Ciência e Tecnologia

Obama discursa hoje como presidente empossado para o segundo mandato

 

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participa hoje (21) da cerimônia pública de sua posse para o segundo mandato. Na solenidade, Obama discursará. A expectativa é que ele detalhe as prioridades para os próximos quatro anos. O discurso ocorre em frente ao Capitólio, em Washington. Ele deverá mencionar os esforços para resolver o problema do orçamento, a necessidade de controle sobre armas de fogo e a reforma das leis de imigração.

Ontem (20), Obama fez o juramento à Constituição em uma solenidade simples e para poucas pessoas, na Casa Branca, sede do governo norte-americano. A solenidade de juramento foi conduzida pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.

A primeira-dama, Michelle Obama, e suas filhas Sasha e Malia, além de alguns parentes, acompanharam a cerimônia. Como tradicionalmente ocorre, Obama estendeu a mão e jurou sobre a Bíblia, herança da família de sua mulher, repetindo a frase:  “[Prometo] preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”.  

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro de 2012 com 303 votos dos 538 do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. A eleição foi bastante disputada. Obama venceu com o lema de campanha “Four More Years!” (Mais Quatro Anos!) e prometeu que no segundo mandato concluirá o processo de recuperação econômica.

Nos Estados Unidos, os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17h de Brasília) do dia 20 de janeiro após a eleição presidencial. Mas a cerimônia pública, quando o dia 20 é um domingo, ocorre na segunda-feira seguinte.

Obama começou ontem o dia colocando uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido no cemitério militar de Arlington, na Virginia, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden. Biden também foi empossado ontem para um segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial. O juramento público do vice-presidente ocorrerá hoje, a exemplo de Obama.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Deixe um comentário