The role of Literature for student training: a teaching proposal in the Portuguese Language discipline
Jesus Rodrigues da Penha*
Stefhany Melo Pereira*
Willian Jhonis Antunes Melo*
RESUMO
O trabalho apresenta uma melhor compreensão dos livros literários lidos no ano letivo de 2017, extrair informação e conhecimento histórico, instigar a imaginação e engrandecer vocabulário dos alunos. Os alunos leram livros literários, fizeram o fichamento dos aspectos literários dos mesmos, transcrevendo para resenhas. As análises literárias foram realizadas entre o segundo e quarto bimestre, totalizando 6 obras. Três em primeira pessoa e as demais em a terceira, quanto ao gênero se enquadram no gênero épico, romance e drama. Foram constatados os valores da literatura para a formação intelectual.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Resenhas literárias, Produção textual.
ABSTRACT
The work presents a better understanding of the literary books read in the 2017 school year, extracting information and historical knowledge, instigating the imagination and enhancing students’ vocabulary. The students read literary books, made the fichamento of the literary aspects of the same, transcribing for reviews. The literary analyzes were carried out between the second and fourth bimester, totaling 6 works. Three in the first person and the others in the third, in the genre fall into the epic genre, romance and drama. Literature values for intellectual formation were verified.
KEYWORDS: Literature, Literary reviews, Textual production.
- INTRODUÇÃO
A leitura é indispensável na vida dos indivíduos da sociedade, pois esta pode nos proporcionar diversas possibilidades de imaginação e intelectualização. A educação escolar, seja ela pública ou privada, conta necessariamente com uma base escrita, livros didáticos e literários auxiliam no desenvolvimento dos estudantes no momento de abertura ao conhecimento e também na preparação das aulas pelos docentes para que sejam posteriormente aplicadas em sala de aula.
Em um contexto educacional se torna de extrema importância a presença de obras literárias dentro das salas de aula, os alunos devem ter acesso ao material disponível na instituição educacional e a mesma deve incentivá-los a utilizar deste recurso. A escola tem como papel crucial transmitir conhecimento a seus alunos, instigá-los a utilizar das obras literárias disponíveis na instituição promove diversos benefícios, tanto na vida educacional quanto social destes, afinal, lendo eles verão o mundo de outra forma, tendo outra percepção do mesmo. (LIMA; LOPES, 2015).
De acordo com Lígia Formenti, em um artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, os brasileiros leem apenas 1,7 livro por ano. Mesmo com tal número, o mercado possui obras diversificadas para atender todo tipo de público e inúmeras obras de diferentes autores são lançadas todos os anos, prova disso era a imensa expectativa de lançamentos para o ano de 2017, ao qual foi estimada uma margem de cerca de 431 livros do gênero literário, conforme pesquisa realizada pelo “Jornal Opção”.
O objetivo deste estudo foi apresentar uma melhor compreensão dos livros literários explorados por meio da leitura em três bimestres do ano letivo de 2017, extrair informação e conhecimento histórico, instigar nossa imaginação e engrandecer nosso vocabulário.
- ASPECTOS LITERÁRIOS
A literatura possui papel significativo na formação intelectual dos cidadãos, a partir da leitura de livros literários os leitores conseguem aperfeiçoar e enriquecer seu vocabulário, desenvolver uma visão crítica sobre a realidade ao qual estão inseridos e ainda aplicar sua carga de conhecimentos referentes à organização textual.
Ao nos depararmos com uma obra literária, para podermos ter pleno entendimento sobre a história em questão é fundamental que a forma com que se analisa o trabalho seja minuciosa. Evidenciar os principais pontos do referido permite o conhecimento dos elementos constituintes e seus respectivos princípios.
Para evidenciar os aspectos de uma obra podemos fazer uso de diferentes gêneros textuais, nos estudos práticos de Língua Portuguesa e Literatura empregamos o fichamento para tal prática, pois no decorrer da leitura fomos classificando os dados e a partir deles conseguimos transcrever para resenhas literárias.
2.1 Aspectos literários da obra O Guarani, de José de Alencar
O livro “O Guarani” de José de Alencar é uma das suas obras literárias mais conhecidas, representando o romantismo nacionalista tendo seu primeiro capítulo publicado em forma de folhetim no dia 1 de janeiro de 1857. (ALENCAR, 2009)
A obra utiliza sem restrições os recursos dos textos românticos, sendo narrada em terceira pessoa contando com um narrador onisciente, apresenta o tempo cronológico como predominante contendo ainda alguns flashbacks que ressaltam fatos remotos da vida das personagens tornando a trama ainda mais simpática.
