Faço minhas as palavras do comentarista, do Whashington Post, Christopher Kompanek: único comentário plausível sobre esse filme, segundo meu ponto de vista. Diz ele o seguinte:
“Esta não é uma trama de vingança convencional. Quando a recompensa do fim da história de Memórias Secretas, finalmente chega ela é tão satisfatória como surpreendente.”
Eu, particularmente, evito ao máximo assistir filmes com cenas de violência; mas, quando o filme se baseia em fatos históricos que fazem parte da nossa Cultura, não tem como resistir.
Nesse caso essas cenas são bem poucas porque o filme se prende quase que exclusivamente na trama. Uma trama inteligente, original e perspicaz, que não tem nada a ver com outras histórias da cinematografia. Ela é hilária, tanto que absorve a atenção do espectador até o fim: completamente imprevisível. Isso sem falar do incrível talento do diretor canadense, Atom Egoyan, e da magistral interpretação do ator Christopher Plummer.
Mais um filme inspirado na segunda guerra mundial e nos horrores do Nazismo que deixaram marcas profundas e doloridas; e que faz o espectador refletir que as guerras não levam a nada. A não ser a um grande sofrimento, principalmente para os inocentes. Inocentes porque não são seus autores; mas apenas marionetes manipulados por algozes poderosos.
A guerra nada mais é do que a marca da barbarie, que, infelizmente ainda persiste no nosso planeta. Um planeta ainda bem distante da evolução merecida.
Nair Lúcia de Britto Segundo pesquisa a Censura é comumente o ato de restringir a liberdade e o conhecimento de informações destinadas ao público em geral. Ora, um povo que se vê impedido de obter a informação livre é um povo enfraquecido e controlado por um regime de governo ditatorial; o que, felizmente, no Brasil […]
Com curadoria compartilhada entre a autora mineira, Marcelo Campos e Amanda Bonan (MAR), itinerância da mostra abre para visitação a partir de 25 de abril, no Sesc Pinheiros, destacando as potências na produção de artistas contemporâneos negras e negros das Américas e de África De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros […]
Versos para um novo ano Por Ana Marina Godoy (escrita em 13 de novembro de 2005) Versos para um ano novo Escrevendo Eu oro pelo Amor. Entrelinhas Clamo pela Vida. Pontuo súplicas Em rimas… Registre-se e publique-se: Paz em todo 2006. ÚLTIMA SEMANA DO ANO Sinos tocam, E a estrela Guia À tinta… […]