O programa Trocando Idéias da próxima sexta (4) entrevista especialistas para debater projeto que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas do País
O programa Trocando Idéias da Rádio Câmara, que vai ao ar na sexta-feira (4) às 8h30, discute o Projeto de Lei 2732/2008, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). A matéria já foi aprovada no Senado e, agora, será analisada conclusivamente pelas comissões da Câmara. O texto trata do retorno da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas do País. Se for aprovado, o sistema educacional terá 3 anos para se adaptar e as escolas deverão ter professores com formação específica na área.
A discussão não é simples. De um lado, artistas, músicos e educadores que se mobilizam no Congresso. Eles reclamam que, dentre as opções oferecidas pelas escolas no ensino de "artes", a música está ficando em último lugar. De outro lado, estão alguns especialistas e secretários de educação que, mesmo concordando com os benefícios da música, acham a proposta inviável. Estes defendem a liberdade das escolas de optar, seja pela pintura, desenho, teatro, dança ou a própria música.
Participam do programa:
- Deputado Federal Paulo Renato Souza, do PSDB de São Paulo;
- Maria Montandon, professora de música da Universidade de Brasília;
- Felipe Radicetti, coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música;
- Professor Elias Batista; idealizador do projeto "Música na Escola"- Escolata, Ubatuba, São Paulo;
- Teresa Mendes, mãe de Ronaldo Mendes, aluno da Escolata;
- Maria de Queiroz, representante do Centro de Música da Funarte, órgão ligado ao Ministério da Cultura;
- Gilberto Figueiredo, coordenador da Escola de Música da Rocinha;
- Carla Verdan, monitora da Escola de Música da Rocinha. Participa do grupo de choro "Chorando à Toa";
- Maria Seabra, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação;
- Tarzo Mazzotti, especialista em educação, Universidade Estácio de Sá.
-
Trocando Idéias
Como sintonizar a Rádio Câmara
A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.
O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br – em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:
– Em Brasília : FM 96,9 Mhz
– Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHZ