Leia o artigo em PDF
Related Articles
As diferentes formas históricas de instrumentais mediadores do trabalho didático: da linguagem oral ao instrumental virtual
RESUMO O presente artigo tem por objetivo tecer algumas considerações sobre um aspecto que, para o autor, é central na relação educativa (relação esta, entendida em todas as suas modalidades), a saber, o “material didático”. Este entendido, como instrumental mediador na relação educativa estabelecida entre professor-aluno. Deste modo, em um primeiro momento, apresentar-se-á, a partir […]
Concepção Sóciointeracional de Leitura: o que muda na prática pedagógica
Concepção Sóciointeracional de Leitura: o que muda na prática pedagógica? Silvio Profirio da Silva* RESUMO: No presente trabalho, refletimos acerca das modificações teóricas e pedagógicas ocorridas na escolarização do leitor, em face do brotar da Concepção de Leitura enquanto Ato Sóciointeracional e/ ou Sóciointeracionista. Para isso, recorremos, teoricamente, aos trabalhos de autores advindos do campo […]
Aula expositiva dialogada: contextos e dilemas no ensino superior
AULA EXPOSITIVA DIALOGADA: CONTEXTOS E DILEMAS NO ENSINO SUPERIOR Claudinei Frutuoso* Eliane de Araújo Teixeira** RESUMO: O presente trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições das técnicas de ensino na condução do trabalho pedagógico, investigando em especial a aula expositiva dialogada e sua importância como técnica, sua ressignificação e superação da aula expositiva tradicional. Dentro […]