Leia o artigo em PDF
Related Articles
Didática Etnoambiental: buscando caminhos para a avaliação da aprendizagem na Escola Indígena
Josélia Gomes Neves Publicado em 09/03/2006 como www.partes.com.br/educacao/etnoambiental.asp Resumo: Este texto foi sistematizado no intuito de contribuir nas discussões do Projeto de Extensão Universitária – Curso de Didática Etnoambiental: aprendendo e ensinando com os professores e professoras indígenas das etnias Arara e Gavião no município de Ji-Paraná em Rondônia. Por meio dos registros docentes […]
A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: novas perspectivas metodológicas e novas estruturas de organização das Gramáticas Escolares
Silvio Profirio da Silva e Renata Maria Santos Silva 15/10/2011 www.partes.com.br/educacao/artigos/gramaticasescolares.asp. RESUMO: O ensino de Língua Portuguesa foi, durante muito tempo, norteado por uma concepção puramente tradicional, que priorizava a abordagem de exercícios de análise e de classificação de termos da Gramática Normativa, a partir de frases soltas, isoladas e descontextualizadas. Contudo, nos anos […]
Alfabetização e Letramento: discutindo o ensino da língua escrita
Fernanda Duarte Araújo Silva* publicado em 03/07/2010 como <www.partes.com.br/educacao/alfabetizacaoeletramento.asp> RESUMO Sabemos que ensinar a ler e a escrever constituiu-se como um dos principais objetivos das instituições escolares, além de representar um de seus maiores desafios, porém, na maioria das vezes as discussões realizadas sobre o tema no Brasil tinham seu foco no método mais eficaz […]