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Paradigmas na educação: a utilização das Tics como ferramenta metodológica para a ação pedagógica docente no Instituto Federal do Amapá

PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: A utilização das Tics como ferramenta metodológica para a ação pedagógica docente no Instituto Federal do Amapá

Marcos Dione Martins dos Santos[1]

Letícia de Carvalho Ferreira [2]

 

Resumo

Marcos Dione Martins dos Santos – Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP. Tecnólogo em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP. Pós-Graduando do Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Email: marcosdione626@gmail.com

Este trabalho tem como objetivo identificar quais recursos são utilizados pelos docentes no IFAP e as dificuldades dos profissionais na sua utilização nas aulas. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá, no período de outubro à dezembro de 2017. Participaram da pesquisa os professores dos cursos técnicos, através de análise de dados que foram gerados a fim de promover uma reflexão de como estão sendo utilizando os recursos tecnológicos ofertados pela instituição e a utilização de metodologias inovadoras na prática educacional.

Palavras-chave: Recursos, ensino-aprendizagem, educação, docentes

Abstract

This paper aims to identify what resources are used by teachers at IFAP and the difficulties of professionals in their use in classrooms. The research was carried out at the Federal Institute of Amapá, Campus Macapá, from October to December 2017. The teachers of the technical courses participated in the research, through analysis of data that were generated in order to promote a reflection of how they are being used the technological resources offered by the institution and the use of innovative methodologies in educational practice.

Keywords: Resources, teaching and learning, education, teachers

 

  1. Introdução

Este artigo tem como proposta de trabalho investigar e diagnosticar como os docentes do Instituto Federal do Amapá estão utilizando os recursos tecnológicos em suas aulas.

Para MINIOLI:

Em decorrência das grandes transformações ocorridas no mundo do conhecimento, neste início de século, o grande desafio que se impõe à educação hoje está voltado para o acesso e a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. (MINIOLI, 2011, p.30)

Quando se fala em tecnologia educacional, temos percebido que tem uma tendência dos profissionais de educação de diversos níveis de pensar apenas na ferramenta COMPUTADOR, da qual admitem abertamente sentir “medo” (BRITO;  PURIFICAÇÃO, 2008, p. 51). Contudo, os recursos didáticos tecnológicos não se limitam apenas ao computador. O professor tem o papel importante na apresentação de novas metodologias, utilizando recursos para melhorar o aproveitamento de aulas fazendo com que sejam mais produtivas e atraentes para os alunos.

Alguns educadores consideram que a simples utilização desses meios é suficiente para garantir um “avanço” na educação. Entretanto só o uso não basta; se as tecnologias educacionais não forem bem utilizadas, garantem a novidade por algum tempo, mas não realmente aconteça uma significativa melhoria na educação (BRITO;  PURIFICAÇÃO, 2008, p. 39)

Deste modo, percebe-se que o Instituto Federal do Amapá é uma das instituições mais bem equipadas do estado do Amapá, possuindo uma excelente estrutura como: salas climatizadas, acessibilidade, laboratórios de informática, matemática, química, física, mineração, alimentos e edificações, além dos recursos utilizados em sala de aula como: datashow, lousa interativa e computadores interativos que auxiliam o professor no processo de ensino e aprendizagem ofertando uma educação de qualidade.

A partir dessas considerações o presente trabalho tem como objetivo identificar quais os recursos mais utilizados pelos docentes no IFAP e buscar conhecer as dificuldades destes profissionais da educação na utilização de recursos de TICs nas aulas.

 

  1. Metodologia
Letícia de Carvalho Ferreira – Professora assistente, nível 2 da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Email: leticia@unifap.br

A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá,  no período entre outubro a dezembro de 2017, tendo como público-alvo os docentes dos cursos técnicos integrado. Participaram da pesquisa 18 professores de diferentes perfis quanto a formação acadêmica.

Os trabalhos iniciaram com pesquisas bibliográficas em várias fontes como: livros, artigos e publicações na internet e, posteriormente com uma pesquisa de campo exploratória.

Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. (LAKATUS E MARCONI, 2003, p.181)

Inicialmente através de observações e posteriormente entrevista com os gestores  sobre os recursos tecnológicos didáticos adquiridos pela instituição, houve também, a fim de obter a opinião dos docentes, a aplicação de questionários, constituído de oito perguntas abertas e fechadas, divididas em duas partes:

1° Parte – com perguntas para identificar quais recursos tecnológicos, ferramentas e aplicativos são mais utilizados pelos docentes em salas de aula e seu grau de importância.

