Museu do Futebol homenageia centenário do Corinthians
Palestra com o jornalista Celso Unzelte e exibição do filme Fiel, seguida de bate-papo com os roteiristas Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman, são as atrações do Museu para homenagear o clube.
A partir de 1º de setembro, iniciam-se as comemorações dos 100 anos de fundação do Sport Clube Corinthians Paulista. Para homenagear um dos mais tradicionais times da cidade, o Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu promove palestra com o jornalista Celso Unzelte sobre as curiosidades do centenário, e exibe o filme “Fiel”, de Andrea Pasquini, com roteiro de Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman.
A palestra “Corinthians: 100 anos em dez décadas”, de Unzelte, acontece no sábado, 12/09 e é fruto da parceria do Museu com o Memofut grupo de literatura e memória do futebol. Para cada década, o jornalista abordará um tema pouco conhecido do grande público, como por exemplo, a primeira notícia de jornal que relata a fundação do clube, nos anos 1910. Para retratar os anos 1920, a plateia ouvirá o primeiro hino e conhecerá mais detalhes sobre os autores e o contexto da composição. Já os anos 1950 serão relembrados com a narração da invasão do gramado do Pacaembu pela torcida após a conquista do título do IV Centenário de São Paulo, em 1954, entre muitas outras curiosidades.
No dia 25/09, sexta-feira, o Programa Cinema no Museu exibe o filme “Fiel”, de Andrea Pasquini e com roteiro de Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman. Após a sessão, os roteiristas batem um papo com o público presente. A sessão acontece às 18h30 no Auditório Armando Nogueira.
Lançado neste ano, o longa é um documentário feito por e para corintianos, com imagens e depoimentos de torcedores e jogadores. Focado nos anos de 2007 e 2008, o filme acompanha o time e sua torcida em seu momento mais difícil, mas de também de maior união, o do rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro.
O Sport Clube Corinthians Paulista foi fundado por operários em 1º de setembro de 1910, após assistirem a uma partida de uma equipe inglesa. Na ocasião, o então presidente do clube Miguel Bataglia afirmou “o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”. Em 1913, o time deixou de ser de várzea e pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol sendo aceito de imediato e tornando-se, assim, o quarto dos chamados “três mosqueteiros” (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), dando origem ao mascote corintiano.
Sobre o Museu do Futebol – o Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Programação completa:
12/09 – sábado
Palestra “Corinthians: 100 anos em dez décadas” – com Celso Unzelte
Horário: 15h00
Local: Auditório Armando Nogueira -Museu do Futebol Praça Charles Miller, s/n.
Entrada gratuita.
25/09 sexta-feira
Filme: Fiel (92 min de duração)
Horário: 18h30
Convidados: Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman
Local: Auditório Armando Nogueira – Museu do Futebol Praça Charles Miller, s/n.
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848
Entrada gratuita.
* Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada evento.