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O USO DO COMPUTADOR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA OS PROFESSORES DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leide Rodrigues da Costa*

 

RESUMO

Leide Rodrigues da Costa – Professora da rede pública de ensino do Estado do Amapá. Graduada em Licenciatura em Letras. Especialista em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá. E-mail: leidedri2010@gmail.com.

Este artigo aborda o tema “O uso do computador no Laboratório de Informática Educacional como recurso pedagógico para os professores das series iniciais do ensino fundamental” partindo-se do pressuposto de que as TIC’s facilitam a prática o professor exigindo que este profissional conheça os diferentes recursos computacionais que podem ser utilizadas na educação – programação, elaboração de multimídia, uso de multimídia – e entender o potencial de aprendizagem que elas oferecem para a construção de conhecimento, principalmente ao se utilizar o LIED da escola. Por isso, existe a necessidade de se dominar o conhecimento técnico que possibilita implantar soluções pedagógicas inovadoras. Assim, os objetivos do trabalho consistem em identificar como estão sendo utilizadas as novas ferramentas de interação e comunicação no Laboratório de Informática Educacional. A metodologia do estudo é composta da pesquisa bibliográfica, com a utilização de autores que se reportam a centralidade do tema no contexto das mídias educativas. Após o estudo chegou-se a conclusão de que a grande maioria dos professores não conseguiu ainda incorporar em sua prática pedagógica o uso das TIC’s, procurando atualizar seus conhecimentos. Além disso, o resultado da pesquisa bibliográfica aponta para a necessidade de estimular a pesquisa e o aprimoramento contínuo no uso das mídias educativas no LIED da escola, sendo essa a proposta mais adequada para que o professor se atualize, se prepare e passe a equipar o seu aluno para os novos tempos, caracterizados pela sociedade do conhecimento, deixando que “a novidade” passe a ser um recurso do cotidiano.

Palavras-chave: Computador. Aprendizagem. Escola

 

ABSTRACT

This article deals with the theme “The use of computers in school computer lab as an educational resource for teachers of the initial series of basic education” starting from the ICT’s assumption facilitate the practice teacher demanding that these professionals know the different features computer that can be used in education – programming, development of multimedia, use of multimedia – and understand the learning potential they offer for the construction of knowledge, especially when using the school LIED. Therefore, there is a need to master the technical knowledge that enables deploy innovative pedagogical solutions. Thus, the work’s objectives are to identify how they are being used the new tools of interaction and communication in the school computer lab. The methodology of the study consists of literature, with the use of authors who report the centrality of the issue in the context of educational media. After the study came to the conclusion that the vast majority of teachers has yet to incorporate into their teaching the use of ICTs, seeking to update their knowledge. In addition, the result of the literature points to the need to stimulate research and continuous improvement in the use of educational media in school LIED, this being the most appropriate proposal for the teacher to update, get ready and go to equip the his student to the new times, characterized by the knowledge society, letting “the news” becomes an everyday feature.

Keywords: Computer. Learning. School

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*Professora da rede pública de ensino do Estado do Amapá. Graduada em Licenciatura em Letras. Especialista em Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá. E-mail: leidedri2010@gmail.com.

 

INTRODUÇÃO

 

Neste início de século as pessoas estão assistindo ao desenvolvimento acelerado da tecnologia digital, que poderá ter um impacto ainda maior no processo ensino-aprendizagem. Será uma revolução que os educadores terão de enfrentar sem ter digerido totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer. E a questão fundamental a ser discutida é: como o uso das novas tecnologias pode melhorar a atuação do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem?

Para ser capaz de responder a essa pergunta, o professor precisa conhecer os diferentes recursos computacionais que podem ser utilizadas na educação – programação, elaboração de multimídia, uso de multimídia – e entender o potencial de aprendizagem que elas oferecem para a construção de conhecimento. Por isso, existe a necessidade de se dominar o conhecimento técnico que possibilita implantar soluções pedagógicas inovadoras.

Nesse respeito o professor tem um papel fundamental, por tomar para si a função de mediador do conhecimento e dos instrumentos que podem facilitar o acesso dos alunos aos recursos e possibilidades que as novas tecnologias oferecem no espaço escolar.

Assim, o objetivo do trabalho consiste em especificar os benefícios para a prática pedagógica dos professores do uso dos recursos computacionais no LIED da escola.

Como metodologia buscou-se realizar uma revisão da literatura sobre a temática, a partir da utilização de autores que se reportam a centralidade do tema no contexto das mídias educacionais.

 

2 A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A necessidade de aprimorar o a aprendizagem, tem resultado na busca incessante de recursos que possam estimular o aluno no Ensino Fundamental a se envolver por completo com as atividades propostas no contexto escolar.

Com o passar do tempo, os recursos tecnológicos passaram a fazer parte da vida das pessoas, sendo que em qualquer lugar eles se fazem presentes, seja no local de trabalho, na escola ou em casa. Vale ressaltar que atualmente  vários recursos tecnológicos estão disponíveis nas escolas, que com a utilização destes pode contribuir com as aulas nas diferentes disciplinas educacionais, podendo colaborar, inclusive, com a integração das disciplinas entre si.

