Marcelo Sabino Luiz
publicado em 02/12/2010/ como www.partes.com.br/educacao/resumoacademico.asp
O artigo científico da professora Andréa Lourdes Ribeiro, intitulado, “Resumo acadêmico: uma tentativa de definição” embasa com reflexão científica a definição deste gênero, mais também suas principais características e relações de produções.
A autora inicia o artigo esboçando um percurso pelo conceito de resumo, abordando como referência os pesquisadores; Schneuwly e Dolz, voltada às práticas de linguagens nos contextos educacionais; e Salvador, direcionado as normas e metodologias de pesquisa de acordo com a ABNT. Sobre estas concepções, investiga uma problemática a cerca das quantidades de gêneros resumos acadêmicos utilizados e apresentados em sala de aula, que mantém a mesma função e objetivo, um com outro, e que, portanto auto se excluem, como acontece nos gêneros resenha e resumo crítico, como a mesma chega a questiona. Segundo, essa busca de definição e criação acaba causando confusão na relação entre professor e aluno no ensino.
Em seguida, ela apropria da teoria dos gêneros textuais de Mikhail Bakhtin, que defini o texto: resumo acadêmico, como uma unidade de sentido resultante de: um círculo de interlocutores, produzida através de interação social entre os indivíduos e articulada sob diversas atividades dentro de um determinado período ou contexto. Consequentemente, introduz como suporte, os teóricos Marcuschi e Bronckart, para poder explicar as condições de produção e criação dos gêneros – como no caso ,que incita e nomeia de “empirismo da produção textual ” desenvolve que a criação e inovação estética de um texto é adquirida através da experiência pela prática das interações de linguagens humanas nos enunciados – como a necessidade humana,que os indivíduos tem de se comunica com o outro, sob diversas formas e métodos.
Engajado pelo método sócio – interacionista, a professora considera o resumo, um funcionamento linguístico realizado com mais profundidade e usualmente no ensino superior; demarcando-o como um evento comunicativo que deve ser dominado por qualquer sujeito que “o prática”, dando uma ênfase sobre língua portuguesa. Classificando no penúltimo sub-(co)tema denominado como “Gênero Resumo” e logo após o co-tema “contexto acadêmico” ”, suscita neste período, o resumo, como prática textual, mais frequente no meio educacional acadêmico, interdizendo com os pressuposto de Schneuwly e Dolz, ela coloca a atividade do fazer resumo, um teor de valor muito alto para o sujeito em estágio de ensino- aprendizagem, pois esta produção requer maior análise e interpretação dos textos, então respalda a necessidade acadêmica em utilizar este gênero no ensino superior, pelos professores, pois intui pedagogicamente no fazer e saber ciência concentrado na verdade. Este saber-fazer institucionalizado, revela o saber na apropriação e preocupação em falar das coisas do outro, ou seja os cuidados em discursa a verdade, em saber dizer ideias de uma outra pessoa; e o fazer manifestado pelo cuidado das normas técnicas, a serem seguidas rigidamente neste trabalho.
Quanto ao funcionamento discursivo da linguagem, a autora supõe uma colocação sustentada pela pesquisadora e linguista, Orlandi, onde a professora estimula um questionamento entre o discurso e a construção da função socio-discursiva, que é integrada na voz do enunciador que utiliza a metalinguagem; ou seja, a língua que se utiliza de um objeto para falar dela mesmo, neste caso para falar do outro, construindo um ardoroso procedimento científico, do saber como dizer.
A seguir, enquadra um panorama observado no ensino-didático do resumo nas escola e no ensino superior, esclarecendo como funciona metodicamente esse papéis discursivos na mediação professor-aluno, originando ao aluno um papel de comprometimento e fidelidade com o texto resumido e uma fonte de estudos para obtenção de nota; já em outra via oferece ao papel do professor uma base de avaliação da leitura do texto; mediante esta situação vê o resumo como prática de nivelamento de interpretação, e uma boa proposta de formação ao aluno.
Em torno dessa reflexão, conclui o trabalho com os seguintes temas, ”Revendo o conceito de gênero e Resumo acadêmico”, neste entrelaçamento de idéias acaba emancipando o conceito de Gênero Textual:Resumo Acadêmico, dando uma objeção ao gênero como caráter universal, elaborado de forma concisa e direta, buscando demonstra uma precisão ao conteúdo lido; transformadora de grande informação, em síntese organizada conservada por um sentido global do texto,e tornando uma ferramenta de trabalho teórica científica, que permaneça como atividade intertextual, sendo legitima e ao mesmo tempo suscita.
Referência
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Gênero Resumo: uma tentativa de definição. Revista eletrônica filologia, acesso em 12 de Setembro de 2010.