Por José Afonso de Oliveira
Com o fim do verão, a alta temporada foi embora. Para quem deseja boas praias, com boa temperatura e preços convidativos, não pode deixar de visitar Garopaba, no litoral de Santa Catarina.
É uma bela cidade sulina, cheia de charme e simplicidade, coisa típica da região que ainda sobrevive da pesca. O ritmo do ir e vir dos barcos dá um toque especial e marcante na paisagem da cidade catarinense.
Garopaba significa em guarani, língua local YGÁ, YGARA, YGARATÁ, significa barco, embarcação, canoa; MPABA, PABA, é estância, paradeiro, lugar, enseada. Garopaba, então, significa “Enseada das Canoas”, “Enseada dos Barcos”. O nome condiz com a primeira utilidade da enseada, recanto seguro para ancoradouro de embarcações.
Vá pela BR 101 desvendar as belezas das nove praias de águas cristalinas e limpas e do mar manso de Garopaba. Conheça a praia do Rosa, a Búzios do sul: um cenário paradisíaco.
Outra boa praia é a da Ferrugem, que é um dos points dos surfistas. A Ferrugem está localizada a cinco quilômetros do centro e conta com bares super transados e pequenas pousadas.
Quem prefere uma praia mais ecológica deve ir na praia do Silveira. Lá tudo é controlado pelos nativos e é um ótimo lugar para pescar.
A infraestrutura de Garopaba é muito boa. Hotéis e chalés são opções, a cidade tem bons restaurantes e comércio.
A praia da Barra é responsável pelas melhores ondas da cidade. Surfistas à postos