook no ensino de Biologia. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2015.

TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org). Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. CD-ROM.

SILVEIRA, Jader Luís da. Uso do Facebook como ferramenta educacional para o ensino de Biologia no ensino médio. P@RTES (São Paulo), ISSN 1678-8419. v.1, n.0, p.1., 2019.

* Professor e Biólogo. Especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. MBA Executivo em Saúde e Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes – UCAM. P@RTES (São Paulo), ISSN 1678-8419. n.0, v. on-line, p.1., 2019.

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