Nair Lúcia de Britto
publicado em 20/07/2009
(Hungria/Brasil/Portugal-2009)
Belas paisagens, cenários ricos, músicas lindíssimas são detalhes fulminantes para fazer dessa obra um primoroso filme.
O famoso livro “Budapeste”, do consagrado músico e escritor Francisco Buarque de Holanda, foi a fonte de inspiração para a realização do filme (que tem o mesmo do livro) dirigido por Walter Carvalho.
A história mostra o drama íntimo de José Costa (Leonardo Medeiros), que é um “ghost-writer”. Quer dizer, um escritor que escreve livros para terceiros; os quais, respectivamente, assumem a falsa autoria dessas mesmas obras, enquanto que o verdadeiro autor se omite.
Cada vez que testemunhava o sucesso do seu livro, e via outra pessoa colhendo as glórias do seu trabalho, o escritor sentia-se terrivelmente frustrado. Não só frustrado, como também de mãos atadas para tomar qualquer atitude a fim de que seu próprio mérito fosse reconhecido. Essa era a saga de um escritor brasileiro que não tinha a sorte de ter seu nome conhecido pela mídia. Seu drama era justamente esse: dar a autoria do seu livro a alguém famoso, como única saída para poder sobreviver do próprio ofício.
Enquanto o escritor julga-se profissionalmente um fracasso; sua esposa Vanda (Giovanna Antonelli), pelo contrário, está plenamente realizada como uma repórter bastante reconhecida, numa emissora de televisão. O sucesso da esposa parece diminuí-lo ainda mais; pois ela não só se vangloria desse privilégio, como também não perde a oportunidade de desmerecer o marido.
Certa vez, na volta de um Congresso, Costa vê-se obrigado a fazer uma escala em Budapeste. O acaso vai transformar sua vida. Ali, ele conhece Kriska (Gabriella Hãmori), mulher bonita, alegre e afetuosa, que lhe mostra as curiosidades da sua terra e lhe ensina o rico idioma húngaro. De som bastante agradável de se ouvir, Costa fica encantado com o idioma, com a moça e tudo mais…
Mas a saudade do Brasil, do batuque gostoso do samba batem no seu coração, e Costa retorna à terra natal. O regresso, porém, traz de volta seus antigos conflitos. Só que, desta vez, o escritor perde totalmente o controle emocional, quando vê a esposa às voltas com outro homem, aplaudindo-o efusivamente em razão de uma obra literária que ela supunha ser dele; mas que, na realidade, era da autoria do marido.
O epílogo desta história é surpreendente! Tanto quanto a figura maravilhosa de Chico Buarque que elegantemente marca presença, no final do filme!
Gênero: Drama Duração: 113 minutos
Classificação: 16 anos
Origem: Humgria / Brasil / Portugal
Distrubuidora: Imagem Filmes
Direção: Walter Carvalho
Roteiro: Chico Buarque de Hollanda, Rita Buzzar
Produção: Nexus Cinema e Vídeo
Elenco: Leonardo Medeiros … José Costa
Gabriella Hámori … Kriszta
Giovanna Antonelli … Vanda
András Bálint
Andrea Balogh … Shorthand-writer
Nicolau Breyner … French Ghost Writer
Ivo Canelas … Álvaro
Péter Kálloy Molnár
Antonie Kamerling … Kaspar
Tamás Puskás
Ádám Rajhona
Sandor Istvan Nagy … Fan at airport
Oliver Simor … Pub Guest