Com a falta d’agua, pessoas procuram investir em negócio sustentável como a Acquazero
Nunca se ouviu falar tanto em crise hídrica como atualmente. O tema diariamente é visto em manchetes de jornais, programas de tv, e é pautado entre diversas entidades. E não é por menos, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil corre o risco de passar 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios; mesmo ele sendo o maior potencial hídrico do planeta.
Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que neste ano 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo (que já sofre com a pressão reduzida da rede), Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
Brasileiros já sofrem na pele a falta desse bem natural e estão aprendendo a economizar e a mudarem seus hábitos. Para reforçar esses conceitos de conscientização, a Organização das Nações Unidas (Onu) escolheu para comemorar o Dia Mundial da Água; 22 de março, o tema: “Água e Desenvolvimento Sustentável”.
Celebrado mundialmente desde 1993, a data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde a implantação o “Dia Mundial da Água” e os temas anuais instituídos tem o objetivo de chamar a atenção sobre a necessidade de se conservar, preservar e proteger a água para a sobrevivência da humanidade.
Nessa linha de atuação, pessoas e empresas são direcionadas a pensar em projetos sustentáveis, e assim como sugere, com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Marcos Mendes é diretor executivo da Acquazero, rede de franquias especializada em estética automotiva ecológica. De acordo com ele, a rede já nasceu com o conceito sustentável devido a preocupação adquirida por ele, ao se deparar com o cenário divulgado tanto pela mídia, quanto por entidades como a ONU. “Foi um grande incentivador na hora de decidir em que negócio investir”, falou.
Um dos carros chefes da empresa é a lavagem sustentável. A rede utiliza apenas 300 ml de água, enquanto a comum utiliza cerca de 300 litros. Além disso, todos os serviços são realizados com produtos totalmente biodegradáveis.
De acordo com ele, a Acquazero foi criada em 2009 já com o objetivo de revolucionar o mercado de estética automotiva por meio de um serviço diferenciado com alto padrão de qualidade focada na sustentabilidade financeira e ambiental; preservando recursos naturais.
Ele conta que pessoas do Brasil inteiro se identificam com a marca e com o conceito sustentável da rede. “Grande parcela do sucesso franquia, se dá pela questão sustentável. As pessoas procuram investir hoje em negócios referente a esse setor. É nítida a preocupação da população com o futuro do planeta, baseado principalmente no que estamos vivendo no momento”, contou Mendes.
A Acquazero só no ano passado abriu 56 franquias e 69 licenciamentos, totalizando a quantidade de 125 franquias. Atualmente já soma aproximadamente 200 unidades espalhadas pelo país. E a cada dia, novas pessoas agregam o estilo da rede, como estilo de vida até mesmo para o dia a dia.
São Paulo é uma das cidades que mais sofrem com a falta d’gua. O maior município do Brasil, vivência a maior seca em 84 anos, e seus moradores pagam ainda, uma sobretaxa na conta de água para quem aumentar o consumo. O local é o maior centralizado de franqueados da rede. Atualmente somam um total de 56 unidades. Em seguida aparece Minas Gerais com 18 franquias e em terceira posição, Rio de Janeiro com 15.
Segundo Marcos, “São Paulo hoje passa por um triste momento, e as pessoas de fato estão se conscientizando sobre a importância de preservar a água e adotar medidas sustentáveis. “É a junção do útil ao agradável. Além de contribuir significadamente para o meio ambiente, ainda ganhamos uma boa grana para isso”, completou.
Acquazero Franchising
A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica e estética automotiva. Há seis anos no mercado, a rede tem se tornado referencial nas mais diversas regiões do país por agregar qualidade à sustentabilidade, somando, ao todo, quase 200 unidades.
Entre os serviços oferecidos está o enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna (estofados, teto, laterais de porta e carpete), limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos e revitalização/cristalização de pintura. Assim como citado anteriormente, para todos os serviços são utilizados produtos biodegradáveis ecologicamente corretos, gerando assim desenvolvimento sustentável.
Um dos grandes diferenciais da rede é a inovação presente tanto na oferta de serviços quanto nas modalidades proporcionadas aos investidores. Atualmente, já são nove modelos diferentes de negócios: Licenciamento Básico, Licenciamento Plus, Licenciamento Express, Franquia Prime, Franquia Standard, Franquia Partnership, Delivery (com carro reboque), Franquia Gold e Máster Franquia. O valor do investimento é outro atrativo, a partir de R$ 4.800 já é possível se tornar um licenciado da marca, e o retorno varia entre seis e 18 meses (de acordo com a modalidade escolhida).