A história se passa em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, na esplanada do rio Paquequer, onde vive a família do renomado fidalgo português Dom Antônio de Mariz. O livro é dividido em quatro partes. Primeiramente ocorre a caracterização ambiental da trama, retratando um cenário brasileiro do período colonial, posteriormente temos a apresentação das personagens com relatos do passado de algumas que acabam despertando uma visão duvidosa sobre seu caráter, após a descrição fundamental para o entendimento dos eventos que irão ocorrer temos a introdução dos primeiros dramas, que funcionam como chave para que a narrativa seja desenvolvida e atraente, a partir da terceira parte ocorrem os momentos de maior tensão, com guerras entre nativos, declarações de amor e a descoberta de um traidor, concluindo o livro conseguimos encontrar um desfecho que retrata o sacrifício feito por um pai pelo amor incondicional de sua filha e a sobrevivência duvidosa das personagens principais.
2.2 Aspectos literários da obra O Matador, de Patrícia Melo
O livro “O Matador”, publicado no ano de 1995, é uma das obras da autora Patrícia Melo, que consiste em narrar a trajetória da vida da personagem Máiquel, relatando desde os acontecimentos que decorreram sua ascensão até aos que lhe derrubaram, a trama é narrada pelo próprio protagonista, em primeira pessoa do singular, que acompanha um tempo cronológico, seguindo minuciosamente todos os fatos. (MELO, 1995). Na obra, a autora utiliza um estilo urbano violento, ficando evidente pelo tipo de linguagem abordada no livro, que ao invés de utilizar apenas a linguagem literária, mais habitual, consegue mesclar outros tipos de expressões características das classes sociais encontradas na narrativa. A trama se trata de um romance policial que começa quando Máiquel, um jovem que vive na periferia de São Paulo, perde uma aposta feita com o resultado de um jogo disputado entre São Paulo e Palmeiras e tem que pintar o cabelo de loiro, tal ato muda sua vida de uma forma inimaginável. Com uma longa lista de homicídios Máiquel se torna um foragido da polícia, e para se safar de tudo decide fugir para uma nova cidade, onde poderia reconstruir sua vida ignorando seu passado manchado pelo sangue de suas vítimas ou continuar sendo o matador.
2.3 Aspectos literários da obra a Escrava Isaura, de Bernardo Joaquim da Silva
Considerada uma das obras mais conhecidas do autor Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, escrita em 1875, A Escrava Isaura é um romance criado em plena campanha abolicionista, que possui como foco narrativo a vida de uma escrava de cor branca que passa a sofrer nas mãos de Leôncio, seu novo proprietário, vivendo em uma fazenda nos Campos dos Goytacazes em Rio de Janeiro e começa uma grande luta por sua liberdade. (GUIMARÃES, 2009.)
O livro é narrado em terceira pessoa contando com um narrador onisciente, que pode descrever todos os aspectos ambientais e psicológicos da narrativa, o desenvolvimento da trama se dá pela passagem de um tempo cronológico e possui um tipo de linguagem bastante simples e direto, fatores esses que facilitariam na difusão e leitura do livro na época de sua publicação.
Isaura, que era uma jovem escrava de pele branca que vive desde seu nascimento na casa da família em que sua mãe servia, que era do Senhor Almeida, mesmo após a morte de sua mãe continuou sendo criada e tratada como uma integrante da família pela matriarca que lhe faz aprender a ler, escrever, falar italiano, francês e ainda tocar piano, era tratada como uma legítima dama da alta sociedade brasileira, a mulher do comendador tinha desejo de libertar Isaura, porém não concedia sua alforria para lhe manter perto e assim ter companhia, para a infelicidade da escrava todas essas regalias acabam assim que sua protetora falece, pois ao mesmo tempo o comendador decide se aposentar retirando-se para a corte e entrega a fazenda ao seu filho Leôncio, um jovem casado com Malvina, tornando Isaura sua mais nova propriedade. Com o passar do tempo a beleza de Isaura vai ficando cada vez mais apreciada por homens que poderiam dificultar muito sua vida, e para lhe ajudar o pai busca incessantemente o valor tratado pela alforria da filha, contudo Leôncio quebra o acordo, obrigando a fuga da escrava para Recife.
Com a fuga consegue conquistar o amor de Álvaro, mas o que parece um final feliz é apenas o início dos reais problemas, pois é capturada como fugitiva e levada de volta para as garras do vilão.
Quando Isaura se vê prestes a entrar em um casamento arranjado Álvaro reaparece com a solução de todos os problemas salvando Isaura lhe concedendo a tão almejada alforria, e para escapar sem se sentir ainda mais ridicularizado o temido vilão se suicida.
2.4 Aspectos literários da obra um homem de sorte, de Nicholas Sparks
Tendo sido escrita por Nicholas Sparks e publicada em 2011 pela editora Novo Conceito, a obra “Um homem de sorte” descreve com exponencial riqueza de detalhes a força avassaladora de uma paixão, sendo um romance distinto do autor, um americano renomado pela qualidade das suas obras publicadas e reconhecidas mundialmente. (SPARKS, 2011). A obra é explanada do ponto de vista de um narrador onisciente e constitui-se dos gêneros dramático e épico, fragmentos da obra como o afogamento de Logan Thibault e Keith Clayton em busca do salvamento de Ben na casa da árvore demonstram claramente a presença do drama nesta trama. O clímax da trama ocorre no momento em que Elizabeth Green descobre os reais motivos que levaram Logan Thibault, um ex-fuzileiro naval, à pequena cidade de Hampton. O espaço ou ambiente físico mais utilizado na trama é a casa de Nana, que engloba o canil e o jardim. O enredo é baseado principalmente na fotografia encontrada por Logan Thibault nas areias do deserto durante uma de suas missões servindo ao corpo de fuzileiros navais de sua nação. A trama ocorre em um tempo psicológico, onde por diversas vezes lembranças tomam a frente dos pensamentos do personagem. O desfecho da trama consiste no salvamento de Ben, falecimento de Clayton durante a tentativa de salvar a vida de seu filho e a concretização do sonho de Logan e Elizabeth de formarem uma família.
2.5 Aspectos literários da obra para onde ela foi, de Gayle Forman
Esta obra foi publicada no Brasil em 2011 pela editora Novo Conceito, escrita pela autora americana Gayle Forman, responsável por obras mundialmente conhecidas e também premiada como jornalista, com diversos artigos publicados. A trama retrata a tristeza causada pela saudade de quem se ama e o ressurgimento da chama de um amor capaz de ultrapassar obstáculos, por meio da paixão de um casal de jovens músicos. ( FORMAN, 2014). A obra é explanada por Adam Wilde, que durante a trama relata seu cotidiano, sendo a mesma composta pelos gêneros dramático e épico, onde o drama está plenamente presente. O encontro do casal de músicos após três anos separados demonstra com riqueza de detalhes a intensidade desse amor. O clímax ocorre no momento de reencontro do casal de músicos e o espaço social ao qual frequentam diariamente são os shows que compõem suas turnês. Composta de um tempo psicológico a trama é principalmente baseada no amor de uma violoncelista e um astro do rock, separados após um fatídico acidente com a família de Mia Hall. O desfecho da obra constitui se do momento em que Adam Wilde se faz presente em um dos concertos da violoncelista Mia Hall, com muito esforço e sofrimento se entendem e no fim todo o esperado acontece e o amor do casal resplandece novamente.
2.6 Aspectos literários da obra Cidades de Papel, de John Green
Cidade de papel é um romance escrito por John Green, autor americano responsável por diversas obras literárias mundialmente conhecidas, é caracterizado como um romance americano, sua publicação aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 2013 pela editora Intrínseca. (GREEN, 2013).
Sendo narrada por Quentin Jacobsen, personagem principal, a trama conta com um tempo psicológico e descrições emocionais e sociais do cotidiano do jovem, seus sentimentos por Margo Roth Spiegelman são os mais profundos, portanto são eles que conduzem a trama. Composta pelos gêneros dramático e épico, o romance juvenil relata o drama de um amor não correspondido. O clímax da trama ocorre quando Quentin e Margo vivem uma aventura que para ambos nunca será esquecida, e quando se reencontram depois de dias, no esconderijo onde ela estava segredos são revelados e acontece o tão esperado primeiro beijo do casal.
O espaço ou ambiente social onde ocorre a maior parte da trama é a escola, a casa de Quentin é o lugar mais usado para diversão de seus amigos Ben e Radar e as festas se encontram bastantes presentes ao final da história.
- RESULTADOS
As análises literárias realizadas entre o segundo e quarto bimestre letivo de 2017 contam com um total de 6 (seis) obras literárias publicadas entre 1857 e 2013. Das obras analisadas 3 (três) delas são narradas em 1ª pessoa e as demais equivalem a 3ª pessoa, quanto ao gênero das mesmas 4 (36%) se enquadram no gênero épico, enquanto o romance e o drama equivalem a 3 (27%) e apenas uma com o gênero policial (10%).
Quadro 1: Análises literárias desenvolvidas entre o 2°e o 4° bimestre letivo de 2017.
