GESTÃO ESCOLAR E AÇÕES METODOLÓGICAS ENVOLVENDO MESA EDUCACIONAL ALFABETO NA ALFABETIZAÇÃO
Cleonice Adriana Schmitz dos Santos [[i]]
Valdecira Aparecida da Silva Moreira [[ii]]
Aderson Ferreira de Araújo [[iii]]
Resumo: Este artigo visa analisar o papel do gestor escolar, no labor diário, na alfabetização e reflete o uso em especial das mesas educacionais, enquanto suporte para o processo de ensino aprendizagem. Para melhor estruturação a pesquisa foi dividida em etapas sendo: pesquisa bibliográfica baseada em autores como: Castro 2010; Martins 2015; Souza 2015; e outros e pesquisa empírica, evidenciando a importância do envolvimento do gestor escolar nas tomadas de decisões e motivações constantes para o desenvolvimento de projetos inovadores com foco na alfabetização.
Palavras Chave: Gestão Escolar, Alfabetização, Mesas Educacional Alfabeto.
Abstract: This article aims to analyze the role of the school manager in the daily work in literacy, reflects the use in particular of the educational tables, as support for aid in the process of teaching learning. For better structuring the research was divided into stages: bibliographic research based on authors such as: Castro 2010; Martins 2015; Souza 2015; and others and empirical research, evidencing the importance of the involvement of the school manager in the decision making and constant motivations for the development of innovative projects with a focus on literacy.
Keywords: School management. Literacy. Alphabetical Educational Tables.
Introdução
É objetivo do presente artigo socializar resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, evidenciando ações práticas utilizando a Mesa Educacional nas turmas de alfabetização, em uma escola pública no Município de Colorado do Oeste-Rondônia.
O presente artigo, analisa o uso do software: Mesa Educacional Alfabeto, como recurso pedagógico na alfabetização e parceria do gestor escolar enquanto motivador de projetos inovadores em uma escola pública de ensino fundamental I, no município de Colorado do Oeste-Rondônia.
O gestor escolar é o profissional responsável pelas atividades administrativas e pedagógicas da instituição, cabendo a ele a responsabilidade de:
Desempenhar predominantemente a gestão geral da escola e especificamente, as funções administrativas relacionadas com o pessoal, com a parte financeira, com o prédio e os recursos materiais, com a supervisão geral das obrigações de rotina do pessoal, relações com a comunidade. (BARBOSA 2007, p. 5).
Um gestor desmotivado ou sem conhecimento pedagógico, compromete toda estrutura metodológica da escola, principalmente em se tratando de alfabetização, pois seu labor exige algo além do profissional: motivação, inovação, acreditar que os alunos são capazes de se superarem a cada nova atividade.
Segundo registros documentais da escola em pesquisa, o Estado de Rondônia, no ano de 2009, realizou investimento financeiro na compra de Software Mesa Educacional Alfabeto, contemplando uma escola em cada município. A escolha da escola se deu mediante sorteio realizado pelos técnicos da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC/RO. As escolas contempladas, destinaram um professor de sala de aula, um supervisor escolar e um coordenador da sala de inclusão-AEE, para capacitação de 40 horas, na capital do Estado de Rondônia, com técnicos da empresa responsável pela criação e manutenção do software Mesa Educacional Alfabeto, sendo que os três profissionais supra descritos foram responsabilizados pelo repasse do curso de formação para os demais educadores da escola, num período de quinze dias após o retorno aos locais de origens.
Ressalta-se que dois anos após a implementação e uso dos Software Mesa Educacional Alfabeto nas escolas, um técnico da empresa Positivo se fez presente na escola contemplada e realizou a capacitação com professores regentes e alunos, in loco.
Buscava-se respostas para as seguintes indagações: O software “Mesa Educacional Alfabeto” está sendo utilizado como suporte pedagógico ou apenas em projetos específicos? Quais são os maiores desafios e dificuldades em relação a sua utilização?
