por José Afonso de Oliveira
Ilha Grande, perto de Angra dos Reis, possui mais de 193 quilômetros quadrados de paisagens paradisíacas. Você vai se surpreender com as belezas escondidas e com os caminhos acidentados que levam a várias trilhas, piscinas naturais e vegetação exótica.
Basta ter paciência e muita energia para apreciar a beleza do local.
A maravilhosa Ilha Grande fica a uma hora e meia de barco de Angra dos Reis, litoral sul do Rio e é o lugar perfeito para que curte a natureza. A Vila do Abrão, por exemplo, é um centro comercial que fica na ilha e conta com vários restaurantes, lojas, pousadas e camping. Tudo muito simples, sem luxo. O luxo fica por conta dos cardumes coloridos, estrelas-do-mar, caramujos, macacos e plantas exóticas.
Um passeio de escuna, dependendo do trajeto, custa cerca de R$ 20,00. Dar uma volta de escuna pela ilha, cerca de R$ 40,00.
Bate sempre um papo com os nativos para ficar sabendo das lendas e da história da ilha. Lá existia a Colônia Penal Cândido Mendes, onde ficaram presos políticos, como o escritor Graciliano Ramos. Desativado em 1993, o local é hoje um centro de pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Não deixe de visitar este paraíso, conhecido pelas águas cristalinas e belas. Mas não se esqueça, para entrar na ilha, só de barco. Carro não entra