Antonio Deusivam de Oliveira[*]
RESUMO:
Este artigo aborda questões referentes à avaliação da aprendizagem do aluno no Ensino Superior. O objetivo foi, por meio da pesquisa bibliográfica, discutir a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Superior e a importância de uma avaliação preparada seguindo os objetivos do planejamento de ensino. Trata de questões como a importância da avaliação no Ensino Superior e da relação entre avaliação e dos objetivos no planejamento de ensino.
Palavras-chave: Ensino Superior. Avaliação. Processo de Ensino e Aprendizagem. Planejamento de Ensino.
ABSTRACT: This article discusses issues concerning the assessment of student learning in higher education. The objective was, through literature, to discuss the importance of evaluation in the teaching and learning of students in higher education and the importance of an evaluation process prepared following the objectives of education planning. It addresses issues such as the importance of assessment in higher education and the relationship between assessment and objectives in education planning.
Keywords: Higher Education. Review. Teaching and Learning Process. Planning Education.
INTRODUÇÃO
A questão da avaliação é um tema bastante discutido nos meios acadêmicos, visto que, muitos professores avaliam seus alunos sem uma lógica que associe ao processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação faz parte do processo de aprendizagem do aluno. No Ensino Superior, assim como nos outros níveis de ensino, ela não deve ser entendida como meio de “selecionar”, e sim como instrumento no qual o aluno desenvolva sua aprendizagem.
A partir desses questionamentos, o problema desse estudo se apresenta na seguinte dúvida: uma avaliação pode ser considerada de boa qualidade sem relacionar a objetivos propostos num planejamento de ensino?
A hipótese se traduz na certeza que só se tem uma boa avaliação se ela responder aos objetivos propostos no plano inicial de curso.
O presente artigo tem o objetivo de discutir a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Superior e a importância de uma avaliação preparada seguindo os objetivos do planejamento de ensino.
Justifica-se esse estudo por observar que muitas avaliações aplicadas no Ensino Superior são feitas aleatoriamente sem nenhum planejamento, ou seja, não responde aos objetivos propostos.
Para subsidiar o trabalho se utilizou como referência as técnicas da pesquisa bibliográfica, tendo como referência os textos de Masetto (2003), Gil (2011) e Aquino (1997).
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
O processo de avaliação deve ser visto como parte do processo de ensino e deve responder aos objetivos propostos pelo professor no planejamento de ensino. E os instrumentos que servirão para avaliar o desempenho dos alunos devem responder a esses objetivos. Sendo assim, é de extrema importância entender a importância da avaliação no processo de ensino aprendizado.
Para Masetto (2003, p. 147), a avaliação está ligada a aprendizagem. Para o autor os alunos estão preocupados com a nota, enquanto a aprendizagem fica em segundo plano. Ainda segundo o autor os professores até se preocupam com a aprendizagem dos alunos, porém não se utilizam de instrumentos adequados ao processo de aprendizagem para a realização da avaliação.
Na mesma linha de raciocínio, Gil (2011, p. 244) acrescenta a importância que têm as avaliações no processo de aprendizagem ao pontuar que “… elas continuam sendo fundamentais para garantir o direito de aprender.”
Portanto, percebe-se que a avaliação tem uma importância significativa e que deve ser utilizada pelos docentes como forma de “medir” o processo de aprendizagem dos alunos.
A avaliação deve ser vista como algo importante no processo de aprendizagem do aluno, e não como algo estressante no processo.
RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E OS OBJETIVOS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO
Uma das questões importantes nos processos de avaliação é estabelecer objetivos no planejamento de ensino; pois é a partir disto que, tanto os professores quantos os alunos terão clareza na elaboração e nas “respostas” da avaliação.
Masetto ao considerar a importância de uma avaliação que leve em conta os objetivos a serem alcançados, diz que:
São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual o instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e qual o encaminhamento” a ser combinado com o aluno tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem. (MASETTO, 2003, p. 156)
Percebe-se que os objetivos fazem parte de todo o processo de ensino do professor, e que servirá também como norte no momento do aluno realizar a avaliação do conteúdo proposto pelo professor.
Os objetivos devem ser claros tanto para o professor quanto para o aluno; pois é a partir dele que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve. Masetto (2003, p. 156) lembra que com objetivos claros o professor sabe como proceder favorecendo o aprendizado do aluno, e este por sua vez sabe como e aonde deve chegar.
A partir do momento que o professor define os objetivos no seu plano, ele está facilitando o aprendizado do aluno, pois com isso tornará mais fácil ao aluno entender todo o processo de ensino e aprendizagem.
A partir de definido os objetivos, deve-se partir para a definição dos instrumentos de avaliação, que segundo Gil (2011, p. 254) “a escolha das técnicas deve ser feita após o professor considerar as que melhor se ajustarem aos objetivos definidos no plano.”
Masetto (2003, p. 159) declara que “… os objetivos da aprendizagem são os que definirão as técnicas avaliativas.”
Existe uma variedade de técnicas de avaliação, entre elas: a prova discursiva, a prova objetiva, a prova prática, a prova oral, entre outras.
Todos os instrumentos de avaliação são válidos, desde que atendam aos objetivos do ensino propostos pelo docente no seu planejamento inicial. Pois como diz Aquino (1997, p. 105), quando se refere às diversas opções técnicas disponíveis de como avaliar, existe “… uma espécie de mercado persa de possibilidades avaliativas.”
A partir das considerações dos autores percebe-se a importância de um planejamento no qual contenha objetivos para que facilite o processo de ensino e aprendizagem de alunos e professores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Retoma-se aqui o problema da pesquisa para se fazer algumas considerações: uma avaliação pode ser considerada de boa qualidade sem relacionar a objetivos propostos num planejamento de ensino?
Pela pesquisa realizada pode-se perceber que uma avaliação não pode ser considerada eficiente, ou seja, ela não atenderá ao propósito de desenvolver no aluno um aprendizado satisfatório, caso ela não seja realizada baseada nos objetivos que o professor propôs no seu planejamento de ensino.
A avaliação quando bem elaborada, respeitando os objetivos do plano de ensino, pode ser um instrumento de transformação da educação.
REFERÊNCIAS
AQUINO, Julio Groppa. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão in AQUINO, Julio Groppa (Coord.). Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2011.
MASETTO, Marcos Tarcisio. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003.
Como citar este artigo:
OLIVEIRA, Antonio Deusivam de. A qualidade na elaboração de uma avaliação em cursos do ensino superior. P@rtes: São Paulo, Maio de 2014.
[*] Graduado em Ciências Econômicas (UNINOVE). Especialista em Organização e Gestão de Política Social (UniFMU) e em Formação Docente para o Ensino Superior. Mestrando em Políticas Públicas (UMC).
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