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A importância da informática no contexto educacional

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Luiz Antonio de Sousa Pimentel *

Luiz Antonio de Sousa Pimentel – Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Amapá – IFAP, trabalha como professor Multiplicador e suporte técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional de Macapá – NTM, ziulap@gmail.com

Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da informática na educação, dando ênfase a um ensino mais eficaz, reflexivo e com maior participação e interesse dos alunos no contexto escolar. A metodologia utilizada desenvolveu-se em pesquisa bibliográfica de livros, artigos e outras fontes, permitindo enxergar a informática como potencializador da qualificação do processo ensino aprendizagem e possibilitando a professores e alunos formas diversificadas de adquirir conhecimentos.

Palavras-chave: Informática. Educação. Professor. Escola.

Abstract: This article aims to discuss the importance of informatics in education, emphasizing a more effective, reflective teaching with greater participation and interest of students in the school context. The methodology used was developed in bibliographical research of books, articles and other sources, allowing to see the computer science as a potentiator of the qualification of the learning teaching process and allowing teachers and students diversified ways of acquiring knowledge.

Keywords: Computing. Education. Teacher. School.

 

Introdução

Na atual conjuntura o cenário educacional vem sofrendo mudanças constantes em diversos segmentos do contexto escolar, por meio das transformações advindas pelos grandes avanços científicos e tecnológicos no mundo contemporâneo. Para tanto, a informática detém um papel importante na educação face aos respectivos potenciais pedagógicos em relação ao uso das tecnologias no currículo escolar.

Embora para alguns autores o uso da informática aplicada à educação tenha ganhado, progressivamente, espaço no cotidiano escolar, constata-se que no Brasil, infelizmente, ainda existe alguma resistência dos educadores em incluir no currículo escolar as atividades realizadas com auxílio da informática.

Essa nova tendência educacional tende a oferecer estratégias inovadoras na prática-pedagógica, cujo objetivo visa proporcionar subsídios teórico-metodológicos e práticos sobre a aprendizagem significativa no contexto escolar, explicitando a     importância da informática como um suporte pedagógico e dinâmico, desenvolvendo competências básicas de qualidade para o ensino. No início da era tecnológica até a atualidade, percebe-se o quanto a informática evoluiu, passando de computadores grandes com pouca capacidade de recursos para as que temos hoje máquinas com tamanho reduzido e alta capacidade de processamentos de informações. Assim, pode-se dizer que o uso do computador tornou-se uma ferramenta de uso mundial. (Freire, 2000, p. 51):

O computador, (ou microcomputador) é uma máquina poderosa que tem hoje um papel importante em nossas vidas, mesmo quando não temos acesso direto a eles. Supermercados, bancos, farmácias, lojas de departamentos, postos de gasolina, são alguns exemplos de lugares que frequentamos e que atualmente fazem uso desta máquina.

Segundo a autora, a partir da popularização do computador, boa parte da população passou a ter acesso à informática em casa, nas salas de acesso (lan house), nas escolas, etc. Com a sociedade contemporânea, os avanços tecnológicos passaram a exigir do cidadão um maior convívio com o computador, uma vez que o uso desta ferramenta trouxe mais eficiência e rapidez nas atividades realizadas pelos usuários dessas máquinas modernas.

Na educação a informática também tem a sua importância e com seu desenvolvimento vem ganhando cada vez mais espaço dentro de nossas escolas e universidades. A partir disso, surgiu a necessidade de incorporar novas tecnologias dentro de sala de aula, para o alcance de um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem.

A informática na educação

A inclusão da informática no campo educacional trouxe vários benefícios para a escola e para a aprendizagem dos educandos, dentre eles uma maior diversidade e riqueza de recursos a serem utilizados pelos professores, por isso é importante a formação continuada desses profissionais, para que os mesmos possam utilizar o computador/internet com autonomia.

Isso significa que, para o professor também, muito mais envolvimento e formação são necessários para que ele possa avaliar e usar em sua sala de aula, as novas aplicações computacionais. É fundamental que os educadores estejam conscientes das promessas e possibilidades da tecnologia do computador, para assegurarem uma escolha de qualidade à sua prática educacional. (Valente, 1999, p.67)

A informática na educação é amparada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que realiza investimentos através de programas federais, que são responsáveis pela inclusão digital nas escolas. A partir disso, as escolas recebem computadores para a criação dos ambientes virtuais, conhecidos como laboratórios de Informática. Mas embora tenhamos iniciativas do Governo Federal, ainda são poucas as escolas que disponibilizam os recursos tecnológicos e informacionais em seus espaços educacionais.

