GELOTECA: FOME DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
Valdecira Aparecida da Silva Moreira[[i]]
Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot [ii]]
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo socializar, pesquisas bibliográficas e ações, procedimentos didáticos de sucesso, nas turmas de alfabetização no ano de 2016, em uma escola pública no Município de Colorado do Oeste-Rondônia. As ações descritas neste trabalho despertaram habilidades relacionadas à competência leitora, por meio do Projeto Geloteca: ”fome de leitura na alfabetização”. Constatou-se que quando a criança é motivada a ler, o hábito da leitura passa a ser algo natural, espontâneo.
Palavras Chave: Leitura. Alfabetização. Aprendizagem. Habilidade.
ABSTRACT: The present article aims to socialize, bibliographical research and actions, didactic procedures of success, in the literacy classes in the year 2016, in a public school in the Municipality of Colorado do Oeste-Rondônia. The actions described in this work awakened skills related to reading competence, through the Geloteca Project: “reading hunger in literacy”. It was found that when the child is motivated to read, the habit of reading becomes something natural, spontaneous.
Keywords: Reading. Literacy. Learning. Ability.
Introdução
As ações do Projeto Geloteca: ”Fome de leitura na alfabetização”, foram desenvolvidas em uma Escola pública Estadual, do município de Colorado do Oeste – RO e abrangeu no ano de 2016, cinco turmas de 3º ano, contemplando 116 (cento e dezesseis) alunos. Justifica-se na busca por alternativas que despertem a vontade de ler. Ele decorreu da motivação das professoras, em encaminhamentos e orientações advindas da necessidade de cumprir com a meta do Projeto Político Pedagógico da Escola. (Despertar o prazer pela leitura, formar alunos leitores)
Inicialmente poucos alunos gostavam de ler, liam apenas por obrigação. Diante desta problemática nasceu à ideia da construção de uma biblioteca itinerante ou geloteca na escola, atividade com foco no despertar do prazer pela leitura. No principio as professoras, trouxeram a sugestão para a equipe gestora, e juntos foram criando estratégias de aprendizagem.
A professora do 3º ano pensou em uma geladeira velha, que pudesse ser reutilizada, aditivada, com motivos que despertasse a vontade de ler, a equipe analisou a sugestão e percebeu que quando temos fome, procuramos comida na geladeira, e se a ideia era formar alunos com fome de leitura, nada melhor do que uma geladeira recheada de livros, incríveis, prontos para serem lidos pelos alunos e comunidade, pois o mesmo seria uma espécie de biblioteca no pátio da escola, podendo ser utilizado na hora do recreio e ou e finais de semana por qualquer pessoa da comunidade local, as ideia foram surgindo e as ações prosseguiram, foi quando se pensou em ampliar as ações.
Organizou-se cesta de livros e os alunos, professoras e equipe gestora foram em lugares estratégicos tais como: feira, da cidade e parquinho da rodoviária com o intuito de motivar o maior número de pessoas possíveis a lerem, criando assim uma forma de biblioteca itinerante na cidade.
Ressalta-se que as ações acima descritas provocaram mudanças qualitativas notáveis nos alunos, pois para lerem na feira, no parque e na rodoviária precisavam ler fluentemente, fato que os levou, a ler vários livros, em pouco tempo, pois assim poderiam fazer certa resenha, recomendando a obra para os possíveis leitores da roda de leitura.
Mudou-se o hábito no recreio, promovendo o fim da correria normalmente fato que levava a vários incidentes de alunos que se machucavam no corre, corre das brincadeiras. Levando os alunos por meio das ações do projeto Geloteca: ”Fome de leitura na alfabetização” a se dedicarem a leitura na hora do recreio, percebendo-se que cada nova obra literária disponibilizada era uma festa para os alunos.
Fundamentação teórica
A leitura abre porta para o mundo da imaginação, principalmente na fase de alfabetização, amplia o vocabulário dos alunos, propicia embasamento para o diálogo, melhora consideravelmente a capacidade de interpretação e produção de texto. Segundo Tabosa e Pereira (2012): É notório que grandes ainda são os obstáculos a serem enfrentados, desde a falta de bibliotecas nas escolas públicas, o alto índice de analfabetismo, a falta da cultura.
Para os autores a leitura é essencial para o exercício da cidadania plena, eles defendem que projetos de leitura viabilizados por bibliotecas móveis, contribuem para a formação de leitores, à medida que permitem o acesso à informação dentro da própria comunidade, na qual o cidadão está inserido, ampliando os horizontes do conhecimento.
O Instituto Pró-Livro divulgou em 2010 que o brasileiro não gosta de ler, preferi assistir televisão ou ouvir música. O Projeto Geloteca: ”Fome de leitura na alfabetização”, busca reverter esta realidade, provando por meio de ações simples que e possível despertar hábito de leitura, principalmente quando motivado no período de alfabetização. Para Tabosa e Pereira (2012)
A biblioteca deve ser ativa, viva, alegre, atuante, integrada à sociedade, democrática e participativa, contudo para que isto de fato ocorra, é fundamental derrubar tabus e mitos de que o livro é algo para ser guardado, preservado, imaculado. (TABOSA e PEREIRA,2012 p.3)
Aos alunos quando lhes és dado a liberdade de escolha para lerem sem cobrança, nos momentos mais inesperados tais como no horário do recreio, ou nos finais de semana em pontos escolhidos estrategicamente, a leitura flui como algo natural, os alunos se envolvem na brincadeira de ler, sem perceber a leitura vir rotina, começa a fazer parte do dia a dia das crianças, como necessidade e não como obrigação.
