Nair Lúcia de Britto
publicado em 17/03/2008
www.partes.com.br/cultura/cinema/across.asp
Graças a Deus, os Estados Unidos criaram um musical leve; contando uma singela história de amor entre Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood).
Mas o que o filme tem de especial são as interpretações maravilhosas da música dos Beatles: o grupo de rock britânico de maior sucesso no mundo, que emergiu na década de 60; revolucionando, inclusive, a moda masculina quanto ao corte de cabelo e vestuário.
A história começa quando Jude deixa Liverpool (berço de Lennon) para ir ao encontro do pai, que nunca conheceu, na cidade de New York, onde chega clandestinamente.
Nas dependências da Universidade de Princeton, Jude conhece Max (Joe Anderson) irmão de Lucy. A amizade retratada entre ambos inspira-se na afinidade musical existente entre os principais componentes dos Beatles: John Lennon e Paul McCartney.
As canções dos Beatles são interpretadas pelos próprios heróis do filme, encaixando-se, cada uma delas, dentro da ficção.
Outros personagens como a cantora Sadie (Dana Fuchs) e o músico Jo-Jo (Martin Luther Mc Coy) com suas vozes espetaculares rememoram a extraordinária e inesquecível Janis Joplin e o impressionante e admirável guitarrista Jimi Hendrix; ambos contemporâneos dos Beatles.
O irmão de Lucy é convocado para a guerra do Vietnã e, inconformada, a jovem se alia a movimentos pela paz; lance associado às ideias pacifistas que John Lennon expressava através de suas canções antirraciais, contra a guerra, contra a agressividade policial e antissexista, na sua carreira solo, ao lado da esposa e musa inspiradora Yoko Ono.
Além da trilha sonora, vale ressaltar as pinturas e animações em terceira dimensão. Vale a pena ver e ouvir!
Nair Lúcia de Britto
Comentarista de Cinema
Ficha Técnica:
Produzido por: Matthew Cross, Jennifer Todd, Suzane Todd
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clemente e Ian La Frenais
Elenco:
Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dama Fuchs, Marthin Luther Mc Coy, etc
Site oficial: www.acrosstheuniverseofilme.com.br
JOHN LENNON – uma pequena biografia
John Winston Lennon, o líder dos Beatles, nasceu em 9 de outubro de 1940, na cidade de Liverpool (Inglaterra). Era filho único de Alfred e Julia Lennon. Iniciou sua banda de rock em 1950, na sua cidade natal, atuando como vocalista e guitarrista. Paul MacCartney (baixo e vocal), era o integrante do grupo com o qual mais se identificava. Foram considerados a maior dupla de compositores da música popular, do mundo.
Seguiram-se George Harrison (guitarra e vocal) e Ringo Star (bateria e vocal).
Eles se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século xx. Segundo pesquisa, venderam um bilhão e meio de álbuns no total, sendo que muitas de suas canções alcançaram o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos EUA.
Lennon apaixonou-se pela artista plástica Yoko Ono, assim que a conheceu e casaram-se em 1969, em Gibraltar. Os outros membros da banda não aceitavam muito aquela união porque Yoko não correspondia ao padrão de beleza idealizado, da época. Mas para Lennon, Yoko era a pessoa mais importante da sua vida.
Em 1970 a banda se desfez e Lennon passou a se dedicar à carreira solo.
Mudou-se definitivamente para os Estados Unidos, em 1971. Fez um sucesso incrível com o álbum “Imagine” (faixa-título, que se tornou um hino de paz). “Oh, My Love” é também uma das mais bonitas canções do álbum, na qual Yoko é declarada como coautora.
Tanto nas paradas de sucesso americana como inglesa, esse álbum conquistou o primeiro lugar.
Quando Sean Lennon nasceu, Lennon afastou-se da música para se dedicar exclusivamente à família. Retornou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, reiniciando a carreira.
Entretanto o mundo perdeu o grande artista no dia 8 de dezembro de 1980, quando ele voltava para o edifício Dakota, onde ele morava com Yoko, em frente ao Central Park e foi atingido com um tiro de revólver por Mark David Chapman, que naquele mesmo dia lhe pedira um autógrafo.
Lennon tinha apenas 40 anos de idade quando a violência desmoronou todos os seus sonhos de paz para humanidade. Até hoje ele é relembrado e o será eternamente.
Em sua homenagem foi criado um memorial denominado “Strawberry Fields Forever”, no Central Park, em frente ao edifício Dakota.
Ele está vivo no coração de Yoko Ono que administra todos os assuntos relacionados ao marido, seu fiel amor.
Ele estará sempre vivo no coração de todos nós!
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/YkgkThdzX-8″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
IMAGINE
(by John Lennon)
Imagine there’s no heaven
It’s easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today…
Imagine there’s no countries
It isn’t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace…
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine of the people
Sharing all the word…
You may say i’m a dreamer
But i’m not the only one
I hope someday you”ll join us
And the word will be as one.
———-
Imagine que não existe países
Não é difícil fazê-lo
Nada pelo que matar ou morrer
Tampouco religiões
Imagine todos os povos
Vivendo em paz
Você até pode dizer que
Sou um sonhador
Mas não sou o único
Espero que algum dia
Você se junte a nós
E o mundo, então,
Será como um só
Imagine que não existem posses
Eu me pergunto se você consegue
Não precisar da ganância ou fome
Uma fraternidade humana
Imagine todos os povos
Partilhando o mundo!
________
“É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.”
(John Lennon)
Nair Lúcia de Britto
Poeta e Jornalista
Comentarista de Cinema