Josélia Gomes Neves
Resumo: A colonização em Rondônia é recente tem cerca de trinta anos. Durante todo o processo aconteceu uma série de conflitos com as populações indígenas que já ocupavam tradicionalmente estes territórios. Como conseqüência também deste fenômeno cada vez mais famílias indígenas tem se deslocado para os centros urbanos. No intuito de melhor compreender esta ocorrência propomos o estudo: Povos Indígenas em escolas urbanas: a reedição do contato? O objetivo foi analisar as repercussões acerca da presença de estudantes indígenas em escolas urbanas na Amazônia. Foi desenvolvido de novembro de 2011 a dezembro de 2013, a partir da inserção de 03 escolas públicas, 03 estudantes indígenas das etnias Arara e Gavião (02 meninas e 01 menino), 03 docentes, 03 diretoras e 05 familiares (03 mães e 02 pais) a partir da utilização de entrevistas semi-estruturadas. Dentre outros aspectos o estudo apontou que a presença indígena na escola não é tranquila, há conflitos, desentendimentos e reclamações diretamente relacionadas a condição étnica, o que implica a necessidade de aprimoramento de processos de formação continuada para os/as docentes através da implantação da Lei 11,645/2008 e possibilitar respostas públicas diferenciadas as atuais demandas colocadas pela presença indígena na cidade. Palavras-Chave: Índios Urbanos. Educação Escolar. Cidades. Amazônia.
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