Sobre a importância da leitura nas escolas Cagliari (1994, p.25), escreve que o objetivo fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas.
Cagliari (2004) defende que: ao aprender ler na fase de alfabetização os alunos, tem uma nova visão de mundo, facilitando assim a aprendizagem dos demais componentes curriculares. O autor defende ainda que o segredo da alfabetização é a leitura. Alfabetizar é, na sua essência, ensinar alguém a ler, ou seja, a decifrar a escrita. Escrever é em decorrência desse conhecimento e não o inverso.
Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo. Através do hábito da leitura o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo.
Geloteca: fome de leitura na alfabetização: práticas pedagógicas
O objetivo no início do trabalho era desenvolver ações metodológicas que despertassem o prazer pela leitura, envolvendo os alunos do 3º ano e comunidade local. Visando conscientizá-los quanto à importância da prática da leitura. O tema leitura, foco principal gerador, aplicado nas práticas pedagógicas alicerçou o caminho para alfabetizar despertando habilidades adormecidas, nos alunos e comunidade local.
No desenvolvimento do projeto recorreu-se a materiais impressos, livros e revista, bem como campanhas de doações de livros de literatura infantil por meio eletrônico, facebook da escola e em reuniões de pais. Os quais resultaram em arrecadações de mais de 600 (seiscentos) títulos de livros, incluindo gibis e literatura infantil, fato que proporcionou muita alegria aos alunos, motivando-os a querer participar de novos projetos de leitura.
Considerações finais
Observou-se durante a realização do Projeto Geloteca: ”Fome de leitura na alfabetização”, a efetiva participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como o permanente acompanhamento e análise docente em relação ao desenvolvimento dos alunos, mediante acompanhamento da participação individual e coletiva.
Um aspecto importante no fazer docente é a metodologia utilizada, ao acreditar nas potencialidades do aluno, na aprendizagem construída passo a passo, com autonomia, o conhecimento foi surgindo naturalmente. O constante diálogo entre educando e educador favoreceu a avaliação e Autoavaliação das ações desenvolvidas.
A Geloteca, cumpriu com os objetivos propostos que era entre outros, a construção de uma biblioteca convidativa, alegre, dinâmica com aspecto democrático uma vez que ela foi construída mediante a doações da comunidade. Inicialmente a geladeira velha que vira um atrativo, para a leitura, seguido dos elementos de adesivação, e dos livros arrecadados por intermédio de solicitação em reuniões de pais e meios eletrônico (Facebook da escola)
A motivação para gostar e ler, deve começar na escola, o primeiro passo da escola consiste em assegurar um correto e adequado processo de iniciação à leitura. Leitura como prática sociocultural deve estar veiculada ao prazer de ler, portanto a criação de estratégias, parcerias entre o gestor, professores e pais nos projetos de leitura na alfabetização são extremamente viáveis e necessários.
Ressalta-se que as atividades extraclasse, visitas a locais estratégicos, com fins de promoção da leitura eram sempre agendados nos finais de semana e com as devidas autorizações dos pais.
REFERÊNCIAS
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
DUTRA, Vânia L. R. Abordagem funcional da gramática na Escola Básica. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011. Disponível em: www.abralin.org . Acesso em junho de 2017
GIACHINI, Adriana Maria et al., Projeto: Leitura na Escola. Xaxim, 2013. Disponível em: <http://tecnologiaempensamento.blogspot.com.br/…>. Acesso em: 09 agost. 2017
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Pesquisa Retratos da leitura. Disponível em: <http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=48>. Acesso em: 10//088/2017.
TABOSA, Hamilton Rodrigues e PEREIRA Fábio de Oliveira, Biblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, ela vai até o cidadão- DataGramaZero-Revista de Informação – v.13 n.4 ago/12 http://www.dgz.org.br/ago12/Art_06.htm
[[i]]Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar; Métodos e Técnica em Ensino; Mídias na Educação; Pós-graduada em Educação de Jovens e adultos na Diversidade e Inclusão Social – Supervisora da Escola 16 de Junho Colorado do Oeste- Rondônia,, valdeciracolorado@hotmail.com.
[[ii]]Professora, Professora Nível III/ Secretaria Municipal de Colorado-RO, licenciada em Química/UNIR. Especialização: Mídias na Educação/UNIR; Gestão Supervisão e Orientação Escolar/FAIPE; Educação Infantil e Alfabetização/ FAIPE. Cursando 8º semestre em licenciatura – Pedagogia/FAEL valdiceia_balbinot@hotmail.com
Orgulho ver nosso artigo publicado nesta revista.
Obrigada Revista Partes.
Muito bom este artigo, parabéns aos autores.
Nossa que interessante, uma geladeira se transformar em biblioteca! Amei este artigo
parabéns as autoras.