Nair Lúcia de Britto é Comentarista de Cinema, jornalista e poeta.
Faço minhas as palavras do comentarista, do Whashington Post, Christopher Kompanek: único comentário plausível sobre esse filme, segundo meu ponto de vista. Diz ele o seguinte:
“Esta não é uma trama de vingança convencional. Quando a recompensa do fim da história de Memórias Secretas, finalmente chega ela é tão satisfatória como surpreendente.”
Eu, particularmente, evito ao máximo assistir filmes com cenas de violência; mas, quando o filme se baseia em fatos históricos que fazem parte da nossa Cultura, não tem como resistir.
Nesse caso essas cenas são bem poucas porque o filme se prende quase que exclusivamente na trama. Uma trama inteligente, original e perspicaz, que não tem nada a ver com outras histórias da cinematografia. Ela é hilária, tanto que absorve a atenção do espectador até o fim: completamente imprevisível. Isso sem falar do incrível talento do diretor canadense, Atom Egoyan, e da magistral interpretação do ator Christopher Plummer.
Mais um filme inspirado na segunda guerra mundial e nos horrores do Nazismo que deixaram marcas profundas e doloridas; e que faz o espectador refletir que as guerras não levam a nada. A não ser a um grande sofrimento, principalmente para os inocentes. Inocentes porque não são seus autores; mas apenas marionetes manipulados por algozes poderosos.
A guerra nada mais é do que a marca da barbarie, que, infelizmente ainda persiste no nosso planeta. Um planeta ainda bem distante da evolução merecida.
CONSCIÊNCIA NEGRA Nair Lúcia de Britto Negros ou brancos Pardos ou Vermelhos A cor não conta A cor não canta A cor não estampa A virtude de ninguém Brancos ou Negros Vermelhos ou Pardos A cor não importa A cor não é falta E não culpa ninguém! Seja qual for a raça Cativa e encanta […]
Por Jaqueline Novaes Título: Filhos do Paraíso “Children of Heaven” Colorido 88 mim Direção: Majid Majidi O cinema iraniano é conhecido por suas belas produções, e esta não fica por menos. O Diretor Majid Majidi é um dos maiores expoentes da sétima arte naquele país, sempre roteirizando argumentos simples e […]
Weverton Freitas Nascimento[*] RESUMO: Esta resenha tem por objetivo explanar sobre a obra de Grada Kilomba – Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Fazendo considerações sobre os relatos da autora e as entrevistas realizadas, nas quais mulheres negras relatam o racismo vivenciado ao longo de suas histórias de vida. Nesse sentido, a leitura busca […]