Nair Lúcia de Britto
publicado em 18/09/2009 como www.partes.com.br/cultura/livros/alfabetizacaoafetiva.asp
“Queremos compreender o mundo, mas também modificá-lo segundo nossos valores, torná-lo um Paraíso Terrestre, só que essa visão só voltada para o exterior, para o externo a nós, afasta-nos de nós mesmos, de nosso mundo interior, que compreendemos menos que o mundo lá fora. Por estarmos distante de nós, não compreendermos o mundo e muito menos a nós mesmos.”, diz Lousanne Arnoldi de Lucca no prefácio do seu livro Alfabetização Afetiva, lançado pela Editora Vida e Consciência. |
Na obra, a autora analisa os sentimentos existentes no interior de todo ser humano. Se tais sentimentos não forem bem administrados serão motivos de vários transtornos emocionais e infelicidade.
No decorrer do seu livro, Lousanne analisa todos esses sentimentos: medo, amor, sexualidade, culpa, raiva, orgulho, tristeza, alegria, felicidade.. e outras emoções.
Ela afirma que o homem recebeu a eternidade como morada e é nesse espaço-tempo que as oportunidades fluem a cada instante a seu dispor. “A mão do Universo (Deus) jamais nos nega o seu apoio”, diz, “mas é preciso que nos auto apoiemos, pois o Universo trabalha por nós, mas sempre por meio de nós”.
Se desejamos algo, temos que ir à luta. Os empecilhos decorrem da direção errada como nos conduzimos e no mau relacionamento com os nossos sentimentos. Quando as emoções estão em desarmonia elas afetam a paz e o equilíbrio interior.
Como viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo?
Para responder estas e outras questões sentimentais Lousanne baseou-se na própria vivência e nas dificuldades que conseguiu vencer.
Perfil da Autora: Lousanne Arnoldi de Lucca é socióloga, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, especialista em orientação educacional, Filosofia, Psicologia e Sexualidade Humana. Trabalha como conselheira metafísica em terapias individuais, em grupos e supervisão terapêutica. Orienta e ministra cursos sobre auto gerenciamento, bioenergética, sexualidade, crescimento espiritual e autoconhecimento.
NAIR LÚCIA DE BRITTO Comentarista de Cinema e Literatura. |