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Perfil do ensino à distância na Universidade Federal do Amapá

Resumo:

Este trabalho apresenta uma breve discussão do processo de ensino à distância no Brasil. Para tanto, apresenta um relato da educação à Distância na Universidade Federal do Amapá, ilustrando a argumentação. Nota-se que é uma forma de oportunizar aos indivíduos mais uma forma de obterem a qualificação necessário para o mercado de trabalho.

Palavras-chaves: Ensino superior; tecnologia educacional; qualificação profissional

Abstract: This paper presents a brief discussion of the process of distance learning in Brazil. It presents an account of Distance Education at the Federal University of Amapá, illustrating the argument. Note that it is a way to enhance more individuals a way of obtaining the required qualifications for the paper market.

Keywords: Higher education, educational technology, professional qualification.

1- Introdução

No contexto educacional brasileiro, a Educação à Distância, entra, hoje, fundamentalmente, na pauta de discussão como possibilidade de ampliação de número de vagas nos cursos ministrados pelas instituições de ensino superior e de ensino profissionalizante. Os cursos de Educação à Distância propiciam qualificação técnica e profissional, favorecendo melhores oportunidades aos alunos concorrerem às vagas do mercado de trabalho, que requer indivíduos mais preparados.

A escolha do tópico de investigação deste estudo parte da necessidade de analisar a lógica do sistema no ensino contemporâneo diante da complexidade do desenvolvimento das tecnologias que têm possibilitado a consolidação do cenário globalizado caracterizado por fluxo de qualidade e velocidades cada vez maiores de informações. Embora, ainda seja grande a parcela da população que não tem acesso aos benefícios trazidos pelo avanço das tecnologias.

Este trabalho apresenta-se dividido em três seções, sendo que na primeira será abordado o ensino à distância no contexto dos novos paradigmas educacionais. Na seção seguinte veremos o surgimento da educação à Distância no Brasil. A última parte apresenta o processo de educação à Distância na Universidade Federal do Amapá.

2 – O ensino a distância no contexto dos novos paradigmas educacionais

No Brasil esta modalidade de ensino ganhou força com a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu as diretrizes e bases da Educação Nacional (LDBEN), dando nova dimensão ao processo educacional brasileiro. A referida Lei levou a utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas, buscando corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

De acordo com o Decreto Federal nº 5.622, de 19.12.2005, que regulamentou o art. 80 da LDBEN, a Educação à Distância é definida como uma modalidade educacional na qual o processo didático pedagógico nas diretrizes de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em lugares e tempos diferentes. Um dos aspectos de grande relevância a ser destacado são os cursos a distância, e principalmente, os cursos em rede que estão conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

O Estado do Amapá está inserido nesta realidade, haja vista que há um grande número de pessoas que desejam ingressar no ensino superior, mas, em seus cotidianos os paradigmas profissionais dificultam ao indivíduo a inclusão nos cursos presenciais, e assim são excluídos do acesso à educação universitária. Nesse sentido, a Educação à Distância surge como uma alternativa para quem que não dispõe de tempo para investir em formação continuada (ARAÚJO, 2007).

Com isso a Educação à Distância torna-se uma oportunidade de ingresso no ensino superior por adotar uma metodologia que possibilita a flexibilidade de tempo e de espaço para estudar, ou seja, o aluno dessa modalidade de ensino tem a possibilidade de conciliar trabalho e estudos, uma vez que tem autonomia para gerenciar o tempo dedicado a cada atividade (SANTOS, 2000).

A Educação à Distância utiliza-se de diversas mídias para levar conhecimento aos seus usuários, por exemplo, impresso, rádio, televisão e computador conectado a internet. Cada programa de ensino pode usar todas as mídias disponíveis, entretanto, nos últimos anos tem ganhado terreno a Educação à Distância on-line (VIEIRA, 1999).

