O sociólogo Benedito Domingos Mariano foi nomeado hoje (28/07) para exercer cargo de assessor especial no Gabinete da Vice-Prefeita de São Paulo, Nádia Campeão. Mariano foi o primeiro ouvidor da Polícia no Estado de São Paulo (No período de 1995 a 2000) e esteve à frente da Secretaria de Segurança Urbana na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT). Foi também secretário na Secretaria de Segurança Pública, em São Bernardo do Campo.
Benedito Domingos Mariano nasceu no dia 11 de fevereiro de 1959, na cidade de Bernadino de Campos, Estado de São Paulo, local onde seus pais trabalhavam na roça desde cedo. Dos treze aos dezessete anos, trabalhou com seu irmão na função de ajudante em uma barraca de feira. Quando ainda era moço, escrevia peças para o teatro amador, tendo, inclusive, recebido premiação por seu trabalho.
Graduou-se em Sociologia, pela gloriosa (por onde eu passei) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e tornou-se Mestre em Ciências Sociais, pela PUC de São Paulo.
É um dos fundadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos e exerceu os cargos de Diretor-Secretário da Arquidiocese de São Paulo e Secretário Municipal da Prefeitura de Osasco.
Sua trajetória profissional é marcada pelos importantes cargos e funções exercidos, dentre os quais destacamos: Coordenador da Câmara Setorial de Segurança Municipal do Grande ABC; Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONSEMS) e Membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP).
É autor de diversos livros e textos publicados em jornais e revistas.