2° Parte – Foram feitas perguntas relacionadas a questão do incentivo da instituição na utilização dos recursos tecnológicos e suas motivações.

Para a aplicação do questionário, foi utilizada a ferramenta: Formulários google – uma ferramenta do pacote google docs, para criar e analisar pesquisas no dispositivo móvel ou navegador web.

Através de observações, foi perceptível a não utilização de certos recursos que foram adquiridos a bastante tempo, além da utilização inadequada de certos equipamentos. Contudo surgiram os seguintes questionamentos. Por qual motivo recursos que podem auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem não são utilizados? Resistência, falta de conhecimento, falta de treinamento, resistência a mudanças ou insistência em utilizar metodologias ultrapassadas?

 

  1. Referencial teórico

 

Os seres humanos criaram técnicas e recursos para melhoria de sua qualidade de vida. Nas escolas com o passar dos tempos novas estratégias de ensino passaram a ser desenvolvidas como utilização de novos recursos, estimulando o aluno a aproximação do conteúdo.

Desde o surgimento da educação formal, temos tido avanços tecnológicos. Os recursos que estão em sala de aula há muito tempo: o papel, o lápis, o quadro-negro são consideradas tecnologias, pois auxiliam o professor e os alunos a construir conhecimento (LEITE, 2011).

Esses recursos utilizados são chamados de recursos didáticos. “Recurso didático é todo material utilizado como auxílio no ensino-aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”.   (SOUZA, 2007, p 111)

O recurso didático mais utilizado pelos professores é a “lousa”, antes conhecida como “quadro negro”. Bastos afirma que:

É no final do século XIX que o uso do quadro-negro instala-se nas escolas e que começa a ocupar um espaço central na sala de aula, período em que paulatinamente consolidam-se os sistemas públicos de instrução elementar e, paralelamente, crescem as exigências de um mínimo de mobiliário e material escolar. (BASTOS, 2005, p. 136)

A partir desse momento a lousa passou a ser o recurso mais utilizados pelos professores em sala de aula. Eles passaram a ter auxílio visual de um instrumento simples, mas versátil. O quadro-negro evoluiu e hoje as salas de aula são equipadas de lousa magnéticas ou interativas.

Em decorrência disso o giz caiu em desuso, um material em gesso utilizado para escrever, devido a evolução da lousa. Hoje os professores utilizam pinceis marcadores de quadro branco, devido, primeiramente o giz ter se tornado obsoleto e segundo por proporcionar uma limpeza seca, que não produz o conhecido pó de giz, vilão de inúmeros problemas alérgicos (FREITAS, 2007).

Um outro recurso didático muito utilizado que está em desuso foi o retroprojetor. De acordo com Freitas,

O retroprojetor é um aparelho elétrico utilizado para projetar imagens numa tela ou superfície clara, ampliando-as, permitindo que sejam vistas por todos os presentes num ambiente. Essas imagens são gravadas, em geral, numa folha plástica, chamada transparência. ( FREITAS, 2007, p. 34)

O retroprojetor é um equipamento de manuseio muito simples em que somente era preciso apontar para uma superfície plana, ligar na energia elétrica, acionar a lâmpada e ajustar a transparência. As transparências eram confeccionadas em papel-celofane, acetato, plástico rígido e até vidros em que os conteúdos eram impressos, desenhados ou escritos com canetas especiais. Com o passar dos tempos, com a evolução tecnológicas os retroprojetores foram sendo substituídos por projetores de vídeo.

Recentemente o recurso audiovisual mais utilizado em salas de aula é o “datashow”, um projetor de vídeo/imagem que exibe a tela de outros dispositivos como: computador, tablet, DVD e smartphones em uma parede ou em uma tela apropriada de forma ampliada. (ALECRIM, 2007) Os projetores de imagens, mais conhecidos como datashow, são equipamentos multimídia que auxiliam os professores na apresentação de slides, exibição de vídeos, textos e imagens.