Considerando a distância física entre professor formador (aquele que ministra aula durante os encontros presencias), tutores (aquele que acompanha a aprendizagem dos alunos) e alunos, essa modalidade de ensino exige um planejamento mais cuidadoso, realizado por equipes multidisciplinares composta por especialistas em conteúdo, especialista em planejamento instrucional e a equipe de informática, além dos professores e tutores que darão suporte ao processo. Na EaD não existe improvisação, todas as ações são devidamente planejadas, sendo exemplos a capacitação de professores e tutores, a construção do material didático e a preparação do ambiente virtual de aprendizagem (ARAÚJO, 2007).

No ensino a distância o aluno é agente ativo na construção de seu conhecimento. O ambiente virtual de aprendizagem pode ser considerado uma sala de aula virtual. Neste processo há várias etapas que perpassam pelo planejamento do curso de forma geral, elaboração de material didático instrucional, tutor e plano de ensino com adequação à linguagem de Educação à Distância. Assim, o aluno encontrará no ambiente virtual, conteúdos relacionados às disciplinas, atividades que serão desenvolvidas por meio das ferramentas de interação e comunicação: chat, fóruns, e avaliações.

3 – A Educação a Distância no Brasil

A Educação a Distância no Brasil até a década de 90 era vista com certo desprestígio principalmente no ensino superior. Em função da disseminação da Internet e dos incentivos do Governo Federal por meio a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação à Distância no país retornou com prestígio para aqueles que optam por esta prática.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a denominação utilizada para a rede experimental de pesquisa e para formação superior, o qual integra um conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de pólos municipais e estaduais de apoio presencial tendo como princípios a adoção dos novos paradigmas educacionais baseados no uso de tecnologias que capacita profissionais que não dispõem de tempo para um estudo presencial ou que a Educação superior seja de difícil acesso.

Com a introdução da inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, a Universidade Aberta do Brasil promove a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos.

4 – A Educação à Distância na Universidade Federal do Amapá

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) iniciou sua experiência com a Educação à Distância o ano de 2000, por meio de programas em parceria com outras instituições como a Universidade Federal do Pará, Universidade de Brasília, Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e a Associação Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede).

Em 2001, a UNIFAP associou-se à Universidade Virtual Pública do Brasil – UNIREDE, e partir de então passa a vivenciar uma série de cursos em parceria com outras instituições públicas de ensino superior.

A primeira experiência da UNIFAP com oferta na modalidade a distância foi o curso de extensão “TV Escola e os Desafios de Hoje”, seguido do curso de aperfeiçoamento em “Direito Ambiental” e “Mídias na Educação”. Em 2008, a Instituição ofereceu a primeira edição do Curso de Especialização em Gestão Escolar, com 400 vagas ofertadas para professores da educação básica do Estado do Amapá.

A UNIFAP estabeleceu parceria com outras instituições públicas de ensino superior, com as quais adquiriu experiência com oferta de cursos/programas em EaD, por exemplo, com a Universidade Federal do Pará. Nessa parceria, a UNIFAP atua como pólo presencial para uma turma com 40 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Outra Instituição com a qual a UNIFAP tem parceria é com a Universidade de Brasília, em que também atua como pólo de apoio presencial para atender uma turma de 97 alunos do curso de Licenciatura em Educação Física.

Em 2008, a UNIFAP passou a integrar ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Assim começou a delinear uma nova história da EaD na Instituição por contar com apoio financeiro para fomentar suas ações, além da possibilidade de participar de editais para oferta de cursos à distância.

Os cursos e/ou programas oferecidos pelo Departamento de Educação a Distância da UNIFAP destinam-se a formar, qualificar e capacitar professores da rede pública de ensino, que não possuem licenciatura plena e atuam no Ensino Fundamental e Médio, ou, profissionais que procuram uma melhor qualificação em áreas específicas. O Departamento referido também proporciona formação continuada para docentes, com ofertas de pós-graduação nas diferentes áreas de ensino e ainda atende uma demanda oriunda do Ensino Médio que se interessa por ingressar no ensino superior.

