Todos pelo meio-ambiente
*Vanessa Damo
Entre os dias 7 e 18 de dezembro, mais de 60 líderes mundiais são esperados em Copenhague, capital dinamarquesa, para debater um acordo que deve substituir o Protocolo de Kyoto (cidade japonesa onde foi assinado, em 1997), cujas obrigações para a redução de emissão de carbono vencem em 2012. O encontro de Copenhague vai ser acompanhado no mundo todo e merece total atenção. Mas, independentemente do que vai ser debatido e quais resultados vão ser alcançados, é importante ressaltar que, somado ao esforço de todas as nações envolvidas, é necessário e indispensável o envolvimento de cada um de nós na defesa dos recursos ambientais.
Hábitos simples que podem ser adotados no dia-a-dia e cuidados nem sempre tomados podem contribuir consideravelmente com a causa. Mesmo o que pode parecer pouco, na somatória certamente representará muito. Basta parar com aquela ideia de que o que fazemos, para o bem ou para o mal, não é suficiente para alterar o que já está feito. Tudo pode melhorar ou piorar, mas o que determina essa mudança são as nossas atitudes. Por isso, é importante nos orientarmos pelas boas práticas, ações que realmente evitem mais danos ao planeta. A responsabilidade é de todos nós, não só dos líderes mundiais que se reunirão na Dinamarca.
Por exemplo: na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, desde o início do ano, tenho lutado pela aprovação de um projeto de minha autoria que pede a antecipação para o prazo do fim da queima da palha da cana. Além dos problemas de saúde que a fuligem pode provocar à população local, o ar de muitas cidades também sofre com a combustão. A colheita pode ser mecanizada em boa parte das terras, mas muitos produtores ainda insistem nas queimadas. Essa opção demonstra claramente o pouco caso com as questões ambientais e como resiste uma assumida falta de vontade em colaborar com a preservação.
É urgente que esse tipo de postura seja revista. As pessoas precisam de uma vez por todas se dar conta de que não é mais possível adiar essa mudança, que a história não pode mais ser conduzida dessa maneira antes que seja tarde demais, que muitos estragos já não possam ser amenizados ou revertidos. Um mundo melhor depende de cada um de nós. Cabe a cada um a garantia de um planeta saudável aos nossos filhos. Não desperdice água. Não jogue lixo na rua. Adote a coleta seletiva, em especial do óleo de frituras, regule o motor do carro, ande de ônibus, de bicicleta, não derrube árvores…
*Vanessa Damo é deputada estadual (PMDB-SP)