Fundamentos da escola significativa
Gilberto da Silva
VILLELA, F. C. B. ; ARCHANGELO, Ana . Fundamentos da escola significativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. 140p .
O livro Fundamentos da escola significativa, de Fabio C. B. Villela, professor da Unesp de Presidente Prudente, e Ana Archangelo, da Unicamp, oferece fundamentos tanto teóricos como instrumentais para a análise sobre processos que se desenrolam no interior da escola, com ênfase na escola pública. A obra estabelece os fundamentos de uma pedagogia chamada escola significativa, cujo cerne é a constituição de uma escola interessante, desafiadora, acolhedora e significativa para o aluno e em consequência para o professor, na tentativa de superar o cenário de desencanto provocado tanto pela instituição (a escola) como pelo aprendizado escolar.
O espaço escolar é pensado como
(…) um espaço que cria um cenário plausível para o aluno em relação a si, a os seus desejos, às suas aspirações, às suas fantasias e aos seus projetos, que consegue acolhê-lo e ampará-lo em suas dificuldades, temores e frustrações e que promove, da melhor forma possível, seu desenvolvimento intelectual, emocional e estético (p.22)
Escrita com ênfase no aluno e no seu desenvolvimento e realçando os desafios da escola pública, a obra aborda temas que afetam desde a gestão até a didática construída por professores em sala de aula. É um livro que se destina tanto a professores e gestores da escola pública, como a alunos de graduação em pedagogia e psicologia das disciplinas de gestão educacional, didática, teorias pedagógicas, psicologia da educação e disciplinas afins.
Mais que um título atraente é um texto claro e direto. Fundamentos da escola significativa estabelece as bases do que os autores entendem por escola significativa, abordando quatro temas nucleares: a escola, o ensino, a ação do professor e a questão da disciplina no interior da escola. Fornece as bases de uma escola possível – tarefa árdua -, que propicie ao aluno um ambiente de desenvolvimento e de superação e enfrentamento das dificuldades e que supere o crescente desencanto e desinteresse tanto pela escola como pelo aprendizado.
Os autores resumem três sentimentos que fazem parte dos elementos da constituição de uma escola significativa: a) Acolhimento: sentimento que ocorre com a percepção do aluno de que há, por parte da escola, um cuidado que direciona para o seu bem-estar e para o desenvolvimento integral do aluno; b) Reconhecimento: que ocorre com a relação empática e de alteridade entre o conjunto os demais elementos da escola (professores, direção e demais servidores); c) Pertencimento: que é realizado a partir dos sentimentos anteriores e que aprofunda a percepção do aluno. Quando uma instituição escolar falha nesse quesito ocorre a evasão escolar, por exemplo.
A obra apresenta situações relativamente comuns em que a escola deixa de ser significativa ao aluno (ao não valorizar o aluno) e procura entender os problemas e as dificuldades das atividades cotidianas e sendo assim discute a necessidade do professor conhecer e entender o aluno; apresenta as condições e formas adequadas desse conhecimento, fornecendo subsídios para o professor aprimorar seu conhecimento sobre os alunos.
Fundamentos da Escola Significativa analisa o papel da escola no desenvolvimento emocional da criança, especialmente quando ela se vê sozinha diante dessa tarefa, pois entende o ensino significativo como
…aquele que, em função de seus próprios instrumentos – do conhecimento e dos métodos que veicula, bem como das habilidades, competências, linguagens e ferramentas intelectuais que constitui e consolida – permite ao aluno se sentir participando dessa aventura do conhecimento enquanto percebe a escola como um ambiente do qual ele naturalmente faz parte e intencionalmente preparado para promover essa aventura. (p.79)
Os autores entendem que a família e a escola têm a responsabilidade compartilhada e que a escola deve sim se preocupar com as questões referentes a essas dimensões. Para eles as soluções devem ser pensadas e propostas com base na articulação entre os seguintes eixos: uma atitude empática frente ao professor e às suas dificuldades, uma compreensão teórica sobre a escola e sobre as dificuldades apontadas pelo professor e, por fim, uma concepção pedagógica que valorize alunos, educadores e instituição escolar.
A obra, em seu quarto capítulo, discute o enquadre técnico como uma alternativa ao sistema de normas disciplinares. A ideia de enquadre técnico no âmbito pedagógico está pensada para nortear o conjunto amplo das relações e atividades realizadas no interior da escola, favorecendo o pleno desenvolvimento do aluno.
Espera-se, com esse livro, que novos olhares e reflexões sejam lançados ao leitor que deseja uma abordagem educativa com vista a realização de uma Educação plena, feliz e duradoura.
Gilberto da Silva é sociólogo e jornalista. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e pesquisador do grupo Comunicação e Sociedade do Espetáculo organizado pela Cásper Líbero. Foi professor do ensino secundário e universitário e analista de ordenamento territorial da Prefeitura de São Paulo. Edita a revista P@rtes (www.partes.com.br).
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