Assim, os cursos e/ou programas oferecidos têm como objetivo oferecer uma proposta curricular que contenha conteúdos necessários ao desenvolvimento das competências desejadas: proposta metodológica baseada na relação teoria e prática de aprendizagem centrada em situações-problema; uma abordagem de ensino mais ampla procurando programar além do estágio uma prática contextualizada por meio de estudo de casos; o uso do computador como recurso didático e tecnológico de aquisição de informações da internet e softwares educativos.

Em 2009 foram oferecidos pelo Governo Federal através do Ministério da Educação, o Plano Nacional de Formação de Professores, na qual a Universidade Federal do Amapá atua como proponente de dois cursos na modalidade a distância: Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Matemática. Para tanto, a UNIFAP faz uso de seis pólos de apoio presencial, conveniados com o Governo do Estado do Amapá, com a Prefeitura Municipal de Vitória do Jari e com a Prefeitura Municipal de Santana.

O ambiente virtual de aprendizagem utilizado para desenvolver as ações dos cursos e/ou programas de Educação à Distância é o Moodle, que é um software livre de apoio à aprendizagem, que permite os participantes interagirem em chats, fóruns, glossários e tarefas. Uma das iniciativas do Departamento de Educação à Distância, antes do inicio efetivo de cada curso, é capacitar  tutores, professores e alunos para o uso eficaz do Moodle.

O corpo docente da UNIFAP que atua na Educação à Distância como professor formador, responsável por ministrar a disciplina, possui titulação que oscila entre especialista a doutor. Para ingressar nos cursos de graduação existem duas formas: processo seletivo (vestibular) e por inscrição via portal do Ministério da Educação, na Plataforma Freire – que é um ambiente virtual desenvolvido  para o cadastro de professores e realização das pré-inscrições nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

5 – Considerações Finais

O papel da Educação à Distância está na inserção do homem no contexto sociocultural atual, possibilitando a adoção de currículos em rede, com uma nova diretriz para os modelos conceituais escolares tradicionais baseados na proximidade física e temporal.

Após a apresentação do perfil da Educação a Distância na Universidade Federal do Amapá, observou-se que uma das dificuldades encontradas no sistema de Educação a Distância é a falta de comunicação intersubjetiva e a reflexão em práticas pedagógicas baseadas nas experiências do outro. A ausência de vivências comunitárias entre os alunos é um item a ser refletido, que interfere na motivação para prosseguirem seus percursos acadêmicos. A sensação de isolamento em alguns cursistas e, às vezes, impressão de abandono, são as principais causas de desistência dos cursos de Educação a Distância.

Por outro lado, vê-se com bons olhos a Educação à Distância, pois nota-se que os alunos passam a ter uma responsabilidade e autonomia pela sua própria educação, característica que passam a carregar a partir de seus ingressos no ensino à distância, e que levam adiante, inclusive como disseminadores desta prática. Outro fato importante é que os alunos passam a ter maior contato com as ferramentas digitais, e, assim, também incorporam em suas atividades rotineiras e profissionais um pouco das habilidades que eles recebem no decorrer das várias disciplinas que cursam.

6 – Bibliografia

ARAÚJO, Elda Gomes. Avaliação da Aprendizagem On-Line para Formação de Professores: O Programa “Mídias na Educação”. /Elda Gomes Araújo – Jaén (Espanha) Universidade de Jaén; Assunção  (Paraguai); Universidade Autônoma de Assunção: [s.n.] 2007. 432 f.:il; 30 cm.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 02 abr. 2012.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm>. Acesso em: 02 abr. 2012.

SANTOS, Maria Luiza Ribeiro: História da educação Brasileira, a organização escolar , autores associados, São Paulo, 2000.

VIEIRA, Fábia Magali S. A produção de material impresso para EAD. Montes Claros: Texto Digitado, 1999.


[*] Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá.

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