Uso da Mesa Educacional Alfabeto na Alfabetização
Mesa Educacional Alfabética é recurso tecnológico valioso, pois contempla várias possibilidades de aprendizagens ao trabalhar sons, imagens e escrita de forma interdisciplinar.
A Mesa Educacional E-Blocks estimula o processo de aprendizagem valorizando os sentidos. As crianças aprendem vendo, ouvindo e fazendo. De maneira multissensorial e colaborativa, a ferramenta contribui para o fortalecimento de habilidades cognitivas, psicossociais e motoras. (POSITIVO, 2017, p.1)
Na alfabetização torna-se necessário estimular os alunos com diversos recursos didáticos e pedagógicos. Ao gestor escolar é atribuída a função de motivar o uso de recursos tecnológicos de forma planejada e disponibilizar espaço físico e manutenção das máquinas, bem como, garantir a capacitação de novos professores, que chegaram à escola após os cursos oferecidos na escola.
Em relação a alfabetização, Soares (2003a) afirma que, etimologicamente, o termo alfabetização remete a “levar à aquisição do alfabeto”, mais precisamente refere-se ao processo de aprendizagem do sistema de escrita ligado à técnica do ler e do escrever. Portanto, alfabetizar significa ensinar a ler e a escrever.
Ler e escrever significam o domínio da ‘mecânica’ da língua escrita; nessa perspectiva, alfabetizar significa adquirir a habilidade de codificar a língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler). A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas (ler) (Soares, 2003ª, p. 15-16).
Ressalta-se que alfabetizar significa ensinar ler e escrever. Leitura e escrita são processos distintos que envolvem diferentes habilidades e conhecimentos, bem como diferentes processos de ensino-aprendizagem, a mesa educacional alfabeto, surge como parceira neste sentindo propiciando motivação por meio de sons e imagens para que a alfabetização ocorra.
Castro (2010) relaciona as potencialidades da Mesa Educacional Alfabeto, reforçando que o computador permite a invenção e a criatividade, com relação às mais diferentes histórias, permitindo experiências perpassadas por diversão e emoção.
A utilização de software está diretamente relacionada à capacidade de percepção do professor em relacionar a tecnologia à proposta educacional. (CASTRO, 2010, p. 12). Nesse sentido, o autor reforça o ideal de que o computador proporciona liberdade para inventar e criar as mais diferentes histórias, palavras, ideias, além de propiciar emoção.
A aprendizagem, por meio da utilização da mesa educacional, segundo Martins (2015) deve ocorrer através de ambiente interativo que envolve animação e material concreto, auxiliar o aluno no processo ensino aprendizado, pois ao encaixar os blocos coloridos no módulo eletrônico, ele descobre infinitas possibilidades de aprender a ler, construir palavras e associá-las aos seus significados, interpretar, criar e textos.
A Mesa Educacional Alfabeto possibilita ao aluno (re)conhecer as letras do alfabeto, formar palavras, aprender o significado das palavras, compreender sobre acentuação gráfica e interpretar textos.
Práticas de Alfabetização Mediadas em Parceria com o Gestor Escolar
Para elucidar as dúvidas decorrentes do objetivo da pesquisa, resultante no presente artigo, a princípio, recorreu-se a estudos bibliográficos e posteriormente a análise de dados coletados por intermédio das entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras, gestora e supervisora da escola em pesquisa.
Após análise dos dados coletado separou-se, por aproximação, as respostas visando assim melhor compreensão dos fatos.
