Weblog: tecnologia digital de comunicação moderna e estratégias de sua aplicação em educação
João Gomes Moreira[1]
publicado em 31/10/2005 como www.partes.com.br/educacao/jgomes/weblog.asp
RESUMO
[Introdução] Este ensaio foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, e reflexões ao longo do período 2003-2005 após o projeto de criação e edição do Weblog Caverna de Platão. [Objetivos] O objetivo foi analisar a interação possível desta tecnologia de comunicação moderna, proporcionando a possibilidade de desenvolvimento de modelos estratégicos para a prática didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. [Metodologia] Método de abordagem indutivo “cuja aproximação dos fenômenos caminha geralmente para planos cada vez mais abrangentes, indo das constatações mais particulares às leis e teorias” (LAKATOS & MARCONI, 2001, P. 90). Pesquisas bibliográficas também foram elaboradas. [Resultado] Estratégias e recursos de ensino auxiliados pelas Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTCI’s associadas às “ferramentas mentais” podem possibilitar melhores scores de índices avaliativos. Este ensaio desenvolve uma reflexão sobre a conjugação de estratégias convergentes tais como: “modelos de ensino” (KAGAN, 1992), as “Mandalas” (MOREIRA, 2004) e o processo de “revisão pelos pares” (KERN et alii, 2003). Demonstra que um avanço incremental pode ser alcançado com a conjugação destas estratégias de ensino. [Conclusão] Os recursos e estratégias de ensino influem significativamente no processo cognitivo, portanto professores devem apropriar-se das NTCI’s e implementar seu repertório metodológico. A construção do conhecimento será favorecida de modo acentuado pela mediação dos recursos multimídia proporcionados pelo ciberespaço. A mediação das NTCI’s é importante fator para o efetivo aumento de aprendizagem e interação social.
INTRODUÇÃO
Este ensaio foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, e reflexões ao longo do período 2003-2005[1] após o projeto de criação e edição do Weblog Caverna de Platão. O objetivo foi analisar a interação possível desta tecnologia de comunicação moderna, proporcionando a possibilidade de desenvolvimento de modelos estratégicos para a prática didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
BREVÍSSIMA RETROSPECTIVA
O desenvolvimento tecnológico da Internet trouxe diversas ferramentas e recursos de comunicação e informação que facilitam grandemente a vida do homem em praticamente todas as áreas de atividades. Desde a época do surgimento dos Bulletin Board System – BBB´s, passando pelos Chat´s, Fóruns on-line e Listas de Discussão até as comunidades virtuais (Rheingold, 1998) tais como: Orkut, Linkedin, Friendster, Virtus[2], Wikipédia[3], etc.). Este trabalho contempla o uso e aplicação do Weblog.
WEBLOG E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
O uso do recurso Weblog para atividades de ensino-aprendizagem pode ser um incremento satisfatório para a produção, pelos alunos, de trabalhos didáticos e de iniciação científica. Algumas das características das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação – NTCI’s tais como: gratuidade de softwares e serviços; comodidade de comunicação; a natureza democrática da Internet favorecem acentuadamente propostas de uso e aplicação estratégica. Segundo o especialista em pedagogia das mídias da Universidade de Augsburg, Alemanha, Sebastian Fiedler (apud DOWNES, 2004): “estas ferramentas oferecem uma “toolkit” nova e poderosa para a sustentação de aprendizagem colaborativa e individual.” As ferramentas e recursos dos servidores de Weblog aliados às “ferramentas mentais” (cf. ROOT-BERNSTEIN et alii, 2000) ampliarão as possibilidades e vantagens no desenvolvimento de habilidades naturais.
A aplicação de “modelos de ensino” (JOYCE, 1992) permite maior desenvolvimento no processo de aquisição de conhecimento e habilidades, de forma participativa e possibilitam maior aprendizagem conceitual e qualidade de ensino. Por exemplo:
Fase I | |
A | Demonstração de unidade-tema de pesquisa |
B | Discussão do unidade-tema |
C | Demonstração adicional |
D | Discussão suplementar |
Fase II | |
A | Preparação de unidade-tema |
B | Confeccionar o texto para o Weblog |
C | Tutorar – provendo suporte mútuo e assistência no aprendizado e auxílio na escolha de um modelo apropriado. |
D | Revisão – baseada nas ideias mútuas do colega que ouviu e avaliou a unidade-tema. |
Fase III | |
A | Apresentação de texto já refinado (aprimorado) para a equipe de desenvolvimento do Weblog (4-6 alunos) |
B | Equipe Tutor. O tutor (cada aluno ouvinte do grupo), deve preencher uma ficha dando o seu parecer sobre o texto. Após então, deverá preencher uma ficha em rápida sessão tutorial onde os participantes do grupo farão suas observações. |
C | Crítica pessoal e avaliação do texto. |
D | Plano final de Weblog. Se o plano da unidade-tema for entregue para a avaliação, poderá haver uma revisão final, se necessário for, tendo como base a sessão tutorial e críticas pessoais. |
*Adaptado de: JOYCE, B., et alii. Models of Teaching.
Boston: Allyn and Bacon, 1992.