A utilização do datashow, permite a inserção de ferramentas colaborativas nas práticas pedagógicas, amplia o universo de informações que o professor leva para a sala de aula, torna mais simples determinadas atividades expositivas tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e ricas em possibilidades. (ANTONIO, 2011)

A possibilidade de utilização dos computadores em conjunto com os projetores transforma as apresentações, desenvolvendo a imaginação e a reflexão e potencializando os resultados da exposição. (CARVALHO, 2010, p. 6)

O quadro a seguir mostra os recursos das práticas de informação e do processo de ensinar:

Tabela 1: Recursos para as práticas de informação no processo de ensinar

Fonte: Carvalho (2010)

  1. Discussão – análise dos dados

4.1 A Pesquisa de Campo

No primeiro momento da pesquisa foi feito um levantamento dos principais recursos tecnológicos disponibilizados aos professores e foi constatado que no Instituto possui lousas interativas instaladas em sete salas, cinco laboratórios de informática, sendo que um laboratório de manutenção de computadores, um laboratório de redes de computadores e três laboratórios de informática equipados com 40 computadores, um datashow e uma lousa interativa. Os professores têm a disposição ainda datashows e computadores interativos que podem ser agendados e usados nas salas de aula.

4.2 Recursos Didáticos Utilizados Pelos Professores Durante suas Aulas

Na aplicação dos questionários, foi identificado que os recursos didáticos mais utilizados pelos docentes no apoio em suas aulas foram a lousa, datashow, livro didático e laboratórios de informática.

O recurso didático mais utilizado é o datashow pois com relação aos 100% dos entrevistados que afirmaram que utilizam, 44,4% sempre utilizam, 38,95 utilizam com frequência e 16,7% utilizam às vezes.

Gráfico 1: Recurso Didático: Datashow

Fonte: Elaborado pelo autor

 

Em segundo lugar 88,9% dos docentes que participaram da pesquisa utilizam a lousa em suas aulas, sendo que 22,2% sempre utilizam, 27,8% utilizam com frequência, 27,8% utilizam às vezes e 11,1% raramente utilizam.

O terceiro recurso didático mais utilizado é o laboratório de informática pois 38,9% dos entrevistados sempre utilizam, 22,2 utilizam com frequência mas ainda há um percentual de 11,1 dos docentes que nunca utilizaram os laboratórios e 16,7% raramente utilizam.

O recurso menos utilizado pelos docentes é o livro didático, visto que embora seja utilizado com frequência por um percentual alto, equivalente a 38,9% , há uma grande quantidade de docentes que raramente utilizam de 27,8%.

4.3 Recursos Utilizados na preparação das aulas pelos professores

Na preparação das aulas o docente se estende por horas de pesquisa e planejamento para levar para os alunos aulas cada vez mais dinâmicas e atrativas. Neste sentido foram feitas perguntas aos docentes relacionadas a qual ferramentas e aplicativos os mesmos utilizam na preparação de suas aulas. Sendo assim, na análise dos dados identificamos que 89,9% dos entrevistados preparam suas aulas em aplicativos de apresentação (power point e impress) isso contrasta com os 100% dos docentes que utilizam datashow na ministração de suas aulas. 50% dos entrevistados utilizam sites de busca na internet e 66,7% fazem download de  conteúdos para suas atividades profissionais.

Dentre os professores entrevistados, apenas 11,15 utilizam mídias sociais, fato alarmante nesta era digital.

4.4 Opinião dos Docentes

No primeiro momento foi questionado a opinião dos docentes relacionados sobre o uso dos TICs como recurso didático como apoio em suas aulas. De forma unânime todos acham importante a utilização de TICs nas aulas com justificativas como:

  • “ Os recursos tecnológicos tornam as aulas mais dinâmicas”;
  • “Além de auxiliar como metodologia ativa ao docente, é importante na aprendizagem aos alunos, pois utilizamos recursos tecnológicos que estão no cotidiano do educando, facilitando sua adesão ao uso desta ferramenta”.
  • “ Eles auxiliam no repasse do conteúdo e facilitam a interação com os alunos”;
  • “ Não se pode negar a realidade tecnológica observada hoje nas escolas. Então faz-se necessário adequar o processo de ensino e aprendizagem a essas novas ferramentas”;
  • “ A tecnologia já tornou-se uma ferramenta diária do ser humano, já não dá mais para evitar”;
  • “ Os recursos tecnológicos me oferece maior possibilidade de desenvolver o estímulo e a capacidade de aprendizagem do aluno”;

Segundo Chiofi e Oliveira (2014), “para que as aulas sejam dinâmica e interativas é necessário a aplicação dos recursos tecnológicos que possibilitará um ensino e aprendizagem de qualidade”.

Apesar dos docentes acharem importante o uso de Tics em suas aulas, percebe-se que na prática ainda existe uma certa resistência. Um dos fatores que dificultam o uso de Tics está relacionado à “motivação”, 50% dos entrevistados acham que a instituição não motiva quanto ao uso de Tics nas ações pedagógicas. Achar citação sobre motivação.

