Evento reunirá pesquisadores e especialistas para discutir as novas perspectivas do consumo sob a ótica da publicidade e da cidadania
São Paulo, 6 de Agosto de 2008 – O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM organizará, nos dias 11 e 12 de agosto, segunda e terça-feira, o 6º Simpósio Nacional. O evento tem como objetivo propor uma ampla discussão e reflexão sobre o papel da mídia, impacto e como ela atua na sociedade de consumo, por meio de palestras em dois temas centrais, com a participação dos principais especialistas e pesquisadores da área.
No dia 11 de agosto, a discussão será “Mídia, Consumo e Publicidade” e o evento contará com a participação do jornalista ambiental, André Trigueiro, que abordará as principais questões sobre sustentabilidade, ações imediatas a favor do ambiente e comentará sobre as estratégias da Publicidade nesse contexto. Na seqüência, “Racionalidade integrativa e comunicativa de uma sociedade”, pela pesquisadora Ludmila Brandão, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Estratégias discursivas da mídia publicitária para idosos”, pela professora Annamaria da Rocha Jatobá, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Na parte da tarde, as análises continuam com as palestras “Aspectos de linguagem e subjetividade”, pela doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patricia Cecilia Burrowes,” A hora da estrela: a falta que faz a linguagem-produto”, conduzido pelo ensaísta Goiamérico Felício, da Universidade UFG – Universidade Federal de Goiás (UFG), “Excesso indisciplinar das redes sociais ligadas à internet”, pelo professor Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No segundo dia, terça-feira, dia 12 de agosto, o foco será “Mídia, Consumo e Cidadania”, e o painel de palestras tratará dos seguintes temas “Análise do indivíduo inserido na sociedade capitalista e globalizada”, ministrada pelo Profº José Luiz Aidar Prado, (PUC), a “A ilegalidade da publicidade dirigida às crianças, sob o ponto de vista psicológico e legal”, explorado pela advogada e coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, Isabella Henrique.
Os demais temas do dia serão: “A audiência dos meios de comunicação e as perspectivas de consumo”, pelo mestre Guilherme Canela, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi, da UnB), “A cultura comunitária na favela da Candelária, no Rio de Janeiro”, ministrada pelo professor João Maia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), “O cinema produzido por autodidatas”, pela professora Bernadette Lyra, da Universidade Anhembi Morumbi, “Regras mais eficientes na propaganda exibida na TV”, por Laurindo Leal Filho, da Universidade de São Paulo e Cásper Líbero.
O Simpósio será mediado pelos professores-doutores do Mestrado Clóvis de Barros, Maria Aparecida Baccega, Rose de Melo Rocha e Gisela Castro. O evento é aberto ao público e com entrada franca. Para participar o interessado deverá efetuar a inscrição pelo site www.espm.br/simposio. Mais informações pelo telefone (11) 5085-4638
Informações: 6º Simpósio de Comunicação e Práticas do Consumo
ESPM Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana
Data: 11 e 12 de agosto, segunda e terça-feira
Horário: das 9h30 às 17h30
Inscrições: (11) 5085-4638 // (11) 5085-4689
www.espm.br/simposio