Educação Educação

ACERVO BIBLIOGRÁFICO SOBRE GINÁSTICA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

 

Acervo Bibliográfico sobre Ginástica no centro universitário de Brusque – UNIFEBE

 

Bibliographic GYMNASTICS CENTER ON UNIVERSITY OF BRUSQUE  UNIFEBE

 

 

Cassiano Telles [*]

Fabio Zoboli [†]

 

 

Resumo: Sendo a ginástica um grande sistema complementar nas aulas de Educação Física, e tendo em vista que este é um esporte que vem se difundindo cada vez mais em um meio tão amplo como é esta graduação. Encontramos uma realidade que nos assusta definitivamente. Este sendo um meio de atividade que vem desde os primórdios, quando o homem começou a se organizar e estruturar suas atividades em torno da civilização ao invés de somente praticar uma atividade física, encontramos hoje mais de 4700 anos após um pequeno acervo bibliográfico sobre o assunto, ao vermos esta pequena quantidade oferecida por esta atividade resolvemos adentrar a nossa realidade e ver quais o acervo disponível para os acadêmicos desta instituição. Após pesquisa sobre o acervo, encontramos poucos livros sobre o assunto. A biblioteca da unifebe hoje conta com 43.657 mil exemplares e os encontrados no âmbito da ginástica são apenas 14 Títulos que possuem 53 exemplares ao total sendo menos de 0,12% dos livros totais da biblioteca, sendo que a Educação Física possui 18.861 livros no acervo totalizando 43% do total de livros da biblioteca. Através desta pesquisa podemos constatar que o acervo desta instituição possui poucos exemplares desta modalidade, mas em uma pesquisa mais ampla podemos também constatar que esta área quem sabe pelos aspectos pouco relatados na época pela literatura ou pelas grandes potências nesta arte publicarem pouco sobre o assunto, possam ter afetado não somente nosso acervo, mas todo o acervo neste continente sul-americano.

Palavras-chave: Acervo Bibliográfico, Universidade, Ginástica.

 

Abstract: Being a great gymnastics complementary system in physical education classes, and given that this is a sport that is increasingly spreading in a medium as large as this is graduation. We found a reality that frightens us forever. This is an activity that has been using since the earliest days when man began to organize and structure their activities around the civilization rather than just practicing a physical activity, are today more than 4700 years later, a little on the bibliographic subject, as we see this small amount provided by this activity we decided to enter our reality and see what the collection available to scholars of this institution. After research on the collection, we found few books on the subject. Unifebe The library now has 43.657 million copies and those found in the gym are only 14 titles that have 53 copies to the total being less than 0.12% of total library books, and Physical Education has 18,861 books in the collection totaling 43% of library books. Through this research we can see that the collection of this institution has few examples of this type, but in a larger study may also be noted that this area who knows the little points at the time reported in the literature or by the great powers in this art publishing little about the subject,may have affected not only our collection, but the entire acquis in this South American continent.

Keywords: Bibliographic. University. Gymanastics.

 

 

Introdução

Dentro de centro universitário podemos chamar a biblioteca como o coração da instituição, nela é que a maioria dos trabalhos, estudos são baseados, daí a grande importância da mesma em nosso meio.

Como o dicionário de língua portuguesa já diz, ela é a coleção de livros possuídos por alguém, destinados a leitura, ou coleção literária destinada a leitura da população, estudantes, encontrados em um edifício, sala, onde se encontram arrumados,

Mas esta em questão é de nosso centro universitário, na qual estamos em contato quase que direto. Em nossa mais sincera opinião a biblioteca é um lugar que encontramos com o desconhecido, onde muitas vezes nos refugiamos para encontrar a paz e o silêncio, lá possuímos amigos inimagináveis, viajamos para qualquer lugar sem sair do lugar, encontramos pensamentos que até às vezes achamos que nós mesmos que o fizemos, muitas vezes ânimo para prosseguirmos nossas vidas.