No que se refere a treinamento, 94,4% dos entrevistados disseram fariam treinamentos oferecidos pela instituição e que  66,7% dos entrevistados já fizeram treinamento ofertado pelo IFAP. Um dos entrevistados sugeriu que nos encontros pedagógicos que acontecem todos os anos, quando os docentes retornam de férias,  sejam ofertadas oficinas de capacitação para aproveitarem o uso de tics nas aula.

Quanto a dificuldades na utilização de recursos tecnológicos apenas 16,75 dos docentes disseram que têm dificuldades e disseram que não se acham resistentes a mudanças.

  1. Conclusões

Na maior parte das vezes, responsabilizamos os docentes quanto a não utilização de novas metodologias para um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos em sala de aula. Entretanto, uma escola funciona como uma engrenagem, visto que esta é gerida por profissionais como: gestor, pedagogos e professores e que necessitam estar integrados.

As equipes de profissionais de educação devem assumir seus papéis exercidos no ambiente escolar como: o diretor e de sua equipe de direção (pedagogos realizando ações relativas à supervisão e orientação), de coordenador de área, dos professores e dos funcionários da área administrativa. Para que isso aconteça os profissionais devem atentar-se às normas que o orientam, também se torna necessário a socialização, um processo pelos quais a pessoa adquire conhecimento e habilidades sociais para se enquadrarem em um grupo a que pertence. (MINIOLI, 2011)

No entanto, o professor tem papel fundamental na utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensinar, quanto à escola cabe a aquisição e implementação de novas tecnologias, mas não basta adquirir os recursos,  “[…] são necessárias mudanças profundas em procedimentos, que começam pela formação de toda a equipe escolar e que esta seja de forma prática e contínua, pois a Educação é dinâmica “. (MARCONI e PULGA, 2010, s.p)

Muitos educadores ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática oferece e, nesse sentido, a chave do problema é a questão da formação, da preparação dos educadores para saberem utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola” (MARCONI E PULGA, 2010)

Os docentes do Instituto Federal do Amapá admitem que estão vivenciando mudanças drásticas na sociedade e que precisam acompanhar o avanço tecnológico nas práticas sociais. Contudo é necessário o domínio dos recursos ofertados.

O que foi discutido neste artigo constitui informações relevantes para que sejam tomadas medidas necessárias na formação dos docentes. Como sugestão, durante a semana pedagógica, pode-se utilizar para capacitação não só dos professores, mas de todo o corpo técnico, para que possam explorar os todos os recursos tecnológicos ofertados pela instituição na aplicação adequada de metodologias inovadoras contribuindo para uma educação promissora.

 

 

Referências

AMORA, D. et al. Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

BASTOS, C. Maria Helena. Do Quadro Negro à Lousa Digital: A história de um dispositivo escolar. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n°. 4, p. 133-141, 2005. Disponível em:  http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/391/372.  Acesso em: 26/10/2017.

BRITO, G.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e Novas Tecnologias: um re-pensar.2 ed.Curitiba: Ibepex, 2008.

CARVALHO, F. C. A. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CHIOFI, L. C; OLIVEIRA, M. R. F. O Uso das Tecnologias Educacionais como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. III Jornada de Didática: Desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD,p. 329-337, 2014.

FREIRE,W.(org)  TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: As mídias na prática docente. 2° Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília : Universidade de Brasília, 2007. 132 p.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 6ª edição, São Paulo – SP, Editora Atlas, 2003.

MINIOLI, C. S. Papéis dos Profissionais da Educação ( Docente, Pedagogo, Gestor Escolar). In ALMEIDA, M. G; DUARTE, M. C. (Org). Atores Responsáveis pela Educação e Seus Papéis. Rio de Janeiro: Brasport, 2011. p. 26-37.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar . In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFANCIA E PRATICAS EDUCATIVAS”. Maringá, PR, 2007. Disponível em: http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.pdf. Acesso em: 05/12/2017.

https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/#!/  Formulários  Gsuite centro de aprendizagem

MARCONI, N. M.; PULGA, R. V. O computador no processo de ensino-aprendizagem: Prática e atuação de professores. acesso em: 13/02/2018 Disponível em:<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1735

 

Como Citar:

SANTOS, M. D. PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO: A utilização das Tics como ferramenta metodológica para a ação pedagógica docente no Instituto Federal do Amapá. P@rtes, Abril de 2018.

 

[1]          *Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP. Tecnólogo em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP. Pós-Graduando do Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Email: marcosdione626@gmail.com

[2]          *Professora assistente, nível 2 da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Email: leticia@unifap.br

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