Ao lado deste esquema o modelo das Mandalas (MOREIRA, 2004) pode ser útil para o planejamento de atividades de ensino-aprendizagem que enriqueçam o processo de assimilação e construção de conhecimento. Segue descrição de sequência (a-d):
II – Mandala de revisão
Além disso os Weblogs possuem ferramentas que permitem que a atualização e inserção de “posts” (conteúdos) possam ocorrer de modo colaborativo. Um avanço incremental pode ser alcançado com a conjugação das estratégias de ensino: modelos de ensino (KAGAN, 1992), as Mandalas (MOREIRA, 2004) e o processo de “revisão pelos pares” (KERN et alii, 2003). A ultima estratégia citada é um programa que se desdobra em 15 etapas semelhantes a proposição de KAGAN. Pois, de maneira análoga ANDRADE (2005) declara:
ler e escrever são duas operações essenciais na sociedade moderna. A capacidade de leitura, portanto, mais que simples alfabetização, é condição fundamental para o exercício pleno da cidadania.
Aliado a estas operações são imprescindíveis os seguintes elementos: tempo para reflexão; ferramentas para produção; preparação de textos e materiais para a exposição em multimídia. Porque:
A leitura e escrita são: instrumento necessário para que as pessoas possam desenvolver plenamente seu potencial humano; requisito indispensável para alcançar níveis educativos mais altos; elemento fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, pluralidade e no exercício da cidadania (Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, 2004, p.8).
A adesão a estes princípios permitirá consequentemente o desenvolvimento de “aprendizagem cooperativa” (KAGAN, 1992) propiciando uma elevação dos scores dos índices avaliativos. Esta metodologia inspira a “conversa significativa e aprendizagem ativa” entre os alunos (FREED, 1997, p.10).
CONCLUSÃO
Os recursos e estratégias de ensino influem significativamente no processo cognitivo, portanto professores devem apropriar-se das NTCI’s e implementar seu repertório metodológico. A construção do conhecimento será favorecida de modo acentuado pela mediação dos recursos multimídia proporcionados pelo ciberespaço. A mediação das NTCI’s é importante fator para o efetivo aumento de aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Paulo. Caminhos para o exercício da cidadania. Disponível em: http://www.unicastelo.br/noticias/ artigos. Acesso em: 18 jan. 2005.
DOWNES, Stephen. Educational Blogging. Disponível em: <http://www.educause.edu/pub/er/erm04/erm0450.asp>. Acesso em: 22 mar. 2004.
FREED, Shirley Ann. Incentivando Aprendizagem Ativa. Revista de Educação Adventista. Old Columbia Pike, USA, 1997. N. 6.
JOYCE, B., et alii. Models of Teaching. Boston: Allyn and Bacon, 1992.
KAGAN, S. Cooperative Learning. San Juan Capistrano, CA: Resources for Teachers, 1992.
KERN, Vinícius M. et alii. A revisão pelos pares aplicada a trabalho de conclusão de curso e sua relação com a ética e conduta profissional. Disponível em: http://www.editorasegmento.com.br/semesp/46957880044/tese433_Sjdeb02_divulg.doc 10 jan. 2003.
MOREIRA, João Gomes. Notas de Campo do Projeto Pérgamo. Ariquemes: Mimeo, 2004.
Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas. Disponível em: <http://www.oficinadopensamento.com.br/sites/literatura-urgente/docs/documento_política_do_livro(1).pdf. acesso em: 02 set. 2004. p.8.
RHEINGOLD, H. The Virtual Community. http://www.rheingold.com/vc/book, 1998.
ROOT-BERNSTEIN, Michèle. & Et alii. Lampejos de Gênio. Revista Você S.A . São Paulo: Ed. Abril. Jul. 2000. p.88-96
VACONCELOS, Lia. Caleidoscópio Virtual. Revista Istoé. São Paulo: Editora Três. P. 93. N. 1755. 21 mai. 2003.
REYNARD, Ruth. Blogs in Higher Ed: Personal Voice as Part of Learning. ELearning Dialogue. Blog Studies. Posted by Anne Davis on 1/12/05; 9:53:11 AM from the Research dept. Disponível em: http://anvil.gsu.edu/EduBlogInsights/ Acesso em: 17 mai. 2005.
[1] Precisamente foi lançado às 17:57h. de 09/10/2003. Descrição do Weblog: dialogo de idéias sobre arte, política, ciência, etc. www.cavernadeplatao.blig.ig.com.br .
[2] comunidade virtual, livre para ensinar e aprender. Essa é a meta do Projeto Virtus, desenvolvido pelo Laboratório de Hipermídia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Nascido em 1996 para produzir cursos a distância para os professores da instituição, e completamente gratuito, o Virtus abriga classes de todo o país e até mesmo algumas do exterior, de países lusófonos, como Moçambique e Portugal. Cf. Comunidade de aprendizado. Endereço: www.virtus.ufpe.br . Cf. http://aol.universia.com.br/materia.
[3] Wiki: enciclopédia viva. A ferramenta permite a criação de conteúdos que podem ser editados ou inseridos por todos. Um wiki-wiki é uma ferramenta colaborativa de Internet onde todos podem editar o conteúdo das páginas facilmente alterado e melhorado por qualquer um. Exemplo é o portal Wikipédia, uma enciclopédia virtual feita com a ferramenta Wiki, que a torna aberta não só à leitura como à qualquer contribuição. Se você não encontra nenhum verbete sobre o assunto que está buscando pode inserir as informações que tem e deixá-las disponíveis aos outros usuários. Cf. COSCARELLI, Crislane. http://aol.universia.com.br/materia.