Ela apresenta dentro de nossa universidade uma realidade que muitas vezes tudo pode, mas fora podemos dizer que nem tudo pode, tudo é possível de acordo com as regras de nossa sociedade.

A universidade nos proporciona o conhecimento que é muito importante para nossa formação profissional, assim ela nos capacita para exercermos uma determinada profissão, além disto, ela é uma formadora de cidadãos mais conscientes e críticos, pois se aprofunda no desenvolvimento cultural e intelectual.

Dentro deste desenvolvimento está à ginástica em geral, que engloba as modalidades competitivas que são hoje mais conhecidas que as que eram desenvolvidas na época pré-histórica, devido a sua repercussão nacional com as pequenas notáveis do Brasil, as reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica são: (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias e para ambos os sexos, sem limitação para a participação e fundamentalmente executados sem fins competitivos.

Segundo o Colégio São Francisco em sua página na internet os principais objetivos da Ginástica em Geral é:

 

Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas. Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas. Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros. Oportunizar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes ativos ou não. Manter e desenvolver o bem estar físico e psíquico pessoal. Promover uma melhor compreensão entre os indivíduos e os povos em geral. Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade neste contexto. Realizar eventos que proporcionem experiências de beleza estética a partir dos movimentos apresentados, tanto aos participantes ativos quanto aos espectadores. Mostrar nos eventos as tendências da ginástica. (2009).

 

Sendo as atividades Gímnicas, uma forma de Educação Física que envolvem vários exercícios, fazendo com que o corpo entre em harmonia, podemos dizer que esta, a Ginástica é um dos esportes que agregam em si várias modalidades, fazendo com que ela tenha uma grande importância na Educação Física.

Por isso que devemos ter subsídios para pesquisa sobre a questão ginástica.

 

 

Objetivo

Levantar o numero de livros que o acervo bibliográfico do Centro Universitário de Brusque – Unifebe possui com a intitulação de ginástica.

 

 

Metodologia

Esta pesquisa se caracteriza como sendo quantitativa, observando que a mesma vem buscar junto ao Centro Universitário de Brusque – Unifebe, analisar a quantidade de livros com a intitulação de ginástica que se encontra presente em seu acervo.

 

As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados. São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros. (LOKATOS, 1992, p. 126)

 

Assim podemos dizer que o principal meio de pesquisa utilizado foi a própria Unifebe, através de sua biblioteca on-line e também a consulta de livros na própria instituição.

Em um primeiro momento foi realizada a busca bibliográfica para fundamentar o presente artigo;

No segundo momento, foi realizada uma busca pelos exemplares que constavam no registro da biblioteca on-line e posteriormente a esta realizou-se a busca na própria instituição;

Ao terceiro momento, realizou-se a análise dos resultados encontrados;

 

Resultados

 

Os resultados encontrados foram os seguintes:

nº de livros Livros:
5 BIBLIOTECA de sexo, saúde e mente: Volume 1 : educação sexual, higiene, “relax”, Volume 2 : Educação Física, Fisiologia , Volume 3 : Ioga, Ginástica, Primeiros Socorros. São Paulo: Círculo do Livro, 1983. 3 v.
4 Compreendendo a ginástica artística / 2005 – Livros – Acervo 17337
COMPREENDENDO a ginástica artística. São Paulo: Phorte, 2005. 181 p. ISBN 8576550156
3 BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da ginástica: livro do professor e aluno. São Paulo: Ícone, 2002. 232 p. ISBN 8527406829
4 Evolução histórica da ginástica olímpica / 2002 – Livros – Acervo 12974
PÚBLIO, Nestor Soares. Evolução histórica da ginástica olímpica. São Paulo: Phorte, 2002. 311 p. ISBN 8586702595
3 Ginástica de academia : métodos e sistemas / 1987 – Livros – Acervo 16770
NOGUEIRA, Écio Madeira. Ginástica de academia: métodos e sistemas. Rio de Janeiro: Sprint, 1987. 117 p. ISBN 8585031263
6 SANTOS, José Carlos Eustáquio dos. Ginástica geral: elaboração de coreografias, organização de festivais. São Paulo: Fontoura, 2001. 103 p. ISBN 8587114093
4 MENDES, Ricardo Alves; LEITE, Neiva. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2008. 216 p. ISBN 9788520427132
2 EGERLAND, Ema Maria. Ginástica rítmica: uma proposta escolar. Blumenau: Odorizzi, 2004. 90 p. ISBN 8586502782
4 SOVA, Ruth. Hidroginástica na terceira idade. São Paulo: Manole, 1998. 207 p. ISBN 8520407439
6 FERNANDES FILHO, José. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 268 p. ISBN 8585253282
4 BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria e prática : estimulação, educação e reeducação psicomotora com atividades aquáticas, hidroginástica. São Paulo: Lovise, 1998. 175 p. ISBN 8585274468
2 RUOTI, Richard; MORRIS, David M.; COLE, Andrew J.. Reabilitação aquática: Hidroginástica São Paulo: Manole, 2000. 463 p. ISBN 8520409946
4 ABORRAGE, Nino. Treinamento de força na água: uma estratégia de observação e abordagem pedagógica a ginástica.São Paulo: Phorte, 2008. 195 p. ISBN 9788576551782
2 TESCHE, Leomar. O turnen, a educação e a educação física nas escolas teuto-brasileiras, no Rio Grande do Sul: Ginástica 1852-1940. Ijuí: UNIJUI, 2002. 206 p. ISBN 8574292273
53 Total de Livros

1 – Tabela de livros de ginástica

 

A biblioteca da unifebe hoje conta com 43.657 mil exemplares e os encontrados no âmbito da ginástica são apenas 14 Títulos que possuem 53 exemplares ao total sendo menos de 0,12% dos livros totais da biblioteca, sendo que a Educação Física possui 18.861 livros no acervo totalizando 43% do total de livros da biblioteca.

Ao encontrarmos um acervo tão pequeno nos perguntamos, qual o motivo desta falta de livros nesta área em nossa biblioteca?

 

Esta área (ginástica), quem sabe pelos aspectos pouco relatados na época pela literatura ou pelas grandes potências nesta arte publicarem pouco sobre o assunto, acabou por afetar as publicações de todo continente Americano. (BERNADOT, 2007, p.120)

 

 

Conclusão

Com esta pesquisa identificamos que a muito a ser desenvolvido e pesquisado dentro da ginástica, esta é uma rica área de pesquisa, sendo que os campos de trabalho nesta estão em desenvolvimento podendo assim então através de pesquisas e até mesmo de livros desbravar alguns temas que estão em pouca evidencia.

Sendo assim conseguimos identificar o quando são deficitárias as pesquisas realizadas dentro desta nomenclatura (tema) no do Centro Universitário de Brusque/SC – UNIFEBE. Encontramos um problema, que muitas vezes passa despercebido pelos próprios pesquisadores, estes que acham que já fizeram muito por ela, “à ginástica”, mas que pelos indícios nos e resultados nos mostra que os pesquisadores do tema estão deixando a desejar, sendo assim vemos que este tema tem muito ainda que ser explorado, precisamos nos apropriar e usar mais esta área que és muito importante para a Educação Física, sendo que as atividades que esta pode desenvolver transcendem o esperado e nos leva a querer saber cada vez mais.

 

Referências

Bernadot, D. Ginástica: tudo sobre uma boa nutrição. [citado em 20 junho 2009]. Disponível em: http://www.gssi.com.br/scripts/artigo/artigo.asp.

 

BIBLIOTECA. Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. Brusque, Acesso em: 02 de Junho de 2009.

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.p. 214.

 

 

[*]Pós-Graduando em Educação Física Escolar do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS CEFD/UFSM, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física do PPGE/UFSM. telleshz@yahoo.com.br

[†]Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Sergipe – UFS. zobolito@terra.com.br

 

TELLES, C. ZOBOLI, F. Como publicar @PARTES xxxxxxx

 

Deixe um comentário