No entanto, não basta apenas equipar as escolas com laboratórios de informática. É necessário que as secretarias de educação invistam na formação continuada de professores, para que estes possam manusear o computador de forma correta, visando a busca de melhores resultados.

Não se trata de pensar o ensino de informática, mas, sim, o uso da informática no e para o ensino e, de modo geral, para a educação. E então vale a pena perguntar o que esta tecnologia realmente pode acrescentar à educação e se não virá a ser mais uma panaceia ilusória que se apresenta como solucionadora de problemas cruciais em área tão vital das sociedades humanas. (Almeida, 2009, p. 24)

De acordo com o autor, a diferença do uso da tecnologia no contexto escolar será feita pelo professor, que poderá, através deste instrumento desenvolver aulas mais significativas e contextualizadas. Mas, para isso, esse profissional terá que saber manipular o computador/internet de forma autônoma e segura, para que a panaceia superficial não exerça nenhum poder na atuação contrária do que seria proposto.

As respostas para esses questionamentos só serão dadas a partir da prática educacional, de como essa ferramenta está sendo utilizada, tudo vai depender de que forma o computador vai ser trabalhado como instrumento de ensino. Se as instituições e o professor estiverem realmente preparados para incorporar a informática dentro da escola os objetivos serão mais fáceis de serem alcançados, caso contrário o uso do computador terá sido inútil.

Vale ressaltar que, é preciso que haja uma mudança no paradigma da educação, pois não vai ser o computador que vai transformar a educação brasileira e, sim as atitudes e as mudanças de comportamento do professor no momento em que este estiver desenvolvendo suas práticas de ensino, uma vez que nesse sistema educacional ainda se baseia na educação tradicional de somente utilizar quadro e giz.

Finalmente, a implantação da informática, como auxiliar do processo de construção do conhecimento, implica em mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola, alunos, professores, administradores e comunidade de pais, estejam preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é muito mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para a utilização dos mesmos (Valente 1999, p. 13)

É preciso preparar tanto instituições como professores para que a partir da informática no contexto educacional desenvolva uma nova situação dentro de sala de aula, seja na estruturação das instituições, ou na formação de educadores, capacitação esta que pode ser dada durante a academia ou uma formação continuada durante o exercício de sua profissão.

Nesse processo, as universidades passam a desenvolver um papel importante na formação profissional dos professores, onde podem preparar seus acadêmicos para o mercado de trabalho cada vez mais voltado para o mundo da informática, pois a partir da revolução tecnológica, as pessoas precisam se adaptar a essas tecnologias.

A partir dessa visão, é importante que as universidades invistam mais na formação dos profissionais da educação, promovendo atividades aos seus acadêmicos para que assim possa motivar e capacitar o estudante, desta forma quando sair da academia possa trabalhar com seus alunos a utilização da informática em sala de aula.

Considerações Finais

Os computadores estão presentes no dia-a-dia dos alunos, seja em casa ou em salas de acesso e as instituições educacionais podem muito bem se apropriar desse instrumento para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. O que deve ser entendido é que a informática inserida na educação é apenas uma consequência do que vem ocorrendo em outras áreas da atividade humana, o computador passa a ser instrumento potencializador da qualidade da educação e já não há como fugir desta realidade que se apresenta.

O grande objetivo do uso da informática como instrumento de ensino é buscar alternativas que possibilitem mais qualidade ao processo educativo. O computador deve ser utilizado da forma mais adequada possível para que o aluno além de aprender os vários recursos do computador, também possa construir o seu próprio conhecimento durante as aulas. A articulação entre conteúdo educacional e conhecimentos de informática precisa ser bem trabalhada no decorrer das aulas, pois, o aluno pode se desviar do verdadeiro objetivo do uso desse novo instrumento que é o aprendizado e não a mera distração.

Todos os envolvidos neste processo educacional devem estar bem alinhados para que a inserção da informática na educação não seja feita de forma aleatória e sem sistematização, caso contrário não terá efeito nenhum na melhoria da qualidade de ensino e nossos estudantes continuarão a ficar em salas de aulas sem estrutura, carentes deste processo de informatização na educação.

PIMENTEL, L.A.S. A importância da informática no contexto educacional, 2018.

Referências Bibliográficas

FREIRE, Fernanda Maria Pereira. O computador em sala de aula: articulando saberes / Fernanda Maria Pereira Freire, Maria Elisabette Brisola Brito Prado. – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2000.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento/José Armando Valente, organizador . Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999.

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola / Fernando José de Almeida. – 4.ed. – São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 126).

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