Nas entrevistas com os docentes alfabetizadores indagou-se, na primeira questão, sobre a concepção pessoal de cada entrevistado sobre software “Mesa Educacional Alfabeto”:
Professor A
Em 2010 a 2014, software “Mesa Educacional Alfabeto” era tudo de bom, tinha um profissional a disposição da sala de recursos para nos auxiliar, havia um cronograma semanal de utilização deste recurso, e um professor que nos auxiliava no planejamento, passávamos para ele as dificuldades de nossos alunos e juntos montávamos projetos com utilização das mesas alfabeto e tudo funcionava bem, no entanto agora este trabalho ficou inviável, pois precisamos ligar as máquinas e guardar os equipamentos, garantir a limpeza e conservação dos maquinários, e todo este trabalho inviabiliza sua utilização, sem contar que a positivo não oferece manutenção e as peças danificadas não são repostas.
Professor D
Em 2017, estou trabalhando com a turma de alfabetização e em decorrência do projeto excelência, com o auxílio da equipe gestora e pedagógico, utilizo as mesas no reforço com os alunos que apresentam deficiência ou dificuldades na aprendizagem e posso garantir que está dando resultado.
Evidenciou-se que para os professores alfabetizadores software “Mesa Educacional Alfabeto” ainda se apresenta como desafio de inclusão digital.
Ao indagar a supervisora e a gestora da escola sobre software “Mesa Educacional Alfabeto a resposta foi:
Era um projeto do governo de 2009, após o fim de sua gestão, não se ofereceu mais curso de capacitação para utilização da mesa educacional e nem ouve manutenção ou reposição de peças, destacando ainda que das seis máquinas que compunha o laboratório, apenas duas estão em condições de uso em 2017. (Supervisora da escola)
A Secretaria da Educação, em decorrência da necessidade de pessoal, ou seja recursos humanos, não permite lotação de funcionário no laboratório de mesa educacional, desde 2014, o que dificulta sua utilização diária, fazendo com que a mesma seja utilizada apenas por meio de projetos didáticos e em atendimentos pela coordenadora do AEE. (Gestora da escola)
Ao analisar as falas da gestora e da supervisora, percebe-se a descontinuidade de projetos governamentais, no entanto a equipe se organiza e trabalha da melhor forma possível, com os diferentes recursos disponíveis na escola, motivando e envolvendo os docentes neste processo.
A gestora, sobre a utilização da Mesa Educacional Alfabeto na alfabetização afirmou que:
O laboratório das Mesa Educacional Alfabeto está presente na escola desde 2010. Na ocasião a instituição foi contemplada com seis unidades, com módulos eletrônicos e softwares, que em conjunto atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de amplo universo de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento, pena que não posso lotar um profissional especifico para atender neste ambiente, comprometendo assim sua utilização de forma plena.
A gestora relata que cada mesa foi desenvolvida para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando ambiente de interação e socialização. Através dos sistemas, os estudantes aprendem as disciplinas, como português, matemática, ciências e geografia artes, de forma divertida.
Segundo a gestora entrevistada, é possível trabalhar diferentes conteúdos curriculares por meio da Mesa Educacional Alfabeto destacando que:
Em Língua Portuguesa, de grande recorrência de uso são: 1) Conhecendo as letras; 2) Descobrindo as letras; 3) Qual é a letra? Com que letra começa essa palavra? 4) O desafio das letras: com que letra começam todas essas palavras? 5) Rápido que as letras estão caindo: Que letra é essa? O aquário; 6) As letras mergulhadoras: com que letra começa essa palavra? 7) O peixe come letras: coloque a letra se não o peixinho come; 8) O desafio das bolhas: descubra a letra que está em todas as bolhas. 9) Os peixinhos nadadores: Que letra está na maioria dos Peixinhos? 10) memória submarina: combine as letras maiúsculas e minúsculas. A casa de doces, 11) o muro de biscoitos: ouça a palavra e coloque o cubo da 1ª letra. 12) As letras suspensas: forme uma palavra; 13) Decifrando: coloque a 1ª letra de cada palavra e decifre o enigma; 14) Escrevendo palavras: escreva a palavra; 15) Rápido que as letras estão caindo: forme palavras; 16) Troca letras: que letra está faltando? O jardim da casa 17) O caçador de palavras descubra a imagem que corresponde a palavra. 18) O jardim das palavras: que imagem corresponde a palavra? 19) Complete a palavra: descubra as letras que estão faltando; 20) Completando as sílabas: selecione as palavras que podem ser completadas com essa sílaba; 21) Desembaralhando as letras: desembaralhar as letras e formar palavras. 22) A brincadeira do varal: que letras formam essa palavra; 23) Memória: encontre as palavras que combinem com as imagens: o show de televisão; 24) O tiro ao alvo: acerte o alvo e forme palavras; 25) A forca (axa) (axc) (axp) vamos adivinhar qual é a palavra.
Identificado o papel complementar da Mesa Educacional Alfabeto, em relação às práticas alfabetizadoras, não resta dúvida que são importantes recursos pedagógicos e apresentam contexto de continuidade ao que é ou foi desenvolvido em sala de aula.
Ao se questionar a Supervisora da escola sobre os projetos reforço e atendimento ao AEE, utilizando as mesas educacionais para alfabetizar a resposta foi:
O trabalhado de alfabetização desenvolvido pela coordenadora do AEE e pelas professoras alfabetizadoras com o projeto reforço, por meio da mesa educacional alfabética envolve conteúdos programáticos do currículo escolar; Alfabetização e letramento; escrita e reconhecimento das letras e palavras; desenvolvimento das linguagem escrita; leitura de palavras, frases e textos; Interpretação de textos; imagens e vídeos; expressão oral; linguagem visual; associação de sons; musicalidades; percepção; posturas corporativas; entre outros.
Segundo a supervisora da escola em pesquisa, no Laboratório Mesa Educacional Alfabeto há disponibilidade de recursos específicos para os alunos de inclusão como: lupa, livros braile, atividades diversas em alto-relevo, recursos de áudios, referencias auditivas para letras, sintetizador de voz, máquinas de datilologia entre outros.
A Supervisora destacou que no município de Colorado do Oeste existe apenas um laboratório de Mesa Educacional Alfabeto.
Considerações finais
Evidenciou-se buscar por soluções aos desafios constantes vivenciados pelos educadores. No entanto, a educação precisa de novas contratações, recursos humanos para atuar nas salas de recursos pedagógicos das escolas.
Relativamente à metodologia, a mesa educacional produz conhecimento, uma vez que utiliza a tecnologia aplicada ao ensino multissensorial, associando hardware, software e materiais concretos e permite a realização de trabalho colaborativo.
As atividades vivenciadas nos projetos de Reforço da Aprendizagem e Atendimento Educacional Especializado incluem a apresentação do tema por meio de estímulos visuais, incluindo: som e animação; atividades interativas com imagens, animações e som para reforçar a aprendizagem; construção do conhecimento por meio de jogos, músicas, cantos, rimas, entre outros.
Da entrevista com a Gestora, professores alfabetizadores e Supervisora, bem como, da pesquisa bibliográfica conclui–se que não basta apenas investir em recursos tecnológicos nas escolas, mas sim, em recursos humanos e reposição de peças e materiais, além de constantes formações docentes, visando a excelência na educação.
Referências bibliográficas
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[[i]] Licenciatura Plena em Letras; Professora Nível III/SEDUC/RO, Especialista em Gestão Escolar, psicopedagogia, inclusão na EJA, Atendimento Educacional Especializado, Mestre em Ciências da Educação/UDS. cleoniceadriana@hotmail.com
[[ii]]Professora na rede Estadual de Ensino Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar; Métodos e Técnica em Ensino; Mídias na Educação; mestre em Ciências da Educação (UDS), valdeciracolorado@hotmail.com
[[iii]] Licenciatura Plena em Matemática, Mestrando em Ciências da Educação/UDS, Professor da rede Municipal de Ensino de Colorado do Rondônia. aderson.f.araujo1968@gmail.com