   A incorporação de novas tecnologias e suas linguagens no cotidiano de todos, vem influenciando o processo de ensino aprendizagem, os recursos tecnológicos a disposição dos professores e alunos apresentam conhecimento novos de outras maneiras, seja através de uma aula expositiva, um texto escrito, uma atividade, uma imagem ou um programa de vídeo. Essas inovações tecnológicas estão presentes nas escolas, valorizando a autonomia e os conhecimentos informais do aluno.

2.2 O PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

 Na relação professor-aluno, o professor precisa estar preparado para atender qualquer tipo de aluno, o desinteresse e o abandono do processo escolar estão relacionados com aulas repetitivas, como uma formula já pré estabelecida e tornando por outro lado professores desinteressados e com metodologias ultrapassadas.

A importância da valorização profissional do professor no âmbito das exigências de sua prática, as lutas e desafios enfrentados em salas também precisam ser levados em consideração, o que reflete diretamente no processo de construção do ensino.

             Segundo Soares (2002. p. 77) “O importante é considerar que os alunos da Educação de Jovens e Adultos são diferentes dos alunos presentes nos anos adequados à faixa etária”.

O fazer docente, realizada pelos professores, subsidiada pelos seus referenciais teóricos e a sua postura frente ao processo ensino –aprendizagem, refletem diretamente no banco escolar, os professores precisam preparar aulas diferenciadas partindo da concepção que o processo faz-se através de contextos vividos pelos alunos, questões socioeconômicas e culturais não deixando de lado os conteúdos e currículos mínimos exigidos pelas secretárias de educação.

Numa realidade multidimensional analisar o papel da escola e do professor se faz necessário tendo em vista que ele é o multiplicador de informações, possui conhecimento cientifico, mas também precisa conhecer as realidades da população local, na prática não se exige apenas o conhecimento adquirido nas graduações, mas também o conhecimento de mundo, uma prática reflexiva das suas ações.

2.3 O USO DO COMPUTADOR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA OS PROFESSORES: Desafios e perspectivas

Em termos objetivos pode-se definir o Laboratório de Informática Educacional como “um ambiente educacional, utilizado para fomentar a pratica pedagógica utilizando para isso as tecnologias, mídias e TICs” (SILVA, 2005, p. 56).

Infelizmente, muitas escolas da rede pública têm mostrado um número preocupante de educandos que apresentam baixo rendimento escolar, que ficam reprovados, desistem no decorrer do ano letivo ou chegam ao ensino médio com grandes dificuldades em relacionar o conhecimento à sua vida, justamente por terem pouco contato com os recursos do LIED.

Um dos fatores que se considera para verificar as causas desses problemas, diz respeito aos recursos utilizados na construção do conhecimento, devido as atividades que os professores adotam no processo ensino-aprendizagem e a tecnologia que o aluno vivencia no dia a dia social, comprometendo as relações do desempenho num aspecto favorável no processo de ensino e aprendizagem.

Ainda hoje se observa que existem professores que não conhecem o espaço do Laboratório de Informática como um espaço de liberdade no processo de aquisição do conhecimento que deveria ser dinâmico, envolvente e prazeroso, além de intercambiável. A importância da inclusão do LIED nas escolas publicas numa perspectiva dialógica no processo educativo é um espaço imprescindível para o ensino-aprendizagem numa perspectiva emancipatória.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O sistema educacional tem que ser capaz de favorecer o crescimento e desenvolvimento do aluno, de maneira que, ao fazê-lo, contribua com o aprimoramento dos grupos sociais, heterogêneos, complexos, diferentes e ímpares em suas individualidades.

Por isso, ao se formular o trabalho a preocupação maior foi saber como o uso da tecnologia informacional influencia positivamente a aprendizagem do aluno, além de servir de suporte para que o professor assuma uma atitude dinâmica diante de seu próprio fazer pedagógico, uma vez que o conhecimento das novas tecnologias e dos temas que preocupam a sociedade é algo que vem se ampliando e dominando espaços.

O incentivo à pesquisa e ao aprimoramento contínuo no uso dos recursos midiáticos no LIED das escolas constitui a melhor proposta para que o professor se atualize, se prepare e passe a equipar o seu aluno para os novos tempos que se aproximam, caracterizados pela sociedade do conhecimento, deixando que “a novidade” passe a ser um produto do cotidiano.

REFERÊNCIAS

 

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ALBERTONI, Juliana de Sá. Aprendizagem na era da informação: o significado do saber tecnológico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

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BARROS, Sebastião Fachel de. Introdução à informática: fundamentos. Rio de Janeiro: Metodista, 1988.

BARBOSA, Caio Fercondini. A sala digital: o processo de ensino e aprendizagem em transformação. 3 ed. São Paulo: Souza Associados, 2002.

BIANCHINI, Olavo Medeiros. A prática pedagógica e o ensino virtual. São Paulo: Cortez, 2000.

BONASSI, Fernando. Revolução digital na prática de ensino. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

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CHAVES, Eduardo O. C. O uso do computador em escolas: uma visão crítica. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

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