Livro | Narrador | Enredo | Gênero | Espaço | Tempo |
O Guarani | Onisciente – 3ª pessoa | O amor incondicional entre o índio Peri e Cecília cria uma forte relação de amizade com a família Mariz | Romance Épico | Espaço Físico –
Interior do Rio de Janeiro |
Cronológico |
O Matador | Narrador Personagem – 1ª pessoa | Um jovem pinta o cabelo por uma aposta e tal atitude leva sua vida para uma onda de homicídios | Romance Policial | Espaço Físico –
Periferia de São Paulo |
Cronológico |
A Escrava Isaura | Onisciente – 3ª pessoa | Isaura é uma escrava branca que trava uma luta incansável pela sua liberdade | Romance | Espaço Físico – Campos dos Goytacazes | Cronológico |
Um Homem de Sorte | Onisciente – 3ª pessoa | Logan Thibault encontra a fotografia de uma moça e realiza uma longa caminhada para encontra-la. | Dramático
Épico |
Espaço Físico –
Casa de Nana |
Psicológico |
Para Onde Ela Foi | Narrador Personagem –
1ª pessoa
|
Após um acidente fatídico que deixou Mia órfã, ela resolve se afastar de seu passado e reiniciar sua vida, depois de três anos reencontra sua paixão do passado, Adam. | Dramático
Épico |
Espaço social-
Shows da turnê |
Psicológico |
Cidades de Papel | Narrador Personagem –
1ª pessoa |
Quentin e Margo eram amigos na infância, porém algumas escolhas os afastaram na juventude, até que uma aventura os uniu novamente. | Dramático
Épico |
Espaço social-
Escola e festas |
Psicológico |
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O desenvolvimento do presente estudo nos mostra que a leitura é um dos principais meios que proporciona o aperfeiçoamento intelectual e crítico dos cidadãos. Neste aspecto, observou-se o desenvolvimento dos alunos através das leituras que desenvolveram para o desenvolvimento do trabalho realizado. A prática da leitura proporcionou aos alunos a capacidade da análise com coerência e eficiência de cada literatura analisada. Com o estudo literário conseguimos constatar a vasta aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula na estruturação dos livros, as diversas formas de se analisar uma obra e a possibilidade de transcrição entre os gêneros e tipos de texto. Cada grupo social possui uma herança literária, e explorar nosso rico repertório brasileiro é de suma importância, pois com ele é possível descobrir e aprender sobre nossos costumes e tradições muitas vezes ignorados. Os conhecimentos adquiridos na elaboração do trabalho servirão de enriquecimento no que tange a literatura e suas características, bem como, o vocabulário e melhor aplicação dos recursos linguísticos na produção textual.
REFERÊNCIAS
ALENCAR, José de. O Guarani. São Paulo – SP: Saraiva, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003a. 5 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003c. 3 p.
FORMAN, Gayle; NAZARIM, Santiago. Para onde ela foi. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2014.
FORMENTI, Lígia. ‘É uma vergonha o índice de 1,7 livro por ano’, diz ministro da Cultura. Disponível em:<http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,e-uma-vergonha-o-indice-de-1-7-livro-por-ano–diz-ministro-da-cultura,1716686> Estadão: jornal informativo do estado de São Paulo, São Paulo, 2010. Acesso em: 27 de fevereiro de 2018.
GREEN, John; ROMEIRO, Juliana. Cidades de papel. Rio de Janeiro – RJ: Intrínseca, 2013.
GUIMARÃES, Bernardo. A Escrava Isaura. São Paulo – SP: Ática, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
JORNAL OPÇÃO. A lista dos 431 livros que serão publicados em 2017. Disponível em:<https://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/a-lista-dos-431-livros-que-serao-publicados-no-brasil-em-2017-84964/> Jornal Opção: jornal informativo do estado de Goiás, Goiás, 2017. Acesso em: 27 de fevereiro de 2018.
LIMA, Karen F. P.; LOPES, Margarete E. P. S. Importância da literatura na escola: uma proposta na formação do cidadão. Anthesis: Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidental, Cruzeiro do Sul, v. 3, n. 6, p. 1-10, 2015.
MELO, Patrícia. O Matador. São Paulo – SP: Companhia das Letras, 1995.
SPARKS, Nicholas; DANTAS, Marsely de Marco Martins. Um homem de sorte. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2011.
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*Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Campus Colorado do Oeste. Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Estudos Linguísticos e Libertários pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Mestre em Ciências da Educação pela UDS – Universidad de Desarrollo Sustentable . E-mail: prof-jesus@hotmail.com
*Discente do Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Campus Colorado do Oeste. E-mail: stefhanymelo015@gmail.com
*Discente do Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – Campus Colorado do Oeste. E-mail: willianjhonis2015@gmail.com